Chá de gengibre traz bem-estar e ajuda a aliviar má digestão e enjoo

Inicio » Agronegócio » Chá de gengibre traz bem-estar e ajuda a aliviar má digestão e enjoo
28/08/2019 Por
Chá de gengibre traz bem-estar e ajuda a aliviar má digestão e enjoo

Chá de gengibre é considerado um remédio universal

“Tudo de bom é encontrado no chá de gengibre”, é o que afirma um antigo provérbio indiano. É por isso que algumas culturas frequentemente se referem ao gengibre como um “remédio universal”.

A medicina chinesa é um exemplo disto. No papel de uma das tradições mais antigas ainda vivas, a medicina chinesa acredita que o gengibre é uma planta medicinal que restaura o Yang. Pronto para saber mais sobre o chá de gengibre? Continue lendo!

Chá de gengibre

O que é chá de gengibre?

Chá de gengibre é uma bebida condimentada, feita através da infusão da planta. O chá de gengibre é uma alternativa ao café ou chá preto, uma vez que é revigorante e livre de cafeína.

A raiz aromática e apimentada da planta tem sido usada há séculos em procedimentos medicinais de cura. Afinal de contas, o chá traz consigo uma série de benefícios poderosos para a saúde.

Devido a isso, a planta é amplamente utilizada em diversas culturas para alívio de dor de garganta ou tosse. Além disso, é usada no combate de resfriados e no alívio da indigestão, náusea e enjoo. Verificou-se ainda que a raiz do gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Atualmente, a Índia e a China produzem a maior parte do gengibre do mundo, visto que a planta cresce melhor em áreas quentes e úmidas.

Colheita do gengibre

O gengibre fresco é colhido uma vez que a planta começa a murchar. Em seguida, a raiz é lavada e raspada para evitar um novo crescimento.

Você pode comprar raiz de gengibre ou gengibre em pó em qualquer comércio local. Além disso, pode optar entre fazer o seu próprio chá de gengibre ou adquiri-lo pronto, em saquinhos e sachês moídos.

Caso decida comprar sua própria raiz de gengibre, procure por raízes que sejam suaves e sem rugas. Isto é, evite raízes muito enrugadas, pois é uma indicação de que o gengibre está velho e menos saboroso.

Sabor do gengibre

Acomodar-se com um bom livro e beber uma xícara de chá quente ajuda a relaxar e rejuvenescer os sentidos enquanto aumenta o seu bem-estar.

Não é de se surpreender que o consumo de chá seja popular há séculos, não apenas por causa dos benefícios à saúde, mas também devido à grande variedade de sabores e aromas que você pode escolher.

No caso do chá de gengibre, seu sabor é picante e perfumado e pode ser um pouco intenso para quem não está habituado. Se o gengibre for muito forte para o seu paladar, você pode misturá-lo ao limão ou ao mel para suavizar sua picância.

Chá de gengibre

Propriedades do chá de gengibre

O consumo do chá de gengibre pode:

  • Ajudar o corpo a absorver nutrientes;
  • Ajudar a aliviar uma dor de estômago;
  • Ajudar em casos de síndrome do intestino irritável;
  • Ajudar com a perda de peso;
  • Ajudar no combate ao câncer;
  • Ajudar na regulação dos níveis de glicose;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Melhorar a digestão dos alimentos;
  • Aumentar a produção de suco gástrico;
  • Proteger contra a doença de Alzheimer;
  • Abrir as vias aéreas inflamadas;
  • Reduzir a inflamação artrítica;
  • Aliviar o desconforto menstrual;
  • Aliviar o estresse;
  • Estimular o apetite.

Benefícios do chá de gengibre

Os ingredientes benéficos do gengibre ainda contam com gingeróis e gingerdiones. Estes componentes fornecem benefícios antioxidantes, antibacterianos e anti-inflamatórios potentes.

Por outro lado, o chá contém fitoquímicos que estimulam a digestão e fornecem efeito de afinamento do sangue (como a aspirina). Isso, por sua vez, tende a promover uma melhoria na circulação sanguínea, prevenindo assim a coagulação.

Esses benefícios digestivos podem ajudar a melhorar o processo de limpeza do corpo, eliminando resíduos e toxinas. Isto é, seu efeito promove uma defesa mais saudável e mais resistente contra doenças e enfermidades.

Como fazer chá de gengibre?

Para um litro:

  • Para fazer um litro de chá de gengibre, pique um pedaço de gengibre inteiro com casca;
  • Corte em pedaços irregulares e coloque em um pote de dois a três litros para um litro de água;
  • Deixe ferver e reduza o fogo, permitindo que o chá ferva por cerca de quinze minutos;
  • Coe o chá e guarde em uma garrafa térmica ou uma jarra de vidro.

Para uma xícara:

  • Para fazer uma xícara de chá de gengibre, separe um pedaço de raiz do gengibre inteiro e com casca;
  • Em seguida, rale o equivalente a uma colher cheia de chá;
  • Misture o gengibre em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por dois minutos;
  • Coe ou deixe o gengibre assentar no fundo do copo;
  • Antes de beber, permita ao chá esfriar por dois minutos.

Faça do consumo de chá uma rotina na sua vida. Desse modo, seu corpo logo colherá os muitos benefícios do chá de gengibre.

Chá de gengibre

Precauções no consumo de chá com gengibre

Uma xícara de chá de gengibre pode ser uma alternativa deliciosa e energizante para substituir o café. No entanto, é de suma importância ter em mente que a bebida deve ser consumida com moderação. Para algumas pessoas, isso significa não beber mais do que uma ou duas xícaras por dia.

Embora se diga que o gengibre ajuda na digestão, beber muito do chá pode provocar um desconforto no estômago. Além disso, alguns casos ainda podem apresentar diarreia.

Evite beber o chá do gengibre antes de dormir ou muito tarde da noite, caso sofra de insônia ou acredite que isso o manterá acordado.

O gengibre pode retardar a coagulação do sangue, por isso, deve ser evitado pelo menos duas semanas antes ou após a cirurgia. Além disso, não deve ser tomado com anticoagulantes, antiagregantes plaquetares ou suplementos. Isto é, não ingira o chá do gengibre com varfarina, aspirina, alho ou ginkgo.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo da planta. Do mesmo modo, mulheres grávidas e lactantes devem consultar seus médicos antes de beber chá de gengibre. Se você tem pressão alta, cálculos biliares, azia, refluxo ácido ou diabetes, converse com seu médico antes de tomá-lo regularmente.

E o mais importante: tenha em mente que o chá de gengibre não deve ser usado como um substituto para os tratamentos padrões. Isto é, se estiver enfrentando um problema de saúde, não interrompa o tratamento. O chá de gengibre deve ser usado com moderação e de modo consciente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo