Ruta é o nome dado a plantas herbáceas e semiarbustivas eurasianas

Inicio » Agricultura » Ruta é o nome dado a plantas herbáceas e semiarbustivas eurasianas
01/08/2020 Por
Ruta é o nome dado a plantas herbáceas e semiarbustivas eurasianas

Ruta é nome das plantas popularmente chamadas de “arruda”

As inflorescências, folhas e raízes da Ruta montana, Ruta chalepensis, Ruta angustifolia e Ruta graveolens possuem um teor rico em alcaloides, óleos essenciais e compostos químicos múltiplos.

A ruta, por sua vez, é recomendada para o tratamento de uma série de doenças variadas, em razão das tantas propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias, anti-histamínicas, anti-micóticas e tonificantes ao sistema nervoso.

ruta

O que é ruta?

Ruta é um gênero da botânica, pertencendo à família Rutaceae. O nome mais popular pelos quais as rutas são conhecidas é “arruda”, uma planta do tipo perene, que tende a atingir, em média, 1 metro.

As rutas são amplamente usadas na medicina popular para fins calmantes, além de ser uma notória vermífuga e emenagoga.

Planta ruta

A planta ruta pode ser cultivada ou espontânea, crescendo em jardins ou hortas. De fato, desde os tempos antigos, ela é conhecida como uma planta de considerável poder medicinal.

ruta

Chalepensis

A Ruta chalepensis é uma variedade de planta com flor do gênero ruta, sendo uma espécie que pertence à família Rutaceae. Assim como suas “irmãs”, os nomes mais populares pelos quais a chalepensis é chamada são “erva da inveja”, “arruda dos calcários” ou simplesmente “arruda”.

Essa variedade de arruda é uma espécie de incidência portuguesa, isto é, sua presença natural ocorre em Portugal. Além disso, a chalepensis também é distribuída por toda a extensão sul do continente europeu, nas áreas do mediterrâneo, da Ásia até a Península Ibérica, passando por Canarias, Madeira e Açores.

Apesar das notórias regiões citadas, ainda é possível encontrar a chalepensis sendo naturalizada em outros continentes que não o europeu. Afinal de contas, devido ao seu popular uso ornamental e medicinal, a planta é frequentemente cultivada.

Além disso, também é possível encontrá-la em desenvolvimento silvestre, isto é, crescendo de maneira espontânea, fora dos seus locais de natureza. Assim, é difícil estipular dados que sejam concludentes quando o assunto é sua naturalização e origem precisa.

ruta

Graveolens

A Ruta graveolens, como suas irmãs, também é chamada popularmente de “arruda”, sendo mais um membro da família Rutaceae. Essa espécie de arruda é considerada uma planta de gênero aromático, devido ao seu cheiro marcante e intenso. A origem das graveolens é europeia, sendo classificada como uma herbácea cujo uso se dá desde a antiguidade.

Sem dúvida, existe uma grande reputação acerca do poder das graveolens na medicina natural, sendo muito comum também seu uso no preparo de refrescos.

Além disso, em determinadas religiões, cuja matriz é africana, a arruda é altamente usada. Afinal, acredita-se que ela concentre poderes que afastam o mau-olhado. Apesar dessa crença popular, não existem respaldos científicos que comprovem a teoria.

Apesar disso, a ruta continua sendo uma planta de uso medicinal desde os tempos antigos. Embora seu poder contra o mau-olhado não seja provado, é certo que a arruda tem efeito nos cistos e vasos sanguíneos. Além disso, a planta pode ser usada na forma de inseticida. Atualmente, pode ser facilmente adquirida em farmácias, terreiros e lojas dedicas a venda de produtos naturais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo