Samambaia é uma planta de grande diversificação e cuidados simples

Inicio » Agricultura » Samambaia é uma planta de grande diversificação e cuidados simples
08/08/2020 Por
Samambaia é uma planta de grande diversificação e cuidados simples

Samambaia é uma das plantas mais antigas do mundo

A samambaia tem muito a oferecer para jardins domésticos. Elas são fáceis de cultivar, têm alta durabilidade e não requerem muitos cuidados.

Em geral, a samambaia vem em uma variedade de cores, formas e tamanhos de folhas, sendo que raramente são incomodadas por doenças ou pragas.

samambaia

O que é samambaia?

Samambaia é um membro pertencente a um grupo de plantas vasculares que não possuem flores e nem sementes, reproduzindo-se, desse modo, através de esporos. Eles pertencem à divisão de plantas vasculares Pteridophyta, tendo folhas geralmente com sistemas de veias ramificadas.

De fato, as sementes são economicamente mais importantes do que as samambaias. No entanto, em algumas sociedades, a planta conta com uma importância considerável.

Afinal, entre alguns povos, algumas espécies de samambaias são utilizadas como alimento. Entre elas, a Pteridium aquilinum, a Matteuccia struthiopteris e a Osmundastrum cinnamomeum.

Samambaia no folclore

As samambaias estão presentes no folclore como, por exemplo, em lendas associadas a sementes e flores místicas. O folclore eslavo conta que essas plantas crescem anualmente, ao longo da noite de Ivanа Kupala.

Embora seja extremamente difícil e praticamente improvável de encontrar, acredita-se que qualquer indivíduo que se depare com uma “flor de samambaia” será feliz e rico pelo resto da vida.

Além disso, a tradição finlandesa sustenta a crença de que quem encontra a “semente” da planta em uma noite de verão, será orientado até o local de um tesouro escondido.

De acordo com os finlandeses, esses tesouros são protegidos por um feitiço capaz de impedir qualquer pessoa de conhecer sua localização, exceto por aquele que detém as sementes da samambaia.

Tipos de samambaia

De fato, existem cerca de 10.560 tipos de samambaia conhecidas.

Poucos sabem, mas as samambaias são algumas das plantas mais antigas do mundo! Elas aparecem pela primeira vez em um registro fóssil de cerca de trezentos e sessenta ​​milhões de anos atrás, ou seja, no fim do período Devoniano.

samambaia

No entanto, várias das espécies e famílias da atualidade não surgiram até cerca de cento e quarenta e cinco milhões de anos atrás, no princípio do período Cretáceo, quando as plantas com flores passaram a dominar diversos ambientes.

Atualmente, as samambaias são distribuídas em todo o mundo, incluindo ambientes tropicais, temperados e árticos. Apesar disso, a maioria das espécies está localizada em regiões tropicais, tais como o Brasil.

Existem quatro tipos específicos de habitats nos quais as samambaias são encontradas:

  • Florestas sombreadas e úmidas;
  • Fendas em rochas, em especial quando sob proteção do sol;
  • Áreas ácidas e úmidas, incluindo pântanos;
  • Árvores tropicais, nas quais diversas espécies são epífitas.

Em geral, o tempo de vida da samambaia depende das espécies. Todavia, alguns tipos de samambaias podem viver até 100 anos.

Samambaia americana

As samambaias americanas são a variedade mais popular quando o assunto é paisagismo. Sem dúvida, essa variação é a mais procurada no Brasil, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no país.

Todo esse sucesso se deve aos seus melhoramentos genéticos, promovidos em Boston, nos Estados Unidos. Estes garantem uma adaptação bem-sucedida na decoração de interiores, onde a planta exige poucos cuidados.

Atualmente, é possível adquiri-las em floriculturas e supermercados.

Como plantar samambaia

Aprenda como plantar samambaia em poucos passos!

  1. Primeiramente, escolha o vaso para o plantio: os vasos mais recomendados para o plantio de samambaias são os de fibra de coco. No caso de optar por vaso de cerâmica, utilize um impermeabilizante internamente. Isso impedirá que as raízes sejam desidratadas pela composição do material;
  2. Em seguida, faço o preparo da terra: quando se trata de condicionadores de solo, é recomendado optar pelo de classe A. Afinal, a presença de matéria orgânica e de nutrientes em sua composição assegura mais longevidade e saúde às plantas;
  3. Agora, é o momento de plantar a samambaia: no fundo do vaso, adicione argila expandida ou cinco centímetros de brita. Em seguida, complemente com o condicionador de solo de classe A. Para inserir o torrão da samambaia, cave um buraco e plante a muda. Lembre-se de apertá-la bem para firmá-la à terra.

Como cuidar de samambaia?

Acima, você descobriu que as samambaias têm mais de dez mil espécies diferentes. Contudo, o processo de como cuidar de samambaia é mais ou menos o mesmo para todas elas.

Iluminação

Se você preferir manter o vaso de samambaia em ambiente fechado, tente mantê-lo perto da janela. No entanto, não de frente a ela, pois a luz solar direta afetará a planta. Coloque o vaso ao lado da janela e mantenha-a aberta pela manhã.

Para uma samambaia prosperar, é crucial que seja exposta às brisas fracas da manhã e às iluminações indiretas. No verão, contudo, é indicado fechar a janela após o meio-dia, pois a temperatura tende a aumentar.

Para samambaias ao ar livre, pendure os vasos na varanda ou em outro lugar arejado, contudo, distante das correntes de vento. Afinal, elas desidratam as plantas, causando a queda das folhas.

samambaia

As plantas devem receber luz suficiente, tendo somente o cuidado de não expô-las à luz solar direta. Afinal, se expostas ao sol pleno, as samambaias são facilmente mortas. Portanto, verifique se o local onde você está pendurando os vasos de samambaia está sob o calor indireto.

Temperatura

Essas plantas não toleram temperaturas muito altas ou muito baixas. Eles crescem preferencialmente em uma temperatura amena, variando entre os 15 °C e os 21 °C.

A temperatura é um dos fatores mais vitais para manter as samambaias vivas em ambientes fechados. Cozinhas e banheiros são os lugares perfeitos para mantê-las.

Umidade

As samambaias crescem melhor com um nível alto de umidade no ar. O nível pode ser mantido alto manualmente, tanto para as plantas externas quanto para as internas.

Sem dúvida, manter o solo adequadamente úmido é a maneira mais fácil de deixar as samambaias verdejantes e vivas. De fato, essas plantas, em geral, demandam pouquíssimo cuidado. A única coisa que elas não abrem mão é da umidade. Portanto, regá-las regularmente manterá sua saúde estável ​​por uma longa durabilidade.

As samambaias internas, por outro lado, necessitam de regas menos frequentes do que as samambaias externas. Contudo, você precisa sempre manter o solo úmido.

Além disso, como as samambaias não precisam de muita água, nunca as inunde. Isto é, verifique se os vasos têm orifícios de drenagem adequados. Esses orifícios também são adequados para que as raízes da samambaia cresçam adequadamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo