O sistema chamado silvipastoril pode trazer benefícios econômicos e ambientais. Uma estratégia de produção tem ganhado muito adeptos pelo Brasil rural, que é o ILPF ou, sistema de Integração Lavoura- Pecuária- Floresta. Dentro dessa estratégia, surgiu o chamado sistema silvipastoril.
O silvipastoril traz uma solução tecnológica para uma produção agrícola mais sustentável, integrando várias atividades em um mesmo espaço. Esses modelos de produção sustentável são tendência em todo o mundo, visando um aumento de produção em quantidade e qualidade, sem a necessidade de aumentar a área cultivada e preservando o ambiente.
O que é silvipastoril?
Silvipastoril é um sistema que consiste em uma opção tecnológica dentro do chamado Sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta, ou agrossilvipastoril. Desse modo, na prática, esta atividade consiste em uma combinação de animais como o gado, pastagem e árvores, tudo em um mesmo espaço e ao mesmo tempo, de forma sustentável.
Ou seja, esse sistema pode ser feito com cultivo consorciado, sucessão ou em rotação de culturas, de forma a preservar todas as atividades envolvidas.
A Embrapa destaca alguns dos principais benefícios do sistema ILFP:
- preservação da biodiversidade, além de tornar a agropecuária mais sustentável;
- conservação das características produtivas do solo;
- otimização da ciclagem de nutrientes no solo;
- no caso da pecuária, traz uma melhoria significativa do bem-estar animal, devido ao conforto da mata e vegetação, trazendo mais sombra aos animais;
- é possível diversificar a produção;
- maior eficiência no aproveitamento de recursos naturais;
- adaptação a diferentes realidades produtivas.
Contudo, a ILPF apresenta quatro modalidades:
- Integração floresta-pecuária (IFP) ou sistema silvipastoril; que integra pecuária e árvores ou florestas;
- Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril; é um dos sistemas mais utilizados dentre as integrações, que consiste no cultivo agrícola e pecuário, podendo ser em rotação, consórcio ou sucessão;
- Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola; que consiste na integração de espécies de florestas com os cultivos agrícolas;
- Integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril; que integra os três no mesmo espaço, a produção agrícola, pecuária e também a florestal.
Sistema Silvipastoril
Esse sistema, quando manejado corretamente, pode apresentar grandes benefícios econômicos e ambientais aos produtores e também para a sociedade.
O sistema silvipastoril trazem a possibilidade de produção integrada dos recursos naturais, ajudando a evitar a degradação do ambiente. Dessa forma, junto com a criação de gado, é possível manter, além da pastagem, árvores que podem servir como sobra, quebra-vento, diminuir erosão, ajudar a conservar água, sequestrar o carbono, dentre outros benefícios.
Tudo isso, tendo em vista também a importância das cadeias produtivas do leite e carne, sob o desafio de produzir com qualidade e quantidade, sem aumentar a área de cultivo, de forma sustentável.
Dessa forma, o sistema integrado visa otimizar o uso dos recursos naturais, seja a terra, água ou a vegetação, tendo em vista que toda a vida na terra está interligada e depende desses recursos. Com isso, ainda é possível alimentar o mundo, mas de forma com que a sustentabilidade faça parte do dia a dia da produção agrícola.
Assim, todos os sistemas de integração no campo, inclusive o silvipastoril, são de extrema importância para a boa produção, resultando em qualidade de vida para todos.