Requeijão light tem menos gorduras que o requeijão tradicional

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10/11/2020 Por
Requeijão light tem menos gorduras que o requeijão tradicional

Queijos como o requeijão light são muito consumidos pelos brasileiros. Com o aumento da renda do brasileiro na primeira década dos anos 2000 e até metade da segunda década, houve aumento do consumo de queijos como o requeijão light. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) mostram que o brasileiro come, em média, 5,3 quilos de queijo por ano.

No caso do requeijão light, não foi apenas o aspecto econômico que influenciou a mudança de hábito de consumir mais. Questões ligadas à saúde, bem-estar, maior conscientização da importância de uma boa alimentação combinada com exercícios físicos também foram decisivas para o maior consumo.

Requeijão light

O que é requeijão light?

Requeijão light é a versão do requeijão tradicional que apresenta porção reduzida de 25%, em média, de ao menos um dos componentes que compõem o produto original: sódio, gordura, calorias e até proteínas.

Principalmente os que apresentam menos calorias do que a versão tradicional, são indicados para quem precisa manter uma dieta rígida ou equilibrada.

O requeijão é um produto de origem animal que faz parte do grupo de laticínios. É feito com leite desnatado fermentado, mas que se torna comestível ao ser submetido a altas temperaturas.

É creditado ao Brasil a invenção da receita que ocupa as prateleiras dos supermercados e as mesas de boa parte das famílias brasileiras.

A receita que veio a se consagrar e ser produzida industrialmente teria sido inventada na década de 1950 em miniusinas que tinham a manteiga como produto principal. Como é necessário desnatar o leite para produzir a manteiga, sobrava muito leite desnatado que, sem uso, acabava azedando.

Para aproveitar esse excedente e evitar desperdício, começou-se a fazer experimentações até se descobrir um novo tipo de queijo comestível.

O requeijão, tanto na sua forma clássica, como light, tem aspecto mais pastoso – na verdade, muito mais pastoso que os queijos tradicionais. Parece um creme, uma manteiga, tanto que é comum consumi-lo junto a bolachas e pães, onde é aplicado como recheio.

As propriedades do requeijão

Como se trata de um produto derivado do leite, o requeijão e todas as suas variantes, inclusive o requeijão light, apresenta como propriedades, em menor ou maior escala, a depender do tipo:

  • Vitamina A;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Sódio.

Os benefícios do requeijão para a saúde

Por ser rico em cálcio, é um alimento que colabora para a saúde dos ossos e dentes.

Suas proteínas certamente contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, sistema de autodefesa natural do organismo contra a ação de agentes externos maliciosos, como vírus e bactérias.

O consumo auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso.

No entanto, é bom maneirar no consumo de requeijão. Por mais propriedades benéficas que possa ter sua composição, tem porção considerável de gorduras, de outras fontes que não o leite que são implementadas para acentuar o sabor.

Além de não exagerar no consumo, recomenda-se conhecer o requeijão light, menos calórico do que a versão convencional e da cremosa.

Requeijão light

Calorias do requeijão light

Já que o assunto enveredou para calorias, qual será a quantidade de calorias do requeijão light?

Primeiro, vamos apontar as calorias do requeijão cremoso tradicional.

Estima-se que uma colher de sopa cheia do requeijão tradicional contenha 90 kcal. Sem dúvida, um número que assusta aos que estão preocupados com o peso na balança ou com o estado de saúde.

Por isso, uma alternativa para quem não consegue viver sem um requeijão na bolacha, torrada, pão e em outras receitas que use esse queijo como recheio é recorrer, por exemplo, ao requeijão light, que apresenta menos ingredientes calóricos.

Calcula-se que uma colher de sopa de requeijão light tenha 51 calorias, quase a metade da verificada no requeijão convencional.

Tipos de requeijão

Requeijão light, diet, sem lactose, tradicional, enfim, são vários tipos de requeijão e cada um apresenta características próprias e diferenças, mas quais seriam elas?

Já comentamos sobre o requeijão light que se trata de uma versão com porção reduzida de ao menos um elemento que compõe o requeijão tradicional.

Mas e os outros? Quais seriam as diferenças? Saiba em seguida.

Requeijão sem lactose

O que seria requeijão sem lactose? Sem dúvida, é o que o próprio nome já deixa bem claro, sem lactose. Portanto, é o tipo de queijo ideal para pessoas que sofrem de intolerância a lactose.

Requeijão diet

Certamente, esse é o requeijão que concentra menos carboidratos e gorduras. Justamente por esse motivo, é o mais indicado para pessoas que tenham restrição ao consumo dessas substâncias, que necessitam controlar a ingestão de açúcar e manter o peso.

Zero lactose light

Além de não ter lactose, como o seu nome deixa explícito, esse tipo de requeijão também tem menos porções de gorduras e valores energéticos.

Requeijão tradicional

Chamado por alguns como o requeijão original, sem dúvida, é o mais calórico. Não é recomendado para pessoas que sofrem de intolerância a lactose.

Requeijão light

Como fazer requeijão light?

Aos que tem curiosidade de saber como fazer requeijão light, seja para verificar se vale mais a pena em termos econômicos do que os tipos encontrados no mercado, seja pela dificuldade de encontrar, às vezes, nos mercados, segue uma receita caseira de requeijão light.

Comece anotando os ingredientes que você precisará ter em mãos.

Ingredientes

  • Um (01) litro de leite desnatado;
  • Um (01) pacote de queijo ralado light;
  • Uma (01) colher de café de sal;
  • Uma (01) xícara de chá de vinagre;
  • Meio (1/2) copo de leite desnatado líquido;
  • Um (01) colher de sopa de manteiga light;
  • Um (01) copo de leite em pó desnatado.

Modo de preparo

  1. Coloque no fogo 1 litro de leite;
  2. Ponha o vinagre e, em seguida, apague o fogo quando começar a ferver;
  3. Despeje na peneira, ignorando toda a água que escorrer quando o leite estiver coalhando;
  4. Reserve o conteúdo coado;
  5. Misture um copo de leite com a manteiga em uma panela até esquentar;
  6. Leve ao liquidificador essa mistura ainda quente. Misture com o leite coalhado da peneira. Bata bastante;
  7. Acrescente à mistura 1 copo de leite em pó desnatado, mais o sal;
  8. Bata até ficar cremoso;
  9. Ponha em uma vasilha e leve à geladeira.

Depois de chegar à consistência desejada, é só consumir seu requeijão light caseiro!

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