Rough collie é uma raça de cães de pastoreio com origem da Escócia

Inicio » Agronegócio » Rough collie é uma raça de cães de pastoreio com origem da Escócia
12/04/2021 Por
Rough collie é uma raça de cães de pastoreio com origem da Escócia

O Rough collie está entre os cachorros que têm o importante papel de promover o pastoreio de rebanhos em propriedades rurais. As atividades desenvolvidas por estes animais têm grande importância, já que ajudam a proteger e a reunir rebanhos.

Os cães pastores surgiram de necessidades da área rural, que precisavam de auxílio na condução de animais durante a rotina nas fazendas. A partir disso, cães de diferentes raças – como a rough collie – demonstraram ter excelentes habilidades para desenvolver o pastoreio com qualidade e segurança.

Características do Rough Collie

Essa raça tem um porte médio, tendo os machos até 61cm de altura e as fêmeas até 56cm. É um animal com pelo denso e comprido, tendo boa adaptação a ambientes frios. Além disso, é um animal que late bastante e é muito inteligente.

Sua relação com os seres humanos é regada à harmonia. Afinal, tem um temperamento dócil e bastante facilidade para ser treinado e adestrado. O seu comportamento com outros cães é tranquilo, também não sendo agressivo com pessoas estranhas que se aproximam dele.

O cachorro rough collie apresenta uma vantagem e tanto, já que é amigável com crianças – sendo criado também como um pet. Seu instinto protetor garante um olhar sempre atento, afinal, trata-se de um cão leal e grande companheiro.

rough collie de pelo marrom e branco

Origem do Rough Collie

Os cães de pastoreio têm origens em todo o canto do mundo. Inclusive um deles, o ovelheiro gaúcho é de origem brasileira, mais precisamente do Rio Grande do Sul. Estima-se que o Rough Collie seja um cão escocês.

Descrição física

Fisicamente, o Rough Collie tem uma estrutura corporal magra, sem muitos músculos e gorduras. No entanto, é um animal forte e com muita agilidade física. Este é um cachorro para pastoreio com pelos longos e focinho comprido, chegando a 30kg as fêmeas e 34kg os cães machos.

Tem coloração do pelo diversa, com traços em marrom, caramelo e branco. Por ser um animal com bastante energia, ele precisa de um local grande e espaçoso para se exercitar. Dessa forma, não é o melhor animal para ter em ambientes pequenos, como apartamentos.

A expectativa de vida dessa raça chega próxima a 14 anos de idade, com doenças oculares sendo o ponto fraco da espécie.

Características de cães de pastoreio

Antes de mais nada, cães de pastoreio precisam ter bom condicionamento físico. Afinal, eles têm o papel de guiar, proteger e reunir animais como ovelhas e gado, ambos criados em espaços grandes e abertos.

A condução dos rebanhos é uma atividade diária, exigindo disposição física do animal. Cães pastores, como o pastor alemão, por exemplo, tendem a possuir muita energia e terem como necessidade uma rotina de exercícios.

As raças têm como marca garantida a alta inteligência e agilidade para executar comandos. Aliás, o adestramento desses cães é indispensável, visto que muitos deles são mansos, mas têm o instinto de viverem em estado de alerta.

A relação deles com seres humanos é bastante harmoniosa, construindo lealdade e companheirismo entre os animais e seus tutores. No caso do Rough Collie, sua relação com crianças é realmente um ponto forte, pois fortalece laços familiares e boa convivência entre ambos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo