Subsolador é implemento agrícola útil na preparação do solo

Inicio » Agricultura » Subsolador é implemento agrícola útil na preparação do solo
01/03/2019 Por
Subsolador é implemento agrícola útil na preparação do solo

Capaz de romper o solo sem causar inversão, o subsolador tem vantagens operacionais e econômicas

Entre os tipos de implementos agrícolas mais conhecidos, destaca-se o subsolador. Um método que prolonga a sobrevivência e o crescimento das mudas cultivadas.

Usar o subsolador também é uma forma de propiciar menor exposição do solo e reduzir as perdas causadas pela erosão. Conheça mais sobre o processo em que ele é utilizado (subsolagem) e como utilizá-lo da melhor forma a seguir.

Subsolador sendo utilizado

O que é subsolagem?

A subsolagem é um processo agrícola que mobiliza o solo para quebrar as camadas compactadas ou adensadas. Faz parte da preparação para que ele possa receber mudas e sementes. Com o uso de um subsolador agrícola, implemento que pode ser acoplado ou arrastado ao sistema hidráulico de um trator de grande potência, é possível quebrar camadas do subsolo que podem restringir o crescimento de raízes.

Em outras palavras, é uma atividade que desagrega o solo. Isto é, rompe camadas, mas não o revolve. Subsoladores são usados para aumentar o volume de solo preparado. Suas hastes podem ter três formatos: serem retas, curvas ou parabólicas.

Para cada um deles existe uma profundidade máxima de trabalho. O que varia de cinco a sete vezes a largura da ponteira da haste. O formato que exige menor força de tração é o parabólico, que é usado como um subsolador florestal.

Qual é a diferença entre subsolador e escarificador?

Embora tenham funções parecidas, o subsolador atinge profundidades de até 80 cm ao romper camadas compactadas do solo. Já o escarificador, tem como função primordial a preparação do solo.

Como usar corretamente um subsolador?

Para acertar no uso do subsolador é preciso conhecer as características do solo trabalhado, além da operação a ser realizada. O que isso quer dizer? Que devem ser considerados fatores como a compactação existente, estrutura e textura do solo, além de plantas de cobertura e teor de água.

Isso porque, quanto menor for a umidade do solo, maior a eficiência da subsolagem
Solos argilosos, por exemplo, são mais suscetíveis à compactação do que aqueles que têm textura arenosa.

É importante considerar, antes de iniciar o processo, que solos profundos e uniformes não precisam passar pelo subsolador. Só vão necessitar disso se houver uma camada adensada induzida pelo tráfego de máquinas. Isso porque o tráfego de máquinas nas lavouras anteriores pode causar a compactação do solo.

Trator utilizando um subsolador acoplado e operando no solo

Então, o uso do subsolador é recomendável desde que a camada adensada seja superficial e fina. E para que os melhores resultados possam ser obtidos, os sulcos sucessivos devem estar separados a uma distância próxima à profundidade atingida.

O resultado, após a subsolagem, deve ser de um solo com pouca elevação, ou seja, sem grandes perturbações de resíduos. Se o contrário ocorrer, pode ser um sinal de que as hastes não foram inseridas na profundidade correta ou a velocidade de deslocamento foi muito alta.

Vantagens do subsolador

Como mobiliza o solo e rompe camadas compactadas, o subsolador agrícola melhora a aeração do solo e reduz os riscos de erosão.

Agro20 | Portal Vida No Campo