Roçadeira tem uso versátil e pode ser elétrica, a bateria ou gasolina

Inicio » Agronegócio » Roçadeira tem uso versátil e pode ser elétrica, a bateria ou gasolina
16/11/2020 Por
Roçadeira tem uso versátil e pode ser elétrica, a bateria ou gasolina

A roçadeira pode ser usada para manutenção de jardins residenciais e de grandes plantações. Manter uma plantação ou um jardim saudável não é mais um problema. Com a roçadeira, é possível aparar a grama, cortar ervas daninhas ou fazer a manutenção da vegetação.

Entretanto, para quer o serviço fique bem feito e a roçadeira dure por bastante tempo, é preciso conhecer bem o equipamento a suas diferentes aplicações. Confira a seguir mais detalhes sobre essa máquina tão importante para a agricultura.

Roçadeira

O que é roçadeira?

Roçadeira é uma máquina agrícola que serve para limpar a vegetação, aparando a grama e retirando as ervas daninhas. Elas podem ser usadas tanto em jardins e pequenas hortas, como em grandes plantações e terrenos.

A estrutura da roçadeira é composta por um motor que aciona uma cabeça rotativa através de um eixo cardan. Sua cabeça rotativa, ou conjunto de corte, pode ter diversos tipos de lâminas, cabeçotes com fio de nylon ou correntes. Cada uma delas pode ser utilizada para aplicações específicas.

Tipos de roçadeira

Atualmente existem três tipos de roçadeira: a roçadeira a gasolina, a roçadeira elétrica e também a roçadeira a bateria. A sua denominação é referente ao tipo de energia que as alimenta.

Por exemplo, a roçadeira a combustão é movida a gasolina, sendo indicada para ambientes longe da rede elétrica.

Por outro lado, a roçadeira elétrica precisa da energia elétrica para funcionar, como o próprio nome indica. Além disso, elas são leves e silenciosas, o que permite que elas sejam usadas com frequência na jardinagem.

Por fim, a roçadeira a bateria é indicada para trabalho em ambientes fechados e que exigem silêncio, como hospitais, universidades ou áreas residenciais.

Além da variedade de roçadeiras, existem três tipos de lâminas. A serra circular é indicada para cortes de precisão, troncos lenhosos e arbustos der até 10 cm. Em contrapartida, a lâmina de três pontas é indicada para gramas muito altas que precisam ser reduzidas aos poucos. A lâmina de duas pontas é usada para fazer a limpeza, cortes e manutenção de locais com grama baixa.

Ademais, o fio de nylon é usado para fazer corte ou acabamento de gramados baixos onde há algum tipo de obstáculo, como árvores e muros, já que ele não provoca danos.

Além disso, os fios de nylon também possuem várias formas e tamanhos. Por exemplo, os arredondados são os mais comuns, porém, não é a escolha preferida de quem quer um acabamento uniforme. Por outro lado, os fios de nylon serrilhados são usados para cortar as ervas daninhas, já que são mais agressivos e podem causar danos a vegetação.

Ademais, existem também fios de nylon trançado, quadrado e em forma de estrela, com variação de diâmetro, bem como linhas com interior de aço.

Roçadeira

Como utilizar e cuidar da roçadeira?

Em primeiro lugar, para usar uma roçadeira é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. De preferência, ela deve ser manuseada por alguém que tenha experiência com o seu uso.

Ao ligar a roçadeira, ela deve estar no chão e com o conjunto de corte longe de obstáculos. No caso do equipamento movido a gasolina, é preciso pressionar e soltar várias vezes o prime, até que consiga ver a gasolina na mangueira. Em seguida, é só puxar a alavanca do afogador algumas vezes até que o motor ligue.

Logo após funcionar um pouco, o motor desligará. Então, dê a partida novamente e poderá usá-la por tempo indeterminado.

Em contrapartida, a roçadeira elétrica é bem mais fácil de usar, basta conectá-la na tomada e pressionar o botão de ligar.

É importante mencionar que as roçadeiras não devem ser usadas na velocidade máxima de rotação. Lembre-se que, quanto menor a vegetação, menor deverá ser a sua velocidade.

Além disso, é preciso limpar o filtro de ar com água e sabão sempre ao terminar de usar o equipamento. Ademais, a roçadeira precisa ser lubrificada a cada 30 horas de uso. Para fazer isso, é necessário retirar o parafuso que dá acesso à engrenagem e passar graxa.

Contudo, além da limpeza e da lubrificação, escolher o tipo certo de roçadeira para o trabalho que vai ser realizado, bem como o modelo da lâmina e no fio de nylon, ajudam a aumentar a vida útil da máquina.

Roçadeira

Como escolher roçadeira?

Para escolher a roçadeira ideal deve-se levar em conta a utilidade que ela terá, como tamanho da área e tipo de vegetação.

As roçadeiras elétricas são as melhores para atender demandas residenciais e que não tenham vegetação densa, já que não são muito potentes. Contudo, ela tem a vantagem de não emitir poluentes e fazer pouco ruído e vibração.

Igualmente, as roçadeiras a bateria são ideias para ambientes fechados. Entretanto, ela tem a vantagem sobre a elétrica de proporcionar maior liberdade de movimentos.

Por fim, a roçadeira a gasolina é ideal para trabalhos longe de fontes de energia elétrica.

Existem diferentes potências desse equipamento, desde roçadeira para jardinagem profissional, manejo sustentável, agropecuário ou uso doméstico. Elas são ótimas para serem usadas em chácaras e sítio.

Contudo, se você é um profissional e usa o equipamento todos os dias e por longos períodos, o recomendado é que você invista em uma roçadeira profissional ou semiprofissional. De forma geral, as máquinas profissionais têm maior durabilidade e possibilitam fazer um serviço mais completo.

Além disso, existem também alguns tipos de roçadeiras que podem acopladas em tratores. Assim, podem ser usadas para fazer a limpeza e a manutenção de áreas grandes.

Independente do modelo o equipamento ou do tipo de vegetação, uma coisa é certa: a roçadeira torna o processo de corte muito mais rápido e menos trabalhoso.

Por isso, quer você seja um profissional ou queira fazer uma limpeza na sua chácara, vale a pena investir em uma roçadeira.

Embora o preço possa ser considerado relativamente alto, ele ainda não se compara com o valor cobrado por outros tipos de máquinas usadas na agricultura. Atualmente, o equipamento convencional custa em torno de R$ 400,00, e os profissionais cerca de R$ 1.000,00. Entretanto, se não quiser investir tanto, pode optar por alugar ou comprar uma roçadeira usada.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo