Sal para gado é importante para suplementar a dieta

Inicio » Pecuária » Sal para gado é importante para suplementar a dieta
10/08/2020 Por
Sal para gado é importante para suplementar a dieta

Sal para gado gera muitos lucros

O sal para gado é um tipo de suplemento de extrema importância para a dieta dos bovinos. Afinal de contas, é o sal para gado que suprirá as deficiências no pasto, no que se refere à disponibilidade e volume de minerais.

No entanto, alguns proprietários e criadores de bovinos só levam o preço em conta na hora de escolher a melhor opção de sal para gado. Sem dúvida, isso é um erro, uma vez que pode desencadear prejuízos à saúde dos animais, prejudicando, por consequência, o lucro da atividade de agropecuária.

Sal para gado

O que é sal para gado?

Sal para gado é um suplemento voltado para à dieta de bovinos. Afinal de contas, sua finalidade é repor as deficiências de mineiras encontradas nas forrageiras das pastagens de países tropicais – como, por exemplo, o Brasil.

O sal para gado se trata de um suplemento rico em sódio, cloro, iodo, cobalto, enxofre, zinco, cobre, fósforo e cálcio. De fato, esse conjunto de elementos é essencial para equilibrar o organismo dos bovinos, atuando também na digestão adequada dos nutrientes.

Existe mais de uma categoria de suplemento mineral como, por exemplo, o mineral proteico, o mineral proteico energético e o mineral ureado. Em suma, todos eles têm como objetivo corrigir os possíveis desequilíbrios na disponibilidade e volume de minerais, sobretudo durante períodos de estiagem.

Sal para gado

Como escolher o sal proteinado?

É importante que o proprietário fazendeiro leve alguns fatores em conta antes de eleger o melhor sal para gado. Por exemplo, podemos citar o gênero da exploração (terminação, recria ou cria), a época do ano, o capim e o tipo do solo.

O período da estiagem (com pouca ocorrência de chuva), por exemplo, enfraquece tanto o pasto quanto o solo. Por consequência, o nível de minerais e proteínas na dieta dos animais sofre uma queda brusca. Na maioria das incidências, isso desencadeia uma perda no peso de toda boiada.

Assim, o sal proteinado é crucial para suplementar a dieta dos animais em todas as épocas e períodos do ano. Afinal, o investimento tem retorno garantido a partir do ganho de massa corporal nos animais.

Sal proteinado para bovinos

O sal proteinado para bovinos é encarregado pela produtividade lucrativa de cerca de 95% de todo o rebanho do Brasil. Não é para menos: o sal proteinado fornece aos bovinos todos aqueles componentes nutricionais que não são naturalmente achados no solo e no pasto.

Sal para gado

Sal mineral para bovinos

Como reforçado ao longo desse artigo, usar sal mineral para bovinos é essencial para a saúde e para a produção da boiada. Afinal de contas, o sal é composto de dois nutrientes vitais: sódio e cloreto.

O sódio é necessário para o sistema nervoso, para os músculos, para o sangue e para outras funções necessárias dos animais. O cloreto, por sua vez, também beneficia o sangue e ajuda na digestão.

Muitos animais regulam sua própria ingestão de sal, desde que haja uma fonte disponível. No entanto, o calor faz com que os animais percam mais sal através do suor e da urina, bem como os períodos de umidade extrema. Por isso, existem momentos em que é necessário que o sal para gado seja implementado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo