Restolho é parte que sobra na lavoura após colheita

Inicio » Agricultura » Restolho é parte que sobra na lavoura após colheita
05/12/2020 Por
Restolho é parte que sobra na lavoura após colheita

Fonte de alimentos para a humanidade, a agricultura precisa de muitos aspectos para se desenvolver de forma sustentável e com boa produtividade. Dessa forma, um dos principais pontos a ser observado é o solo. No sistema de plantio direto, é muito comum que se aproveite a palhada e o restolho da cultura anterior para proteger e preparar o solo para o cultivo seguinte.

O restolho, assim como a palhada podem ter um papel importante na hora de formar uma boa cobertura de solo, contribuindo para sua melhoria física, química e biológica.

Restolho

Significado de restolho

O restolho nada mais é que parte da palha que fica na lavoura após a colheita, sendo parte do caule das plantas que fica enraizado depois da ceifa. O restolho podem ser de plantas como o milho, soja, sorgo, dentre outros cultivos.

Contudo, além de servir para cobrir o solo, também serve para ser fornecido ao gado e quando seco, pode ser utilizado como forragem dos animais. Ademais, alguns tipos de restolho podem servir como fonte de biocombustível.

Há algum tempo atrás, os agricultores utilizavam técnicas convencionais para preparar o solo, como a aração, prática que deixava o solo desprotegido e exposto às intempéries, como a chuva.

Hoje, com o plantio direto, cada vez mais o produtor se dá conta da importância de proteger o solo, mantendo-o coberto. Assim, é possível deixar o restolho e a palhada no solo, preparando-o para receber as sementes apenas na linha da semeadura.

Com o avanço das tecnologias na agricultura e das boas práticas de manejo, a cobertura do solo faz parte das técnicas para potencializar a eficiência do plantio direto.
Dentre os benefícios da prática de manter o solo coberto, podemos destacar:

  • evita a erosão;
  • reduz a compactação do solo;
  • melhora a infiltração de água;
  • por infiltrar melhor a água, aumenta a umidade do solo;
  • a palhada e o restolho ajudam a impedir que os ventos fortes corram o solo.

Com isso, os resíduos deixados pelos cultivos criam um ambiente favorável para o desenvolvimento da próxima cultura, além de ajudar a recuperar as características físicas, químicas e biológicas do solo.

Restolho

Restolho de pedra

Na construção civil, o termo restolho também é utilizado. Porém, normalmente, é para designar um tipo de pedra, de material granular que se parte com facilidade. Além disso, em sua composição pode haver um pouco de solo. São os chamados agregados artificiais, que são geralmente utilizados para aumentar a resistência da argamassa.

Além disso, na agricultura é recomendável evitar a queimada do restolho, já que isso causa a perda de muita matéria orgânica. Infelizmente, essa prática ainda é realizada por alguns produtores da agricultura brasileira, que tanto prejudicam o meio ambiente quanto aumentam os riscos de acidentes que podem piorar ainda mais a situação.

Isso porque, sem a queima do restolho, também se evitam os incêndios involuntários que podem se espalhar com o vento.

Então, o restolho acaba sendo uma prática de conservação do solo muito recomendada, pois, juntamente com a palhada oriunda das colheitas, confere proteção e estabilidade à camada mais superficial do solo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo