Sabiá do campo é uma espécie de mimão, famoso por seu belo canto

Inicio » Meio Ambiente » Sabiá do campo é uma espécie de mimão, famoso por seu belo canto
02/10/2020 Por
Sabiá do campo é uma espécie de mimão, famoso por seu belo canto

Apesar da beleza do canto, o sabiá do campo apresenta manias inusitadas. Embora a espécie de sabiá do campo seja conhecida por apresentar o hábito de caminhar muito pelo chão, ele ainda tem o curioso comportamento de levantar o rabo em diversas situações. Por isso que esse pássaro todo colorido é popularmente chamado de “levanta-rabo”.

Além do mais, o sabiá do campo também é famoso por possuir um amplo repertório de cantos, até mesmo alguns sons que simulam a vocalização de outras espécies rivais. Aliás, além de ser diferente da classe de sabiás verdadeiros, como o sabiá-una ou o sabiá-laranjeira, ele pertence à família Mimidae.

Sabiá do campo

O que é sabiá do campo?

Sabiá do campo é um tipo de pássaro que pode cantar e imitar até mesmo seus rivais de território.

Para identifica-lo, basta observar sua tonalidade cinza no alto da cabeça, asas, cauda e dorso. Já nas áreas do ventre e peito, estes sabiás tendem a possuir cores arroxeadas ou tons brancos e amarelados.

No entanto, ele pode ser identificado mais facilmente pela cauda comprida na cor branca e até pela sua sobrancelha proeminente e branca.

Em relação ao seu habitat, o sabiá do campo é uma ave campestre, pois costuma ocorrer em campos abertos com vegetação arbustiva e árvores esparsas.

Por ser comum nas regiões semiáridas, ele tende a viver em pastagens das fazendas e no cerrado. Por outro lado, esse tipo de sabiá ainda pode ser visto em regiões montanhosas e áreas campestres que vão do Brasil central ao Nordeste, bem como países como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina.

Pelos seus hábitos, a ave move-se correndo pelo chão ou dando saltos largos, demonstrando uma grande agilidade. Pela sua alimentação, são pássaros onívoros, pois se alimentam tanto de sementes e frutas quanto de aranhas e pequenos insetos.

Enfim, em épocas de reprodução, o sabiá do campo tende a construir ninhos rasos e rústicos. Nesta fase, as fêmeas depositam cerca de quatro ovos esverdeados e manchados em tons de terra.

Canto do sabiá do campo

Da mesma forma que usamos nossa voz para a comunicação, grande parte das aves costuma vocalizar pela mesma razão.

Aliás, o canto dessas aves é feito tanto para a troca de contatos entre machos e fêmeas, quanto entre os indivíduos do mesmo bando, concorrentes no mesmo território e até entre pais e filhotes.

Um exemplo típico disso é o famoso canto do sabiá-laranjeira, que costuma ocorrer com a chegada da primavera, seja ao entardecer ou nas alvoradas. Pelo encanto, ele já foi até imortalizado em várias letras de música e até por poemas da nossa literatura.

Em todo caso, o ato de cantar surge ainda durante a fase jovem, quando filhotes procuram imitar os adultos cantando.

Enfim, com a vantagem de poder imitar outras espécies, uma parte das aves pode confundir os verdadeiros donos do território e ainda se exibir para as fêmeas. Assim, pássaros como os sabiás ficam livres de espécies concorrentes e próximos a fontes de alimentos.

Já no caso do canto do sabiá do campo, ele em personalidade própria e tende a cantar de uma maneira inconfundível.

Sabiá do campo

Tipos de sabiá

Em todo o mundo, são dezenas os tipos de sabiá que chegam a compor um grupo recheado de características similares. Dessa forma, você pode notar que o canto de cada um remete ao nome dos pássaros e tende a ser o grande elemento diferenciador entre tantas classes e famílias.

Para conhecer um pouco sobre cada um de seus mais comuns representantes, é hora de saber quem são os parentes do sabiá do campo e quais suas maiores características.

Primeiro, o sabiá-poca tem aparência assumida que demonstra toda a sua braveza. Seja pelo seu canto meloso e até triste ou pelo seu olhar típico, ele é inconfundível.

Em relação ao sabiá-bicolor, suas cores carregam um contraste entre detalhes brancos e as cores da plumagem. Embora seus tons sejam peculiares, ele pode ser confundido com o sabiá-da-mata, uma espécie que vive em florestas e é menor.

Falando em tamanho, o sabiá-norte-americano é um dos menores, pois geralmente tem apenas dezoito centímetros de altura.

Ainda sobre os pequenos, vale citar o sabiá-de-óculos e o sabiá-de-cara-cinza, que apresentam poucos mais de dezenove centímetros.

Já o sabiá-ferreiro costuma ser famoso por cantar com timbres metálicos repetidas vezes. Dessa forma, ele ganhou o nome merecidamente.

Em vista de suas tonalidades, o sabiá-preto também ganhou seu nome, já que seu negro da plumagem é tão forte que até ressalta um intenso brilho metálico.

No caso do sabiá-de-cabeça-preta, seu destaque está na beleza de seus tons verde-oliva da plumagem e os tons negros na cabeça em contraste com o amarelo em volta dos olhos.

Enfim, o sabiá-coleira consegue se destacar pela marca negra que ele ostenta no pescoço.

Sabiá do campo

O mercado de pet shops para aves

Nos dias atuais, comercializar pássaros e aves exóticas e de companhia tem se dividido em dois segmentos: as aves silvestres ou brasileiras e as aves domésticas.

No caso das aves brasileiras, elas são classificadas como silvestres e representam uma lucrativa fatia do mercado, já que não têm origem por meio de capturas ilegais.

Já no caso das aves domésticas, estas podem ser encontradas facilmente em pet shops que oferecem desde canários e periquitos até as exóticas australianas calopsitas.

De qualquer forma, mesmo tendo um volume de vendas menor que as aves domésticas, as aves brasileiras têm um valor de mercado mais elevado. Por esse motivo, o nicho anda atrativo e interessante para empresários e comerciantes.

Além do mais, a legislação atual complementa a antiga regulamentação que era feita pelo Ibama. Ou seja, uma lei complementar passou essa gestão primeiro para cada Estado da União.

Em outras palavras, é vital que tanto empresários quanto clientes estejam cientes a respeito da legislação para evitar problemas com trâmites burocráticos e ainda trazer outros resultados positivos.

Prova disso são as leis que tendem a tornar esse comércio de aves em pet shops mais atrativo, fácil e competitivo. Afinal, no cenário brasileiro, aves brasileiras como o sabiá do campo são belos exemplos da nossa fauna.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo