Nomes de pássaros com som agudo são indicados para algumas espécies

Inicio » Meio Ambiente » Nomes de pássaros com som agudo são indicados para algumas espécies
01/11/2019 Por
Nomes de pássaros com som agudo são indicados para algumas espécies

Uma das melhores opções para quem busca uma companhia no dia a dia é criar um pássaro de estimação em casa. E embora sejam muitos os nomes de pássaros que podem, legalmente, ser adquiridos como pet ou até para a criação e comercialização; nem todos eles são conhecidos entre a maioria das pessoas.

Contudo, ao adotar um exemplar, é necessário ter conhecimento em relação às características específicas associadas aos nomes de pássaros; garantindo que sejam conhecidas, também, as melhores práticas de cuidado e manutenção para a saúde do animal.

  1. Melhores nomes para pássaros
  2. Espécies de pássaros
  3. Pássaros brasileiros mais populares
  4. Espécies de pássaros mais raras
  5. Nomes de pássaros exóticos e engraçados
  6. Nomes de pássaros que cantam bonito

Nomes de pássaros

Melhores nomes para pássaros

Um dos melhores e mais populares nomes de pássaros são os que se tornam conhecidos em função de fazerem parte de filmes; e, um caso em que isso pode ser comprovado é o do longa de animação batizado de Rio.

Isso porque o filme fez com que o nome Blue conquistasse muitos brasileiros com pássaros de estimação, transformando-o em um dos nomes mais populares entre as aves de estimação de cor azul no país.

São muitas as possibilidades existentes de nomes para pássaros e, assim como qualquer outro bicho de estimação, o gosto do tutor é o que manda no “batismo”.

Vale lembrar, no entanto, que dar preferência para sonoridades agudas ao escolher o nome dos pássaros pode facilitar o processo de entendimento da ave em relação a sua identidade; especialmente no caso de espécies como a calopsita.

Entre boas sugestões de nomes para pássaros fêmeas, podemos citar, por exemplo:

  • Estela
  • Cristal
  • Frida
  • Ana
  • Violeta
  • Babi

No caso de pássaros machos, algumas sugestões são:

  • Bidu
  • Alex
  • Nico
  • Paco

Espécies de pássaros

Quando o assunto são aves, o que surpreende é a variedade de pássaros existentes; diferindo-se em relação a cor, tamanho, canto e hábitos, entre outras características.

A título de curiosidade, são mais de 18 mil espécies de pássaros ao redor do mundo. E vale destacar que no quesito tipos de aves o Brasil é um dos maiores do mundo.

Pássaros brasileiros mais populares

Entre os nomes de pássaros brasileiros mais conhecidos, podemos citar bicos bem conhecidos como, por exemplo:

  • Bem-te-vi
  • João de Barro
  • Beija-flor
  • Rolinha
  • Coleiro
  • Sábia

Espécies de pássaros raras

Além dos mais populares e conhecidos, existem também muito nomes de pássaros raros; que se destacam pela beleza exótica, a aparência diferenciada e a dificuldade em serem encontrados. Mas como já é sabido por muitos, a comercialização e a manutenção de estimação de espécies silvestres ou ameaçadas de extinção e crime.

Sendo assim, é necessário entrar em contato com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis para saber quais são os locais em que a aquisição destes animais pode ser feita de forma legal.

Estre as espécies raras e de beleza única, podemos citar o exemplo do galo-da-serra-andino; que têm as cores exuberantes e chamativas como principais destaques. Esse pássaro é encontrado, principalmente, na região da Cordilheiras dos Andes, na América do Sul.

Toroquoz ou juruva turquesa, pitohui, quetzal, calau-de-capacete, jacu-cigano, viúva-rabilonga, pato-mandarim e grande-ave-do-paraíso são outros nomes de pássaros que se destacam pela excentricidade; além de espécies como faisão-dourado, cotinga-pintada e fradinho.

Nomes de pássaros

Nomes de pássaros exóticos e engraçados

Todos conhecem o bom humor do brasileiro. Todos, mesmo. Não só o brasileiro. O mundo inteiro passou a conhecer mais do nosso humor graças à internet.

Nosso humor passou a ser exportado em forma de memes. E na interação “pouco ortodoxa” com jogadores de videogame estrangeiros em jogos online.

A percepção do estrangeiro sobre o nosso “estilo” de lidar com as mais diversas situações afetou também o olhar do próprio brasileiro. Serviu para mostrar, ou reforçar, o nosso jeito de ser.

Por isso, não chega a causar surpresa que até mesmo na hora de escolher nomes de pássaros, esse traço de nossa personalidade se destaque. Claro que apontamos essa característica de modo geral, pois há notáveis e numerosas exceções.

A seguir vamos listar uma seleção de nomes de pássaros brasileiros bem originais. Pronto para conhecer alguns nomes de pássaros engraçados do Brasil?

  • Lavadeira-mascarada

A Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) tem como habitat rios e lagoas. Certamente é um dos motivos para ter recebido esse nome inusitado.

Contudo, evidentemente ele não basta para explicá-lo de todo. Por que exatamente recebeu tal nome é uma incógnita.

Talvez, a melhor aposta seja simplesmente depositar na conta da imaginação fértil e espirituosa de quem a batizou.

Um bom palpite é que o “mascarada” tenha vindo do fato da ave ter uma penugem preta no rosto. Tem uma faixa preta que dá a impressão de estar “mascarada”.

Portanto, lagoa/rio = lavadeira + faixa preta = mascarada.

Aproveitamos para fornecer algumas informações sobre a espécie em si.

A lavadeira-mascarada conta com duas populações distantes. Uma se localiza no noroeste da América do Sul e, outra, no leste brasileiro.

A ave é conhecida também por outros nomes. Listamos abaixo os que mais se destacam:

  • Lavadeira-de-Deus;
  • Viuvinha;
  • Senhoria;
  • Maria-lencinho.
  • Painho-de-cauda-furcada

A ave painho-de-cauda-furcada (Oceanodroma leucorhoa) é uma ave marinha. A segunda parte de seu nome certamente não tem muito mistério. Observando as suas características físicas, sem dúvida, fica fácil entender a sua origem.

O seu rabo é fortemente furcado. Significa que tem o rabo ramificado como as pontas de uma forquilha.

Entretanto, seu primeiro nome requer um pouco de imaginação. Painho é uma forma regionalizada de se referir a “pai”. Tal expressão é muito popular na Bahia. Esse talvez seja um indício de onde tenha se originado esse nome.

A ave de rabo furcado é comum nas ilhas da Islândia, Escócia e Noruega. É uma ave pequena, no entanto, apesar disso, não se intimida com ventanias fortes. Ela alcança o litoral brasileiro. Garante presença no Amapá até o trópico de Capricórnio.

  • João-pobre

O nome João-pobre provavelmente se origina da alimentação dessa ave. Isto porque sua alimentação tem como base insetos de beiras de rios, lagoas e açudes. Ele captura esses insetos em pleno voo.

Talvez pareça uma injustiça receber esse nome, pois várias aves também se alimentam de insetos. No entanto, talvez o significado de sua denominação científica tenha feito “a caveira” da ave. Serpophaga nigricans significa “comedor de mosquitos escuros”.

Há espécies de João-pobre no Brasil e na Argentina.

Nomes de pássaros

  • Rendeira

O nome dessa ave é engraçadinho em português, mas não só. É também em holandês, língua que inspirar o seu nome científico Manacus manacus.

Manacus vem do holandês manakin e significa “pequena coisa linda”. Gracioso e inusitado ao mesmo tempo, não?

Contudo, e o nome “rendeira”, no Brasil? Tem alguma explicação conhecida? Sem dúvida. A origem desse nome está relacionada ao bater de asas do pássaro. Mais especificamente, o som gerado pelo bater de suas asas.

O barulho do bater das asas nas costas é semelhante ao som emitido no ato de confecção da renda. Isto, claro, na percepção daqueles que batizaram o pássaro aqui no Brasil. Para ter certeza, portanto, só ouvindo.

A ave rendeira está espalhada na maior parte da Amazônia brasileira. Ela marca presença, contudo, também de Pernambuco até Santa Catarina.

O pássaro recebe nomes diferentes a depender da região que está localizado. Outros nomes conhecidos da rendeira são:

  • Cabeça-de-prata;
  • Barbudinho;
  • Monge;
  • Maria-rendeira;
  • Quebra-nozes.
  • Saí-de-perna-amarela

Um dos nomes de pássaros que não se preocupa em ser literal. O nome expressa exatamente uma das características físicas da ave. Suas patas são amarelas.

A Cyanerpes caeruleus é uma ave belíssima. Suas penas são azuis e de tom predominante escuro, mas apresenta pequenas variações. Suas asas são pretas e seu bico é longo e encurvado.

Ela recebe outro nome que também é engraçado: tem-tem-do-Espírito-Santo.

  • Tempera-viola

Um dos nomes de pássaros engraçados que certamente deve derivar de seu canto potente e belo. É também conhecido como sabiá-gongá, trinca-ferro e sabiá-pimenta.

Ou seja, seu canto é uma de suas principais características. O porquê de exatamente receber o nome de tempera-viola fica apenas na especulação.

Uma teoria é que a ave não se faz de arrogada diante de um som de instrumento e manda ver na cantoria, engrossando a música. Mas, é apenas uma especulação.

A Saltator maximus tem penas amarelas na maior parte de seu corpo. Tem também penas brancas e pretas distribuídas. A ave é presente nas regiões central e leste do Brasil. Nota-se sua presença também em toda a Amazônia.

  • Polícia-inglesa-do-norte

Talvez um dos nomes de pássaros mais inusitados. E olha que a concorrência é forte! Polícia-inglesa-do-norte? Como assim? Será que suas penas evocam o uniforme da polícia inglesa? Afinal, o nome é bem específico.

O palpite segue o caminho correto. No entanto, se você fizer uma busca no Google, verá que o uniforme dos policiais ingleses é diferente. Não tem o vermelho. A pelugem do pássaro é composta pelas cores preta e vermelha.

Então, a associação foi um equívoco? Não. Porque o uniforme que certamente veio em mente na hora de batizar o pássaro não é o atual. O nome faz referência ao uniforme antigo dos militares ingleses, datado do século XVIII.

O nome científico da ave é Sturnella militaris. É presente em áreas não florestadas da Amazônia. Certamente se trata de mais um caso de ave que recebe nome diferente conforme a região do país que se encontra.

A ave tem o hábito de se empoleirar em arbustos baixos e andar pelo chão.

Além de polícia-inglesa-do norte, é conhecida como pipira-do-campo, baieta, papo-de-fogo e papa-arroz.

Nomes de pássaros

  • Maria-leque

Seguindo com a lista de nomes de pássaros exóticos e engraçados, o da vez é a maria-leque. Seu nome científico é Onychorhynchus coronatus. E por que esse pássaro recebe esse nome engraçado?

A resposta está no seu penacho. Quando ele se abre, abre parecido com um leque. Daí o nome. O penacho se destaca na sua cabeça ao ostentar tom acobreado. Coloração que se destaca do restante do corpo. A pelugem tem cor predominante amarela.

Ela recebe outros nomes em diferentes regiões do Brasil: maria-lecre e pavãozinho.

  • Noivinha

Avançando com os nomes de pássaros engraçados, agora temos a noivinha. Quem olhar para o pássaro certamente não demorará muito para deduzir por que recebe esse nome.

Sua pelugem é branca quase por inteiro. Apenas as pontas de suas asas são negras. O mesmo quanto às suas patas e bico. O restante é todo branco, o que, sem dúvida, influenciou para receber esse nome. No entanto, seu nome científico traz aspecto mais cinza sobre esse pássaro.

Seu nome científico é Xolmis irupero. O vocábulo xolmis é de origem incerta, porém acredita-se que tenha origem no termo asteca xomoti.

Xomoti é o nome de uma ave registrada no México que em guarani é irupero. Seu significado é “ave problemática”.

Por que uma ave tão graciosa seria um problema é uma questão em aberto. No Brasil, recebe outro nome. Além de noivinha, sem dúvida, o mais charmoso, é chamada de viuvinha.

A noivinha é uma ave típica do sertão nordestino. Ela habita a Caatinga e principalmente beira de brejos. Além do Nordeste, está presente no Sul do Brasil.

  • Sangue-de-boi

Finalizando a lista de nomes de pássaros engraçados, temos agora o sangue-de-boi.

A tradução de seu nome científico certamente dá uma boa dica do porquê dessa alcunha. Pyrocephalus rubinus significa “cabeça de fogo rubi”.

No entanto, também pode se chamar “ave com a cabeça colorida como rubi” ou ainda “ave com cabeça da cor vermelha intensa como a chama”.

O nome é a combinação do termo grego purrhos, “cor da chama”, e do latim rubinus, “da cor do rubi”.

Sem dúvida, o nome recebeu influência das cores da plumagem do pássaro. O vermelho se destaca, ainda que suas asas e parte do rosto sejam pretos.

Em outras regiões do país, principalmente no Sul do Brasil, é conhecido como coração-de-boi e verão.

Outros nomes que merecem destaque: barão-do-melgaço, poconé, cáceres e são-joãozinho.

O sangue-de-boi é mais notado no final de junho, próximo das festividades juninas. É uma ave migratória que se desloca do Sul e Sudeste do Brasil até a Amazônia.

Nomes de pássaros que cantam bonito

Sem dúvida, nos pássaros, um dos aspectos que mais encantam é o canto. Certamente a plumagem de destaca, contudo, o canto impacta por estender sua beleza por vários metros de distância. Às vezes chega a quilômetros, dependendo da espécie.

Ciente da popularidade do canto de algumas espécies, fizemos uma seleção de nomes de pássaros com os cantos mais belos já registrados. Isto porque nem todas as espécies são conhecidas. Outras dificultam muito o registro, pois ficam em regiões muito ermas e inacessíveis.

Vamos conhecer, a seguir, 3 nomes de pássaros que cantam bonito. Caso você não tenha a oportunidade de conhecê-los de perto, certamente o YouTube é um bom local para ouvir seus cantos.

  • Tordo-americano

O tordo-americano (Turdus migratorius) tem canto que consiste em assobios e padrões de tons. Sem dúvida, o som do macho é mais distinto em relação à fêmea.

A ave é conhecida por se abrigar em bosques e parques próximos a regiões urbanas. Contudo, ele também se hospeda em florestas.

O tordo-americano tem penas castanhas mescladas com penas cinza. Sua cabeça é preta e o seu ventre é manchado de laranja.

Por falar em tordo, uma curiosidade é que o tordo-comum, de nome científico Turdus philomelos, ganhou popularidade com a sequência de filmes Jogos Vorazes.

Nomes de pássaros

  • Cacatua fúnebre

Dando a sequências de nomes de pássaros de canto bonito, vamos falar sobre a cacatua fúnebre. No entanto, não se assuste com o nome. Apesar de sinistro, o canto da cacatua fúnebre é bastante agradável.

A boa melodia ocorre quando está se comunicando com suas parceiras de grupo. É uma ave sociável que anda em grupo atrás de alimentos.

Porém, ao se ver diante de uma ameaça, canta diferente. Nessas ocasiões, a sua voz, normalmente serena, passa a ser estridente, loquaz. Canta para alertar as aves amigas de que uma ameaça se aproxima ou está presente.

A cor de suas penas é predominantemente preta com detalhes amarelos. É encontrada em todo o sudeste da Austrália.

  • Rouxinol

Outro dos nomes de pássaros que cantam belamente. O rouxinol é a ave dona de um dos cantos mais famosos. A beleza de seu som é propagada há gerações em poemas, canções, baladas e histórias clássicas. O seu nome, inclusive, significa “cantora”.

A fama do rouxinol não é por menos. Seu canto, além de belo, apresenta variações diversas. A variedade de notas que emite impressiona, pois é capaz de gerar mais de duzentos tipos de melodias.

A ave é uma cantora noturna e pode ser ouvida pelo amanhecer. O canto, aliás, pode ser ouvido em longas distâncias, independente do horário. Contudo, o silêncio costumeiro da madrugada certamente ajuda a propagar mais sua cantoria admirável.

O macho canta para atrair a fêmea. Havendo mais de um no território e interessado na mesma fêmea, uma disputa se inicia. A lógica segue princípios de seleção natural. Os mais fortes têm mais condições de cantar com mais potência e por mais tempo. A resistência também influência na variedade de notas.

Sem dúvida, destaque nesses requisitos é fundamental para conseguir atrair a atenção da fêmea. Dessa forma, dá-se continuidade à linhagem de pássaros fortes e de melhor cantoria.

Dentre os nomes de pássaros mais famosos e com canto agradável populares no Brasil, o rouxinol sempre terá destaque.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo