Semente de papoula ajuda a evitar diferentes doenças

Inicio » Agricultura » Semente de papoula ajuda a evitar diferentes doenças
09/08/2020 Por
Semente de papoula ajuda a evitar diferentes doenças

Semente de papoula tem vários usos medicinais

Você sabia que a semente de papoula pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e tratar outras doenças? De fato, a semente tem vários usos!

Na alimentação, a semente de papoula pode ser usada para fazer bolos, recheios, mingau e alguns doces em geral. Além disso, o óleo de semente de papoula tem sido usado na fabricação de sabão, tinta e verniz.

Semente de papoula

O que é semente de papoula?

Semente de papoula é, como o nome indica, a semente da planta de mesmo nome. Em suma, as pessoas consumem sementes de papoula por via oral. De fato, seu efeito é benéfico para uma série de condições, tais como:

  • Asma;
  • Constipação;
  • Tosse;
  • Diarreia causada por infecção;
  • Distúrbios do sono (insônia);
  • Diagnóstico de uma condição chamada fístula vesico entérica.

Contraindicações da papoula

Embora incomum, o consumo de sementes de papoula pode causar alergias em algumas pessoas.

Os sintomas incluem vômitos, inchaço do interior da boca, urticária, inchaço dos olhos (conjuntivite) e dificuldade para respirar. A inalação de sementes de papoula também pode causar sintomas de alergia, incluindo vermelhidão e inchaço na pele.

Semente de papoula

Benefícios da semente de papoula

Os benefícios da semente de papoula são realmente notórios. Afinal, a semente dessa planta oferece componentes nutricionais impressionantes, que podem ajudar o corpo a melhorar ou manter a função saudável.

Por exemplo, a semente é capaz de:

  • Ajudar na prevenção de doenças cardíacas;
  • Auxiliar na manutenção e desenvolvimento ósseo;
  • Evitar a constipação e outros problemas digestivos;
  • Melhorar a função cerebral;
  • Ajudar a combater a insônia;
  • Auxiliar na produção de glóbulos vermelhos.

Papoula

Papoula é o nome comum para qualquer uma das plantas que compõem o gênero Papaver, pertence à família das plantas com flores Papaveraceae. As cores das flores das espécies de papoula incluem branco, lilás, rosa, amarelo, laranja, vermelho, violeta e azul.

De fato, o uso medicinal da papoula é antigo nos registros históricos. Afinal, elas foram encontradas em tumbas egípcias. Além disso, os médicos egípcios antigos receitavam que seus pacientes consumissem sementes de uma papoula para aliviar a dor.

Além disso, o ópio, do qual derivam a morfina, a heroína, a codeína e a papaverina, provém da semente da papoula do ópio (Papaver somniferum).

Essa espécie cresce de maneira silvestre no leste e sul da Ásia, tendo incidência também no sudeste da Europa. Acredita-se, de fato, que a espécie tenha se originado na região do Mediterrâneo.

Semente de papoula

Plantação de papoula

Sem dúvida, a plantação de papoula faz parte do mundo agrícola desde a antiguidade, tendo sido mencionada nos primeiros relatos de gregos e romanos.

Por exemplo, a documentação mais antiga da plantação de papoula remonta a nada menos que três mil anos atrás, quando a semente já era usada. Contudo, devido a ser fonte do ópio, um narcótico altamente viciante, sua plantação foi banida em muitos países.

Plantar papoula é crime?

Isso nos leva a uma inevitável pergunta: plantar papoula é crime? Afinal, como visto acima, a espécie Papaver somniferum é fonte do ópio.

No Brasil, a Anvisa proíbe apenas o cultivo da papoula. Por outro lado, a semente de papoula, tal como seu consumo e comercialização, não é crime.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo