Shire é conhecido como maior raça de cavalo do mundo

Inicio » Pecuária » Shire é conhecido como maior raça de cavalo do mundo
28/06/2019 Por
Foto: SONY DSC
Shire é conhecido como maior raça de cavalo do mundo

Os cavalos shire são conhecidos pelo temperamento dócil e porte, podendo ultrapassar os dois metros de altura

A raça shire ganhou o apelido de maiores cavalos do mundo, devido ao porte e peso dos animais. Assim, eles são muito fortes e resistentes ao frio, além de apresentarem um temperamento doce.

Conforme os relatos históricos, os cavalos shire  fizeram parte de muitas guerras e eram utilizados como meio de transporte na antiga Inglaterra. Atualmente uma de suas principais funções é o passeio, além de exposição em feiras e procriação.

shire

O que é shire?

Shire é uma raça de cavalos muito forte e, assim, sempre foi bastante utilizada para tração. O cavalo shire é originário da Inglaterra e a raça é conhecida por ser uma das maiores que existem. Inclusive, eles ganharam o apelido de serem os “maiores cavalos do mundo” ou “cavalos gigantes”.

Na era medieval, então, estes animais eram os responsáveis pelo transporte e trabalho em boa parte da Europa. Devido ao seu tamanho, os animais conseguiam suportar o peso de um homem e mais a sua armadura. Além disso, também são resistentes e conseguiam fazer caminhadas no frio e na neve.

De acordo com a história, a elite também utilizava os animais para puxar as carruagens. Contudo, com o surgimento das máquinas e a invenção dos veículos, aos poucos os animais deixaram de ser utilizados como auxílio no trabalho, ou transporte.

Características e curiosidades sobre o cavalo shire

Apesar de serem muito grandes e fortes, os cavalos shire são bastante dóceis e tranquilos. Eles têm um temperamento bastante confiável.

Saiba mais características do cavalo shire:

  • Tem estatura média de 1,80m. Contudo, alguns animais da raça já foram relatados com até 2 metros de altura.
  • Pesa cerca de uma tonelada.
  • É extremamente forte e, assim, pode carregar até cinco vezes o seu peso.
  • Temperamento tranquilo e de confiança.
  • A pelagem geralmente é preta ou castanha escura, podendo variar para o tordilho.

shire

Outra curiosidade sobre os shires é que, para montar um cavalos destes, existe um pouco de dificuldade. Como pode ser mais alto do que os próprios humanos, na maioria das vezes ele continua sendo utilizado apenas para tração.

Entretanto, se alguém quiser se aventurar no lombo de um shire, será necessário providenciar arreios especiais, que sirvam no animal.

Existem cavalos da raça em solo brasileiro?

Ainda não há registros oficiais sobre o cavalo shire no Brasil. Sabe-se que milhares de pessoas são fãs dos “cavalos gigantes”, se encantam com sua beleza e temperamento. Contudo, não é certo que os animais se adaptariam facilmente ao clima daqui. Isso porque a raça é muito antiga e está acostumada e adaptada às baixas temperaturas.

shire

Ainda assim, alguns relatos afirmam que poucos exemplares dos animais foram importados da Inglaterra. Atualmente, além de países da Europa, a raça é encontrada nos Estados Unidos e no Canadá.

A princípio, porém, não existe nenhuma finalidade comercial para o cavalo shire no Brasil, apenas recreação. Hoje em dia os países que criam os animais, então, acabam utilizando os exemplares para feiras de exposição e criação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo