Sanhaço frade gosta de construir ninho junto a seu parceiro

Inicio » Meio Ambiente » Sanhaço frade gosta de construir ninho junto a seu parceiro
01/11/2020 Por
Sanhaço frade gosta de construir ninho junto a seu parceiro

Sanhaço frade é conhecido como azulão da terra. Com aparência diferenciada, possui características típicas dos pássaros Sanhaços e é muito procurado para ser criado em cativeiro.

No entanto, o Sanhaço frade pode apresentar algumas dificuldades ao tentar se familiarizar com o ser humano, já que é um animal puramente livre e que depende da vegetação para se sentir bem e saudável. Para entender mais, acompanhe o artigo!

Sanhaço frade

O que é sanhaço frade?

Sanhaço frade é uma espécie de sanhaços, muito conhecida em território brasileiro. Ademais, faz parte das aves passeriformes da família Thraupidae e é extremamente conhecido por conta de suas acrobacias exuberantes e personalidade inquieta.

Características do sanhaço

Além das acrobacias, o sanhaço frade é um pássaro extremamente alegre e está em constante movimento. O canto do sanhaço frade pode mudar dependendo da situação. Por exemplo, ao avistar um macho sanhaço frade cantando para conquistar uma fêmea, é possível notar que ele realiza harmonias e notas diferentes.

Quando está irritado, por exemplo, pode deixar seu tom um pouco mais grave e pausado, a fim de avisar à sua presa que está prestes a perder o controle e atacar. Logo, mesmo que seja considerado pequeno, o Sanhaço frade é um pássaro de personalidade ácida e um pouco hostil.

Entretanto, esses traços mais incisivos, podem se mostrar quando a ave está com medo ou sentindo-se ameaçada, como é o caso de quando inicia sua criação em cativeiro.

Criação de sanhaço em cativeiro

Em relação ao cativeiro e ao temperamento do Sanhaço frade, é possível deduzir que o pássaro pode se estressar facilmente quando trancado. O fato é que, muitas pessoas resolvem criá-lo desde filhote para que ele se acostume com o contato humano.

Isso pode sim dar certo, mas há grandes riscos de um filhote de Sanhaço frade não sobreviver longe dos pais. Por conta disso, é muito difícil encontrar esse animal à venda. Ainda assim, se for o caso de criá-lo em cativeiro, alguns pontos precisam ser observados:

  • Espaço;
  • Água;
  • Vegetação;
  • Higiene;
  • Alimentação.

O Sanhaço frade atinge no máximo 20 cm de comprimento. Logo, quanto maior for a gaiola, mais à vontade a ave ficará. Deixá-lo em uma gaiola pequena e muitas vezes com mais um animal de sua espécie, pode ser extremamente prejudicial e estressante.

Além disso, o espaço também é necessário por conta da necessidade de água que esse animal possui. Dessa forma, a água que usa para beber deve ser trocada todos os dias e o pote precisa ser lavado na mesma frequência.

Como é grande fã de água, precisa também de uma banheira para se refrescar sempre que julgar necessário. Dependendo da estação climática, a água da banheira precisa ser trocada mais de uma vez por dia.

Em seguida, a gaiola e o ambiente ao redor deve ter uma quantidade agradável de vegetação. Para criar o Sanhaço frade, indica-se que haja pelo menos uma árvore dentro de sua gaiola, a fim de garantir que ele se sinta mais tranquilo por pensar que está em seu habitat.

A higiene deve ser frequente e a alimentação é algo que precisa ser cuidado, já que ele é fã de frutas e pequenos insetos, além de adorar comer pétalas de flores de goiaba.

Sanhaço frade

Reprodução do sanhaço frade

O Sanhaço frade é um animal que gosta de construir o ninho junto ao seu parceiro. Portanto, toda a construção ocorre de igual para igual com o macho e a fêmea carregando os materiais. Em suma, o ninho é feito com raízes, musgos e pecíolos foliares.

A fim de evitar o ataque de possíveis predadores, o ninho fica sempre escondido sob uma densa vegetação, sempre com galhos e folhas dificultando o acesso e tornando-o praticamente imperceptível. Além disso, possui formato arredondado e mede em torno de 11 centímetros.

Logo após tudo pronto, o Sanhaço frade fêmea bota de 2 a 3 ovos, todos de cor branca e pintas marrons. Em virtude de os ovos serem muito semelhantes aos ovos do Sabiá, muitas pessoas acabam ficando em dúvida se trata-se de ovos de Sanhaço frade ou do outro pássaro.

Além disso, a alimentação dos filhotes também é dividida entre o macho e a fêmea. Dessa maneira, os filhotes são alimentados até atingir 20 dias completos.

Hábitos do sanhaço frade

O sanhaço frade é comumente visto habitando vegetações ou locais abertos, incluindo áreas urbanas, mas nunca se aproximando muito de seres humanos. Também costuma ser avistado andando em casais ou com pequenos grupos de sanhaços ou outras aves.

Entretanto, o sanhaço frade também pode ser avistado com frequência em densa mata baixa como, por exemplo, nos cumes das serras.

Sanhaço frade

Tipos de sanhaço frade

O Sanhaço frade tem características bem interessantes, já que possui surpreendentemente a face negra e o restante do corpo vibrando em um azul púrpura. No entanto, existem outros tipos de Sanhaço que apresentam características físicas bem diferentes:

  • sanhaço verde;
  • sanhaço de fogo;
  • o Sanhaço bandeira;
  • sanhaço azul.

O Sanhaço verde é uma espécie de Sanhaço muito diferente e que pode sofrer de uma deficiência genética que altera a sua melanina, o deixando completamente amarelo. Entretanto, no seu normal, a sua coloração é literalmente verde e ele também é conhecido como Sanhaço do coqueiro.

Já o sanhaço do fogo, é considerado um dos Sanhaços mais belos de todos, já que a sua coloração se resume a um laranja extremamente vibrante e chamativo. Essa espécie também é muito inquieta e costuma vocalizar alegremente, sempre chamando atenção para onde está.

No entanto, o sanhaço bandeira possui o corpo amarelo-claro ou em tonalidades de bege, asas azuis ou verdes e o rosto preto. Possui uma aparência interessante e desperta curiosidade quando é visto. Além disso, por conta da tonalidade de seu corpo, tem maior facilidade de se camuflar entre folhas secas e troncos de árvore.

O sanhaço azul, ou sanhaço cinzento, é um dos mais populares e talvez o maior arquétipo representativo da espécie. É um tipo de pássaro que tem o azul acinzentado como sua característica principal, além de adorar cantar e pular de um lado para outro.

Entre essas espécies, é junto ao sanhaço frade o pássaro mais avistado em território brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo