Tamarilho é um fruto comestível cujo formato lembra um ovo

Inicio » Agricultura » Tamarilho é um fruto comestível cujo formato lembra um ovo
15/11/2020 Por
Tamarilho é um fruto comestível cujo formato lembra um ovo

Tamarilho é uma fruta popular na Nova Zelândia. A primeira variedade de tamarilho foi a amarela. De fato, a variedade vermelha só apareceu mais tarde. Assim, o nome tamarilho foi escolhido em 1967 porque a palavra “tomate de árvore” era confusa em relação ao tomate “tradicional” e comum.

Em suma, a palavra “tamarilho” é composta de duas outras: a palavra “tama”, que significa liderança em maori, e a palavra espanhola “amarillo”, que significa amarelo.

Tamarilho

O que é tamarilho?

Tamarilho é uma fruta popular na Nova Zelândia que se diz originar das florestas semitropicais de alta altitude, encontradas no Brasil e no Peru, e possivelmente de outros países da América do Sul como Chile, Equador e Bolívia também. Todos os tamarilhos crescem em árvores e demoram cerca de dezesseis semanas para se desenvolver da flor à fruta.

O fruto do tamarilho (tomateiro arbóreo) é de forma oval e possui uma pele lisa e brilhante. Também é chamado tomate de árvore e tomate de arbol (espanhol). Esta fruta apresenta cores diferentes, dependendo do tipo de cultivar, sendo os tamarilhos vermelhos mais comuns em comparação com as variedades amarelo-alaranjadas.

Em 1967, foi realizada uma competição na Nova Zelândia para nomear uma fruta única e suculenta. W. Thompson, membro do então Conselho de Promoções para Tomate de Árvore da Nova Zelândia, combinou uma palavra maori (“tama”, que implica liderança) e uma palavra em espanhol (supostamente “amarillo”, que é “amarelo” em espanhol), para formar o nome “tamarilho”.

Qual a origem do tomateiro arbóreo?

Acredita-se que o tamarilho seja nativo dos Andes do Peru e provavelmente também do Chile, Equador e Bolívia. É cultivado e naturalizado na Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela. É amplamente cultivada na Nova Zelândia como uma colheita comercial.

Benefícios de saúde de tamarilho

O tamarilho é uma fonte de vários minerais, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes (como fibra alimentar) que podem oferecer benefícios de saúde excepcionais. Esses incluem principalmente:

Vitamina A

É conhecida por suas habilidades em manter uma boa saúde ocular, preservar a integridade da mucosa e da pele e manter os ossos e outros tecidos saudáveis. Também funciona como um antioxidante que ajuda a resistir aos danos celulares.

Vitamina C

Ajuda a prevenir deficiências do sistema imunológico, doenças cardiovasculares e doenças oculares. A vitamina C também pode ajudar na prevenção de problemas de saúde pré-natal e na promoção da boa saúde da pele.

Tamarilho

Como plantar tamarilho?

Aprenda como plantar tamarilho com as especificações a seguir.

Localização

O tamarilho é pequeno o suficiente para caber em muitas partes da paisagem doméstica, desde que o local seja bem drenado. De fato, eles crescem melhor em pleno sol, exceto em situações quentes e secas, onde a sombra parcial é melhor. Além disso, eles precisam de proteção contra ventos fortes.

Solo

Os tamarilhos requerem um solo fértil e leve, rico em matéria orgânica. Drenagem perfeita também é necessária. Afinal de contas, a água parada por alguns dias pode matar a planta. Por causa do sistema radicular raso, o cultivo profundo não é possível, mas o cultivo leve para eliminar as ervas daninhas é aceitável.

Irrigação

A planta não pode tolerar secas prolongadas e deve ter água em abundância durante os períodos secos. Uma cobertura morta é muito benéfica na conservação da umidade nesses momentos.

Fertilização

As aplicações recomendadas de fertilizante são de 0,5 a 2 por árvore de 5:6:6. Metade disso deve ser aplicada no início da primavera e a outra metade no meio do verão. Uma aplicação no final do inverno de superfosfato a cada dois anos à taxa de 0,5 por árvore também é benéfica.

Poda

Os tamarilhos recém-plantados devem ser podados para incentivar a ramificação. A poda anual é aconselhável para eliminar galhos que já frutificaram e induzir novos rebentos próximos aos galhos principais, pois os frutos são produzidos com novo crescimento. A poda também ajuda na colheita e, se cronometrada corretamente, pode estender o período total de frutificação.

Propagação

Sementes e estacas podem ser usadas para propagação. As sementes produzem uma árvore ereta e de ramificação alta, enquanto as mudas se desenvolvem em uma planta mais curta e espessa, com galhos baixos. A árvore nem sempre desabrocha a partir da semente, mas é mais provável que cresça com sementes de frutas vermelhas com polpa de semente preta ou frutas amarelas com polpa de semente amarela.

Tamarilho

Pragas e doenças

O tamarilho é geralmente considerado resistente a pragas, embora ocasionalmente sejam atacados por pulgões verdes, e as moscas da fruta atacam em áreas onde isso é um problema. Nemátodos também são um problema em potencial. Além disso, a principal doença é oídio, que pode causar desfolhamento grave se não for controlado.

A planta é conhecida por sua resistência ao vírus do tabaco, embora seja suscetível ao vírus do pepino e ao vírus da batata. O rebaixamento, de origem desconhecida, às vezes é letal para as flores, cachos de frutas, galhos e brotos novos. As plantas em vasos cultivadas no interior devem ser observadas em busca de pragas de plantas comuns, como cochonilhas, escamas de algodão e moscas brancas.

Colheita

Os tamarilhos estão prontos para colher quando desenvolvem a característica de cor amarela ou vermelha da variedade em particular. Para colher, basta puxar a fruta da árvore com um movimento de estalo, deixando o caule preso.

Cultivares

Laranja equatoriana

A fruta é de cor laranja média, do tamanho de um ovo de galinha grande. Polpa laranja clara, de textura cremosa, menos ácida que o vermelho rubi. Excelente para fins culinários.

Ouro inca

Uma cultivar de frutos amarelos, menos ácida que os tipos vermelhos. Quando cozida, diz-se que a fruta se assemelha ao sabor do damasco.

Vermelho rubi

Fruta vermelha grande e brilhante. Polpa vermelha escura, azeda e saborosa. Se permitindo amadurecer por uma a três semanas após a colheita, eles se tornarão menos ácidos. A cultivar padrão cultivada para exportação na Nova Zelândia.

Amarelo

Tamarilho do tamanho e formato de uma ameixa grande. Pele laranja amarelada. Amarelo de carne, com um sabor mais suave do que os tipos vermelhos. A forma amarela é a mais antiga em cultivo na Nova Zelândia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo