SLC Agrícola, produtora de commodities agrícolas, foi fundada em 1977

Inicio » Agronegócio » SLC Agrícola, produtora de commodities agrícolas, foi fundada em 1977
10/11/2020 Por
SLC Agrícola, produtora de commodities agrícolas, foi fundada em 1977

SLC Agrícola é um dos maiores produtores agrícolas da atualidade. O forte de agricultura SLC Agrícola é uma das pioneiras do segmento. Com grande sucesso agregado em sua história, o grupo se tornou a primeira empresa do seu setor cuja qual teve as ações negociadas em uma bolsa de valores.

Além disso, a SLC Agrícola opera 16 fazendas em seis estados brasileiros, contagem que soma 460.600 hectares. Com sede localizada em Santana, Porto Alegre, a empresa é referência para diversos outros empresários do ramo. No artigo de hoje, você vai conhecer mais a respeito desse produtor agrícola. Boa leitura!

 

SLC Agrícola

O que é SLC Agrícola?

SLC Agrícola é um dos maiores e mais reconhecidos produtores agrícolas brasileiros. A seu início ocorreu em 1977 pelo grupo SLC. A SLC Agrícola é um grupo gaúcho controlado pela família Logemann.

Uma das características que mais chama atenção, é que foi a primeira empresa do setor de grãos e algodão que teve suas ações negociadas na bolsa de valores. Além disso, a empresa já opera 14 unidades em seis estados e vendo o grande sucesso do grupo, é possível que o número aumente.

Com as quatorze fazendas distribuídas nos estados brasileiros, totalizam-se mais de 1 milhão de acres. A empresa possui sede em Santana, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Tudo isso, obviamente, causa grande alegria e realização, não só para a SLC Agrícola, como também para todos os gaúchos, moradores de Porto Alegre ou não, já que a família é uma das poucas, senão a única, a aparecer na Forbes no ano de 2014.

Grande parte também do sucesso que a empresa possui, se deve ao fato da grande quantidade de estudos que realiza e também das unidades distribuídas em diversas regiões do território brasileiro. Afinal, é uma forma eficaz e segura de garantir que os projetos desenvolvidos obterão a eficácia desejada.

A importância de empresas desse porte

A magnitude de empresas como a SLC Agrícola, agrega valor inestimável para a economia brasileira e também reforça a imagem de riqueza em diversidade de plantio que o país possui. Além disso, tais empresas têm importante e fundamental papel em gerar empregos e garantir o sustento de uma grande quantidade de famílias.

Dessa forma, melhoram a imagem do país perante outras empresas e auxiliam para que o país seja visto com imagem positiva e empreendedora, o que colabora em grande escala para que hajam maiores e melhores investimentos em uma série de segmentos que vão além do negócio agro.

Além disso, com empresas que atuam com grande qualidade como a SLC Agrícola, é possível garantir procedência e profissionalismo em todas as unidades e produtos disponíveis. Essa, também, é uma forma de auxiliar a economia do país e oferecer uma imagem empreendedora de sucesso do país para os demais locais.

Outra grande vantagem que as empresas como a SLC Agrícola agrega, é atrair os olhares para regiões onde não haveriam tantas apostas profissionais, mesmo que sejam regiões conhecidas pelos bem-sucedidos negócios agros.

SLC Agrícola

Unidades SLC Agrícola

Em relação às unidades da SLC Agrícola, cada uma está fortemente equipada comunidades de pesquisa onde os principais tópicos de estudo são:

  • Fertilização;
  • Sistemas de manejo do solo;
  • Competição entre cultivo de soja.

Além disso, os estudos sobre o cultivo de híbridos de milho e cultivo de algodão, também estão dentro da grade de pesquisa. Logo, grande parte do sucesso da empresa SLC Agrícola também se deve ao fato de o grupo estar sempre estudando inovações de realizar os serviços necessários.

Para garantir sempre a eficácia, também há sempre uma avaliação minuciosa em cada unidade, sobre as épocas de plantio mais eficazes, avaliação sobre a eficiência de cada fungicida, inseticida e herbicidas.

Na intenção de ter certeza sobre a eficácia do estudo proposto, sempre há simulações perfeitas sobre as condições reais da terra. Em geral, a SLC Agrícola realiza aproximadamente 190 testes anuais somente de terra.

Dessa forma, sempre com grande quantidade de estudos minuciosos, a empresa consegue atingir um patamar de excelência, já que oferece grande fluidez em seus negócios e a certeza de tudo aquilo que será investido.

Isso tudo também colabora para que haja melhor divisão de plantios e produtos, já que assim é possível garantir a melhor produtividade de cada um deles. Por conta disso, estima-se que a SLC Agrícola tenha em suas fazendas, os produtos distribuídos da seguinte forma:

  • Soja – 230 mil hectares;
  • Algodão – 93 mil;
  • Milho – 77 mil.

Há ainda uma pequena parte, em torno de pouco mais de 2 mil hectares, que é dedicada a outras culturas, como o girassol, trigo, milho semente, soja semente e cana-de-açúcar.

SLC Agrícola

Ações SLC Agrícola

A compra e venda de ações tem sido uma ótima forma de girar a economia e garantir que muitas pessoas obtenham uma renda extra de valores variados. Muitas pessoas, inclusive, investem nas ações SLC Agrícola.

No entanto, com o momento atual, acaba sendo difícil decidir entre comprar ou vender. No entanto, é preciso levar em conta de que a grande maioria das terras da companhia que estão em operação, foram adquiridas em estado bruto ou parcialmente desenvolvido.

Por conta disso, houve sempre um grande investimento com o decorrer dos anos, para garantir a melhoria crescente do solo e também da produção agrícola sustentável. Logo, isso agregou grande valor.

Em suma, as ações de uma empresa são como pequenos pedaços dela. Ou seja, é impossível adquirir somente um tijolo da SLC Agrícola, mas comprar uma ação é praticamente a mesma coisa. Dessa forma, a empresa vende ações que representam uma parte de todo o seu capital presente na bolsa.

Assim, o investidor que resolve comprar essas ações, está aceitando automaticamente o risco de ganhar ou perder. E ainda dividi-lo com grande parte de outros investidores e a companhia. Logo, se o investidor acertar, há possibilidades de ganhos, já que a empresa valerá muito mais e as ações se valorização.

A SLC Agrícola teve uma queda em suas ações mediante ao cenário atual de pandemia e, por conta disso, muitas pessoas estão temerosas em investir na empresa. Porém, existe ainda a possibilidade de que ocorra melhorias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo