Rufião é macho benéfico para o rebanho
O rufião é usado para detectar e identificar fêmeas no cio (estro) em programas de IA ou inseminação artificial. Afinal, o rufião é um estimulador do estro, bem como da ovulação das respectivas fêmeas no cio.
De fato, a ausência de um rufião na detecção e identificação do cio (estro) nas fêmeas pode induzir à falha ou impedir que sejam colhidos resultados satisfatórios no desenvolvimento de programas de inseminação artificial, assim como nos programas de montas controladas.
O que é rufião?
Rufião é como costuma ser chamado o animal que apresenta comportamento de um macho, mas que, em contrapartida, não possui as condições para fecundar uma fêmea. Isto é, rufião é o nome usado para machos que são, por definição, estéreis.
Uma das técnicas utilizadas para facilitar a identificação e detectar o cio é a inserção de um acessório em volta do pescoço do rufião. Esse acessório em questão é chamado de “bucal” e caracterizado pela presença de uma tinta.
A tinta, por sua vez, é voltada a marcar o lombo das fêmeas com as quais o rufião tenta montar e acasalar. Desse modo, o rufião, com o auxílio facilitador do acessório, sinalizará as fêmeas que estão no cio, por conseguinte, se deixarem ser montadas.
Significado de rufião
O significado de rufião, na linguagem da agropecuária, diz respeito aos touros estéreis que atiçam as vacas para detectar o cio. Assim, é possível identificá-las e implantar programas de inseminação artificial.
Benefícios dos rufiões
Sem dúvida, existem benefícios dos rufiões na criação de gado. Em suma, são dois os tipos de rufiões: os machos que passaram por procedimento cirúrgico e as fêmeas que foram androgenizadas.
Independente de qual for o gênero de rufiões, a presença de um animal desse feitio em uma criação é benéfica tanto para rebanhos grandes quanto para rebanhos menores.
Os rufiões não apenas auxiliam na identificação das fêmeas que estão no estro. De fato, é comprovado que os rufiões estimulam a extensão do cio das vacas por mais tempo, além de sincronizar o cio com a ovulação.
Por exemplo, alguns dos benefícios da presença de rufiões em rebanhos são:
- Acelerar o tempo das novilhas alcançarem puberdade;
- Diminuir o anestro das vacas após o parto;
- Aumentar o período em que o cio se estende;
- Induzir sinais mais evidentes de estro nas fêmeas;
- Sincronizar de modo mais preciso a ovulação com o cio das vacas.
Rufião bovino
O rufião bovino é aquele animal no qual foi realizado um procedimento cirúrgico de modo a incapacitá-lo, ou seja, torná-lo estéril. Assim, os rufiões, por via de regra, não possuem a capacidade de reproduzir com o resto do rebanho de fêmeas.
Em contrapartida, os rufiões bovinos são capazes de atuar impedindo a fecundação. Além disso, são altamente voltados para identificar as vacas que estão em período de cio, para a realização das técnicas de reprodução assistida. Entre elas, está a inseminação artificial, de fato, muito mais rentável para os proprietários de rebanhos.
Essa técnica com rufião traz mais vantagens como, por exemplo, impedir que enfermidades sejam transmitidas pelo contato, selecionando o melhor animal para a cruza.