Sanhaço azul é uma espécie que adora comer frutas

Inicio » Meio Ambiente » Sanhaço azul é uma espécie que adora comer frutas
01/11/2020 Por
Sanhaço azul é uma espécie que adora comer frutas

Sanhaço azul é referência da espécie. Muito conhecido pela coloração azulada, o Sanhaço azul é um dos pássaros mais belos já visto. Com temperamento ácido, pode se tornar agressivo aos seres humanos, ainda mais quando não é manuseado de maneira correta.

O sanhaço azul tem aparência delicada e pode ser considerado um pássaro de pequeno porte. Com características que o diferenciam de ouros pássaros, a espécie é raríssima e muito difícil de ser encontrada para ser criada em cativeiro.

Sanhaço azul

O que é sanhaço azul?

Sanhaço azul é um pássaro membro da família Thraupidae. Com nome científico de Thraupis episcopus, é um dos sanhaços mais populares e referência da espécie, ficando apenas atrás do Sanhaço cinza.

Mesmo que seja conhecido também como sanhaço cinzento, já que sua tonalidade de azul é acinzentada, pode se apresentar com o nome de Saí-azul, dependendo da região em que é encontrado.

Diferente de algumas outras espécies de Sanhaço, o Sanhaço azul está presente no Belém, Amazonas, Roraima, Tocantins, entre outras regiões. Além disso, o México, a Colômbia e o Panamá, também são agraciados com a presença desse pássaro.

Uma ótima característica dessa ave, é que tem ótima capacidade de adaptação ao ambiente em que vive. Logo, conseguirá viver tanto em ambiente úmido quanto ambiente semiárido. Para encontrá-lo, basta olhar a borda de florestas, jardins e pomares.

Em locais urbanos, o Sanhaço azul também está presente, mas pode se mostrar um tanto quanto temperamental para com o ser humano. Em suma, é uma espécie inquieta, agitada e muito barulhenta. Por conta disso, o canto do sanhaço azul é barulhento, agudo, alto e frequente.

No entanto, é sempre interessante observar o sanhaço azul cantando. Em relação à sua aparência, possui 17 centímetros de comprimento e pesa até 40 gramas. O Sanhaço azul macho não apresenta nenhuma diferença para o sanhaço azul fêmea.

Portanto, essa espécie não apresenta dimorfismo sexual. A única diferença que os Sanhaços adultos apresentam:

  • Cabeça, peito e barriga azul acinzentado;
  • Dorso, asas e cauda azuis;
  • Bico curto, grosso e preto;
  • Olho preto.

Alimentação do sanhaço azul

A alimentação do sanhaço azul não diverge muito dos outros Sanhaços. Em geral, essa espécie adora comer frutas, principalmente:

  • Maçã;
  • Mamão;
  • Goiaba;
  • Banana;
  • Laranja.

O caqui também é muito frequente na dieta do Sanhaço azul. No entanto, essa ave se alimenta conforme a estação. Ou seja, as frutas de época em geral agradam o paladar da ave. Além disso, os legumes também são uma boa pedida.

A cenoura, beterraba, jiló e berinjela, são legumes ótimos para garantir a saúde e vitalidade do Sanhaço azul. Também é possível alimentá-los com verduras, como a couve e a escarola. Entre outros alimentos dessa espécie, os botões de flores, aracnídeos pequenos, brotos e insetos, também estão presentes.

Sanhaço azul

Reprodução do sanhaço azul

Diferente de outras espécies, o Sanhaço azul tem seu período de reprodução durante a primavera e meados do eram. Em geral, sua maturidade sexual é atingida a partir dos 12 meses. A fêmea da espécie Sanhaço azul, costuma colocar de 2 a 3 ovos.

O período de incubação dura até 13 dias e os filhotes podem ser separados da fêmea a partir dos 35 dias de idade. Ademais, durante o período reprodutivo, é muito comum ver o Sanhaço azul macho cantando de forma vibrante e harmônica para a fêmea.

Quando o macho consegue conquistar a fêmea, o ninho começa a ser produzido com fibra de coco, raiz de capim e fibra de sisal. Uma característica curiosa é que todos os ninhos possuem o formato perfeito de uma xícara e são feitos em buracos de árvores ou em baixo de telhados.

A intenção é sempre manter os filhotes protegidos de qualquer predador que possa aparecer. Porém, quando o Sanhaço azul encontra-se em cativeiro, o ninho deve ser feito com arame e sisal e possuir aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e 6,5 centímetros de profundidade.

Tipos de sanhaço

É muito comum que as pessoas pensem que existe apenas um tipo de Sanhaço. No entanto, por ser uma espécie muito grande, apresenta uma grande quantidade de pássaros, todos apresentando algumas características comportamentais e biológicas muito semelhantes, mas com a aparência diferente.

Os tipos de sanhaço, são:

  • Sanhaço do coqueiro;
  • Sanhaço frade;
  • O Sanhaço de fogo;
  • Sanhaço caboclo.

Sanhaço do coqueiro

O Sanhaço do coqueiro é uma das espécies mais diferentes de Sanhaços. Com a coloração verde, pode apresentar deficiência em sua coloração e se apresentar na tonalidade de amarelo-claro. Essa ausência de melanina é muito comum no Sanhaço do coqueiro.

Com exceção dessa pequena falha genética que pode se apresentar ao decorrer do tempo, essa espécie é uma exímia comedora de frutos. No entanto, tem o estranho costume de ficar de cabeça para baixo em galhos, a fim de observar possíveis formigas e outros insetos.

Dessa forma, além das frutas, alimenta-se desses pequenos animais que geralmente encontra em baixo de folhas e galhos.

Sanhaço azul

Sanhaço frade

Em relação à aparência, provavelmente o Sanhaço frade é um dos mais diferentes. O motivo é que, entre suas características físicas, encontram-se o rosto e o bico preto e o restante do corpo em um azul púrpura.

Dessa forma, o que mais se destaca nesse pássaro é justamente o seu corpo, já que a sua face é completamente negra e é dificilmente notada à primeira vista. O seu bico pode por vezes se mostrar um pouco mais grosso que o normal.

Além disso, chega a 19 centímetros de comprimento, cerca de 1 ou 2 centímetros a mais do que os outros Sanhaços. De qualquer forma, o pássaro é exótico e dificilmente é encontrado para ser criado em cativeiro. Quando isso ocorre, pode valer o preço de até R$ 10 mil.

Sanhaço de fogo

Em relação à plumagem diferenciada, o Sanhaço de fogo possui o corpo inteiro em um tom extremamente vibrante de laranja. Mesmo que seja encontrado no Brasil, os Estados Unidos, México e Bolívia são locais de maior avistamento.

Assim como os outros pássaros dessa espécie, possui o hábito de comer frutas e é extremamente inquieto e inteligente.

Sanhaço caboclo

Com corpo amarelo-claro, asas azuis ou verdes e o rosto também negro, o Sanhaço caboclo segue mais ou menos as mesmas características do Sanhaço frade, mudando apenas algumas características.

De temperamento forte, o pássaro pode estranhar facilmente a presença dos seres humanos e se tornar um tanto agressivo. Com suas presas também pode mostrar agressividade e se mostrar um animal de comportamento estranho.

Assim como o Sanhaço azul, também é visto com maior frequência do que outros Sanhaços.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo