Mosca branca é praga que atinge principalmente lavouras de soja e feijão

Inicio » Agricultura » Mosca branca é praga que atinge principalmente lavouras de soja e feijão
14/10/2019 Por
Mosca branca é praga que atinge principalmente lavouras de soja e feijão

A mosca branca introduz toxinas nas plantas e transmite severas doenças para as lavouras

A mosca branca, ou Bemisia tabaci, na verdade, não é realmente uma mosca. Dentro da classificação biológica, as moscas são os insetos inseridos na ordem Díptera, ou seja, possuem um só par de pequenas asas.

Já os insetos chamados mosca branca pertencem à ordem biológica Hemiptera. Isso quer dizer que possuem dois pares de pequenas asas, sendo que um par é rígido e preso na base de seu corpo e o outro par é flexível. Tal formação é que é responsável pelo ato de voar. Assim, essa “mosca” não é mosca, mas uma praga mais parecida com a cigarra.

Mosca branca

O que é mosca branca?

Mosca branca é um tipo de praga bem preocupante, em especial porque é considerada vetor de diversas doenças que perturbam várias culturas.

Um bom exemplo é o Begomovírus, que afeta a lavoura de tomate. Existem também os mosaicos dourados e o Carlavírus, prejudiciais às culturas do feijão.

Para se saber realmente o que é mosca branca basta prestar atenção nas plantações de tomate, soja, feijão, hortaliças e algodão. Esta praga adaptou-se a várias culturas. Isso porque o inseto tem a capacidade de reprodução sobre mais de 600 tipos de culturas.

Portanto, todos os cuidados devem ser tomados para que essa praga mantenha distância das plantações.

O detergente contra mosca branca

Alguns inseticidas químicos se mostram bem ineficientes quando o assunto é dizimar essa praga. Para o combate efetivo, muitos produtores estão utilizando o detergente contra mostra branca.

Como eliminar mosca branca com esse detergente? Na verdade, é realmente simples.

Mosca branca

O produto é composto por uma mistura feita de água e detergente neutro líquido. A proporção precisa ser em média 2 a 5% por cada litro d’água. A mistura tem que ser borrifada bem embaixo da planta, que é onde os insetos se concentram.

A preferência é borrifar logo no fim da tarde. A operação precisa ser repetida com regulares intervalos de 5 dias, até que os adultos e ninfas sejam dizimados.

O que é Aleyrodidae?

A família Aleyrodidae é composta por pequenos insetos que obtiveram o nome comum de “mosca branca”. Isso porque as asas e o corpo dos adultos são cobertos com uma cera branca fina, em pó e semelhante à farinha.

Existem aproximadamente 1500 espécies conhecidas de moscas brancas – que, como vimos no início, não são realmente brancas. A capacidade de reconhecer uma dessas espécies com confiança pode ajudar na determinação da mais problemática para uma determinada cultura.

Mosca branca

Os ovos dos insetos da família Aleyrodidae quase sempre são presos à parte inferior das folhas por meio de um caule curto ou longo. Suas superfícies podem ser lisas ou esculpidas (em favo de mel).

Muitas espécies depositam seus ovos em uma ou mais linhas concêntricas semicirculares ou circulares. Entretanto, outras espalham seus ovos pela folha.

Outro aspecto interessante da história de vida da mosca branca é a tendência para sobreviver. Isso significa que seu combate pode ser bastante complicado em determinados casos, portanto, manter-se informado sobre as principais formas de combater esse tipo de praga é essencial para manter suas culturas saudáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo