Sanhaço é pássaro mais comum na cor cinza, mas há outras cores

Inicio » Meio Ambiente » Sanhaço é pássaro mais comum na cor cinza, mas há outras cores
01/11/2020 Por
Sanhaço é pássaro mais comum na cor cinza, mas há outras cores

Sanhaço é ave passeriforme que se alimenta de frutas. Algumas aves, com o tempo, acabam se destacando por conta de suas características que vão além da aparência. Muitas, por exemplo, chamam atenção pelo canto ou pelo voo, como é o caso da ave Sanhaço.

O Sanhaço é um pássaro muito conhecido. Mesmo que algumas pessoas não saibam de fato seu nome, com certeza já o viram em algum lugar. Com uma grande variedade de pássaros da mesma espécie, possuem aparência diferente, mas comportamentos parecidos.

Sanhaço

O que é sanhaço?

Sanhaço é uma espécie de pássaro que pertence ao gênero Thraupis. Com nome científico de Tangara sayaca, que significa “Pássaro dançarino sayacu”, é muito inteligente e costuma entoar belas melodias.

Características da ave sanhaço

Para entender melhor o sanhaço, as características desse pássaro podem ajudar. Independente da subespécie, atinge um tamanho de até 20 centímetros e pode chegar a pesar até 43 gramas. Em geral, os pássaros adultos dessa espécie, possuem a cor cinza.

No entanto, a espécie de coloração azul também é muito conhecida. O tradicional apresenta uma fina faixa pós-ocular na cor cinza escuro, mas nem sempre é possível visualizá-la, já que é discreta.

Ademais, os olhos dessa espécie são escuros e o bico transita entre um tom de cinza escuro ou preto. Em relação ainda ao bico, possui a ponta levemente mais clara que o restante dele, provavelmente por questões genéticas.

A ave quando jovem, apresenta uma coloração semelhante de quanto chega na fase adulta, apresenta apenas algumas colorações que puxam para o verde ou o deixam um tanto quanto pálido. Entretanto, os filhotes são completamente cinzas e possuem comissura labial cor-de-rosa.

Hábitos alimentares do sanhaço

É muito comum encontrar o Sanhaço se alimentando de frutas maduras, principalmente aquelas que caem ao solo por conta de estarem muito maduras. Como é um pássaro que gosta de comer bem, as frutas maduras geralmente com um gosto mais adocicado, o que agrada muito o paladar da ave.

Além disso, outros alimentos também o agradam, como as folhas. Em relação a essas, não há nenhuma em específico. No entanto, adoram as flores de eucalipto e quando não encontram as frutas que gostam, apelam aos insetos como o principal alimento.

Porém, como tais animais não fazem parte de sua rotina alimentar comum, o Sanhaço tem preferência pelos siriris, que são variações do cupim, porém com asas. Os siriris são capturados ainda durante o voo pelo Sanhaço.

Sanhaço

Canto do sanhaço

O canto do sanhaço é entoado de forma alegre e aguda. No entanto, a sanhaço fêmea pode alterar o canto e torná-lo mais pausado e com vocalizações menores sempre que deseja chamar o macho. De qualquer forma, é um pássaro que caso seja criado em cativeiro, pode aprender novas melodias e seguir cantando.

Criação de sanhaço

A criação de sanhaço se torna uma dificuldade para muitas pessoas, já que o sanhaço ira pode se tornar um problema. O motivo é que esse pássaro sanhaço, por mais alegre e inteligente que seja, não é nada amigável para com os seres humanos e se torna muito agressivo com suas presas ou quando se sente ameaçado.

Se ainda assim decidir criá-lo em cativeiro, é preciso disponibilizar uma grande quantidade de espaço para que ele não se entendie e não se sinta triste. Além disso, o espaço faz com que esse animal se sinta bem e saudável.

Portanto, a melhor opção é sempre tentar ao máximo reproduzir o ambiente natural do animal. É muito importante que o local em que ele será criado seja coberto com vegetação, que tenha um comedouro suspenso de madeira e que a sua água seja limpa e fresca.

Em relação à água, deve ser trocada várias vezes ao dia, já que é um pássaro que exige água e comida fresca. Uma banheira também é essencial para que ele possa se banhar sempre que sentir necessidade.

O preço do sanhaço varia muito de um local para outro. O motivo é que esse pássaro quase não é encontrado, já que necessita-se de regras muito específicas para criá-lo e, em alguns casos, o Ibama precisa estar envolvido.

De qualquer forma, pode variar de R$ 2 mil a R$ 10 mil. Muitas pessoas, no entanto, afirmam que o pássaro é de difícil convívio e que por isso é melhor deixá-lo na natureza. Também é importante frisar que na gaiola é preciso conter pelo menos uma árvore.

Onde encontrar sanhaço?

Em geral, é visto em grande quantidade em todo o litoral leste da América do Sul. Ou seja, é possível encontrá-lo entre aos seguintes locais:

  • Maranhão;
  • São Luís;
  • Buenos Aires.

Porém, uma característica curiosa é que esse pássaro não é visto na região Amazônica. Além disso, conseguem se adaptar muito bem a grandes alturas e mudanças de temperaturas, já que vivem em climas que vão do úmido ao semiárido.

Sanhaço

Tipos de Sanhaço

Como é uma espécie que existe em abundância, é possível encontrar diversos tipos de Sanhaço. O mais comum é o cinza, muito comum em todo o território brasileiro e até mesmo fora dele. No entanto, é possível encontrar também:

  • sanhaço verde ou sanhaço do coqueiro;
  • sanhaço frade;
  • o sanhaço de fogo;
  • sanhaço caboclo ou sanhaço bandeira;
  • sanhaço azul.

Em relação ao verde, ou o do coqueiro, se apresenta às vezes com certa ausência de melanina, o que pode ser observado quando é visto em colorações amarelas, em vez de verde. Mesmo que adore frutos, te como passatempo caçar formigas e demais insetos em meio às folhas.

Já o frade é uma espécie com o rosto preto e corpo em azul intenso, mais precisamente o azul purpúreo. O seu bico é grosso e o seu tamanho atinge até 19 cm de comprimento.

Essa espécie é de cor laranja intenso e mais encontrado nos Estados Unidos, México, Bolívia e Uruguai. Mesmo que presente no Brasil, não é visto com tanta frequência. O caboclo possui o corpo amarelo-claro, asas azuis ou verdes e o rosto preto.

Assim como os outros, adora frutos e viver grande parte do tempo em cima de galhos altos. Por último, o sanhaço azul é o sanhaço um dos mais populares, sendo muito conhecido também como sanhaço cinzento. É visto nas regiões da Argentina e em território brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo