Alimentos saudáveis, práticos e nutritivos da Sadia estão na mesa de muitos brasileiros há dezenas de anos
A Sadia é uma das maiores empresas do mundo de proteína de origem animal. Seus produtos estão diariamente presentes na mesa de milhões de pessoas.
Uma das marcas brasileiras mais conhecidas e exportadas, a Sadia produz alimentos derivados de carnes em uma linha de produtos inovadora e diversificada. Por isso, vale a pena conhecer detalhes sobre sua história e crescimento.
O que é Sadia?
Sadia é uma marca de alimentos que faz parte do portfólio do grupo BRF Alimentos. Durante 65 anos, a Sadia foi uma indústria de alimentos que competiu com outras grandes indústrias pela preferência dos brasileiros. Então, após a fusão com a empresa Perdigão, surgiu o grupo BRF Alimentos.
O Grupo BRF é atualmente um dos maiores conglomerados de alimentos do mundo. Através das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, o grupo distribui derivados de carnes em quase 150 países.
História da Sadia
No ano de 1944, o empresário Atílio Francisco Xavier Fontana fundou a Sadia na cidade de Concórdia, Santa Catarina. O começo da empresa se deu a partir de um frigorífico que enfrentava dificuldades, possibilitando o começo da operação da Sadia.
Uma curiosidade que poucos conhecem é sobre o significado do nome da empresa. Na verdade, Sadia é a sigla que soma as iniciais de “Sociedade Anônima” (SA) e as últimas três letras de “Concórdia” (DIA).
Durante mais de seis décadas, a Sadia sempre rivalizou com outras empresas como Perdigão, Seara, Aurora, Swift e Ceratti, pela preferência dos consumidores.
Ao se unir com a Perdigão, em 2009, formando então a BRF Alimentos, a Sadia passou a fazer parte de um dos maiores grupos alimentícios do mundo.
Atualmente, os produtos do Grupo Sadia estão presentes em mais de 140 países em todos os Continentes. No Brasil, os produtos são ofertados em milhares de pontos de venda em todas as regiões do país.
Além da qualidade e inovação, a Sadia também se destaca por sua força econômica. São milhares de pequenos fornecedores e mais de 60 mil colaboradores que auxiliam na produção dos alimentos que chegam nas mesas brasileiras.
Sadia Alimentos
A Sadia Alimentos atua em vários segmentos que derivam de carne bovina, carne de porco, de peru e frango. A empresa também produz massas, sobremesas, margarinas e pratos prontos.
Um dos produtos mais antigos e mais vendidos da empresa é o presunto Sadia que foi lançado no ano de 1949.
Mais de 300 produtos, vários líderes de vendas, são consumidos atualmente, todos os dias, por brasileiros e estrangeiros.
Além dos produtos que são um incontestável sucesso nacionalmente, a Sadia também desenvolve receitas adaptadas ao paladar e costumes locais dos países em que atua.
A marca primordialmente se destaca pela inovação dos produtos. Ela foi responsável por trazer às mesas brasileiras vários produtos que antes somente eram acessíveis no exterior.
Produtos Sadia
Ao longo do tempo, os produtos Sadia foram sendo desenvolvidos com a missão de oferecer qualidade e sabor, aliados à conveniência e praticidade.
Diariamente milhões de brasileiros iniciam o dia consumindo frios Sadia – por exemplo, presunto ou peito de peru – no café da manhã. Com a linha de mussarela, salames e mortadelas, a empresa disponibiliza produtos saudáveis e com valor nutricional.
A linha de lanches Sadia completa-se com pizza, hambúrgueres, empanados, peito de frango, patê, entre outros.
Outro campeão de vendas é a salsicha Sadia. Além da versão tradicional, existe também as versões de peru e frango. Linguiças, bacon e cortes específicos também estão presentes nas refeições dos brasileiros.
As aves da marca Sadia representam um bom percentual em vendas para o grupo, especialmente no fim de ano. Peru, presunto, lombo, tender e pernil agradam a todos os paladares.
A linha de pratos prontos Sadia oferece sabor e praticidade em produtos como lasanhas, hot pocket, nuggets, salamitos, iscas de frango e muitos outros.
A empresa também tem grande participação no segmento de margarinas. Com a marca Qualy, o grupo constantemente apresenta produtos inovadores como as margarinas saborizadas e aeradas.
Além das várias opções de produtos Sadia, o grupo BRF também oferece uma gama de outros itens com a marca Perdigão.
Sadia e Perdigão
A Perdigão, antes principal concorrente da Sadia, também possui uma história vitoriosa no setor alimentício. Os negócios começam em 1934, pela união das famílias de imigrantes italianos Ponzonis e Brandalises.
Eles, inicialmente, abrem um armazém na cidade de Videira em Santa Catarina. Posteriormente, a sociedade se expande para outras atividades, envolvendo então o abatedouro de suínos. Em seguida, começam a comercializar derivados como linguiça, salsicha, almôndegas, entre outros.
Então, após um longo período de crescimento e rivalização com a Sadia, o Grupo Perdigão visualizou a oportunidade de expandir. Como? Unindo-se ao grande concorrente.
Em 2009, as empresas anunciam a fusão de suas operações, dando origem à Brasil Foods, atual BRF. Juntas, elas disponibilizam mais de 3 mil produtos diferentes e alcançam a liderança em vendas de vários segmentos.
Então, Sadia e Perdigão deixam de ser empresas independentes e passam a ser marcas do portfólio BRF.
Instituto BRF
Criado em 2012, o Instituto BRF tem por finalidade coordenar as ações na área social do grupo. Seu foco de atuação são iniciativas voltadas ao auxílio do desenvolvimento das localidades onde o grupo está presente.
Por conseguinte, os projetos são realizados em parceria com os colaboradores e com membros da comunidade. Dentre os principais objetivos do Instituto, por exemplo, estão o incentivo às ações sustentáveis e a promoção do voluntariado.
Programas voltados à educação, promoção da qualidade de vida, incentivo à reciclagem e à conscientização no trânsito são apenas alguns dos exemplos de iniciativas realizadas pelo Instituto BRF.
Dessa forma, a Sadia chega ao presente com muita história para contar e com os olhos para o que ainda precisa ser construído.
Acima de tudo, o sucesso da Sadia, e agora do grupo BRF, é o resultado da aposta no Brasil e no povo brasileiro. Aposta de que é possível oferecer produtos de qualidade, saudáveis e com valor nutricional para todo tipo de prato. Todo esse triunfo é, portanto, resultado de muito esforço e muito trabalho.