Ícone do site Agro20
Agronegócio

Sal sem iodo não possui o importante mineral para os seres humanos

sal sem iodo

Two green leaves and sea salt in wooden bowl on bamboo mat

Existem diferentes sais disponíveis no mercado alimentício, com funções diversas e que atendem necessidades específicas. Dentre eles, o chamado sal sem iodo.

A grande diferença do sal sem iodo se dá pelo fato de que o iodo é um mineral importante para a saúde humana e de outros animais. Ele atua no funcionamento de hormônios da tireoide, além de contribuir para que os bebês tenham um bom desenvolvimento no período gestacional.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde são responsáveis por monitorar a quantidade saudável de iodo adicionado ao sal que a população utiliza. Dessa forma, se previne uma deficiência do mineral na alimentação geral da população.

Justamente por ser essencial, o iodato é adicionado no sal branco, aquele sal mais comum na culinária brasileira. Entretanto, também existe o sal sem iodo, utilizado em dietas que necessitam retirar o composto da alimentação.

Para que serve o sal sem iodo?

Pessoas com problema de tireoide possuem, em muitos casos, a indicação médica de utilizar o sal sem iodo. A maioria dos casos inclui pessoas que estão em tratamento com iodo radioativo. Ou seja, é o iodo utilizado no tratamento de hipertireoidismo e na retirada da tireoide em casos de câncer.

Isso significa que o uso de sal sem iodato está diretamente ligado à necessidade médica de retirar esse micronutriente da alimentação. As pessoas que não têm problemas de saúde podem consumir o sal com adição de iodo, já que a deficiência do componente no organismo gera distúrbios.

De acordo com o Ministério da Saúde, a deficiência de iodo pode causar danos irreversíveis em crianças, tais como retardo mental, anomalias congênitas, hipertrofia da glândula tireoide, surdez e mudez.

Tipos de sal

Existem diferentes tipos de sal disponíveis, com especificações diversas também. Independentemente do tipo, a orientação da Organização Mundial da Saúde é que o consumo diário de sal fique abaixo de 5 gramas, representando 2 gramas de sódio. O consumo controlado visa prevenir doenças como hipertensão, AVC e doença cardiovascular.

Os sais disponíveis possuem composições de sódio e minerais distintas. Conheça 4 tipos de sais utilizados no preparo de alimentos:

Por fim, é necessário levar em consideração que o iodo é um composto importante para a saúde das pessoas e não há necessidade de utilização de sal sem iodo, caso não tenha indicação médica.

Imagem: awesomecontent e 8photo

Sair da versão mobile