Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo

Inicio » Agricultura » Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo
22/04/2020 Por
Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo

Bastante popular e consumida em todo o território nacional, a laranja é uma fruta que pode ser encontrada em uma infinidade de variedades; cada uma com suas características específicas de sabor e aparência. A laranja Bahia é um bom exemplo disso e, batizada por ter surgido no estado homônimo, tem sua origem provável numa mutação natural da laranja seleta.

A laranja Bahia é conhecida pela casca amarela bem vibrante. E, para os mais acostumados com o seu consumo, é possível saber que a fruta está mais doce quando se consegue notar algumas manchas amarronzadas na sua casca. 

  1. O que é laranja Bahia?
  2. Propriedades da laranja Bahia
  3. Quantas calorias tem a laranja Bahia?
  4. Benefícios da laranja Bahia
  5. Variedades de laranja
  6. Principais tipos de laranja
  7. Laranja pera
  8. Laranja lima
  9. Da terra
  10. Laranja seleta
  11. Laranja barão
  12. Pragas que podem atacar a laranja Bahia
  13. Laranja Bahia e o clima
  14. Temperatura ideal para a laranja Bahia
  15. Como avaliar a laranja apta para consumo?
  16. Laranja Bahia verde
  17. Lucro com a laranja Bahia

laranja Bahia

O que é laranja Bahia?

A laranja Bahia é uma variedade de laranja bastante conhecida e produzida no Brasil. Caracterizada pela casca grossa e a ausência de sementes no seu interior, ela também é conhecida como laranja-da-baía ou laranja-de-umbigo.

Isso porque, em uma de suas extremidades, uma segunda laranja que não se desenvolve tenta nascer; formando uma espécie de umbigo saltado para fora da fruta. Sua polpa é alaranjada e bastante consistente, sendo que outra das suas maiores marcas é o sabor adocicado

As árvores de laranja-da-baía possuem porte grande e folhas grandes e escuras. Além disso, sua copa é conhecida por ser muito folhosa, e uma curiosidade sobre a planta é que um único pé pode render até 250 quilos de fruta.

Propriedades da laranja Bahia

A cultivar da laranja é bastante proteica e, em uma única fruta, é possível encontrar nutrientes como, por exemplo, vitamina C e potássio em grande quantidade. Além disso, também se destacam em suas propriedades, entre outros:

  • fibras;
  • carboidratos;
  • cálcio;
  • fósforo;
  • proteínas.

Quantas calorias tem a laranja Bahia?

A quantidade de calorias da laranja Bahia é considerada intermediária quando comparada às demais variedades da fruta. Isso porque uma porção de 100 gramas conta com aproximadamente 45 calorias; enquanto os tipos lima e da terra destacam, na mesma quantidade, por volta de 37 e 51 calorias, respectivamente.

Benefícios da laranja Bahia

Esta variedade cítrica é bastante benéfica para o organismo e, entre os principais benefícios da laranja Bahia para a saúde, podemos citar

  • Atua na diminuição da pressão arterial;
  • O óleo extraído desta cultivar possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
  • Seu óleo também está relacionado a uma boa digestão;
  • Ela é ainda considerada como um bom estimulante para o crescimento capilar.
  • Ajuda na prevenção da celulite, e contribui para que a pele fique com aspecto saudável;
  • Devido às propriedades antioxidantes são ótimas para o sistema imunológico, e ajuda a prevenir resfriados e gripes.

laranja Bahia

Variedades de laranja

Existem diversos tipos de laranjana natureza, sendo que todas elas têm características comuns como o fornecimento de energia, facilitar o processo de cicatrização e hidratar o organismo. Laranja pera, laranja-lima, laranja da terra e laranja seleta são as cultivares mais conhecidas.

A laranja pera é a menor das cultivares desta fruta e não é ácida, tornando-se, portanto, uma das mais populares para consumo in natura ou em sucos. A laranja-lima, no entanto, é mais indicada para a produção de receitas de doces e caldas.

A variedade da terra é mais amarga que as demais e possui fins medicinais; enquanto a cultivar seleta tem uma polpa bastante suculenta e é bastante usada em receitas de bolos.

Frequentemente consumida junto com saladas, a laranja Bahia ainda destaca a vantagem de ser facilmente descascada; sem contar que o seu sabor mais leve e adocicado permite combinações diferenciadas e variadas no dia a dia.

Sabendo que existem diversos tipos de laranja, saber suas finalidades e como utilizá-las é uma das melhores formas de garantir um preparo correto de chás, doces e receitas em geral. Além do mais, com os benefícios da laranja Bahia, também é possível utilizá-la para uma série de finalidades.

Em suma, a laranja Bahia é muito diversificada e possui métodos de uso diferenciados. Não que elas não possam ser utilizadas por uma mesma receita, por exemplo. No entanto, os sabores podem diversificar de grande forma e fazer com que se destaquem por uma série de motivos.

Principais tipos de laranjas

Além da laranja da Baía, como também é conhecida, é possível encontrar outros tipos extremamente saborosos. Conhecê-los é ótimo para quem deseja dar início ao plantio de laranjas, incluindo a laranja Bahia, ou então outros tipos.

  • Laranja pera

Um nome que pode causar muita estranheza é o nome da laranja pera. Entre os tipos mais comuns de laranja, ela é uma das mais difíceis de ser identificada e encontrada – dependendo da região em que se encontra, obviamente.

Porém, sua aparência possui uma característica diferente, que é a casca lisa. Quem geralmente consome a laranja Bahia, seja ela a laranja Bahia vermelha ou a laranja Bahia importada, sabe que é comum notar uma casca um pouco mais enrugada.

Logo, a diferença entre ambas é algo realmente chamativo. Além de ser lisa por fora, a laranja pera é muito conhecida por ter seu interior extremamente suculento. Assim sendo, é considerada uma das laranjas com maior teor de caldo.

Isso faz com que ela seja a melhor para ser utilizada no preparo de sucos, ainda mais por conta de seu sabor suave, doce e com pouca acidez. No entanto, ainda assim ela colabora para o aumento da imunidade, já que possui, mesmo sendo doce, uma dose interessante de vitamina C.

  • Laranja lima

Completamente livre de acidez, a laranja lima é muito conhecida por ser utilizada já na primeira degustação de frutas de muitos bebês. Afinal, por conta da ausência completa da acidez, torna-se um alimento de fácil consumo.

Em seu sabor, aliás, é possível notar uma leveza diferenciada, bem como um sabor doce e que agrada até mesmo muitos adultos. No entanto, ela não é indicada para quem procura sentir o gosto tradicional das laranjas, já que é suave.

De qualquer maneira, indica-se que, na hora de comprá-la no supermercado ou na feira, opte-se pelas laranjas lima que possuem firmeza e casca brilhante.

  • Da terra

Sem dúvidas, a laranja da terra é uma das mais suculentas laranjas. Afinal, seu interior possui uma quantidade enorme de caldo, o que a torna muito agradável para consumo. Ademais, o seu tamanho é outra característica que colabora de grande forma para que seja consumida, já que ele é pequeno e achatado.

Entre os tipos de laranja, a laranja lima é conhecida por, assim como a laranja Bahia, possuir ótimas vitaminas e poderes medicinais que deixam a todos surpresos. Pode ser utilizada para o preparo de sucos e doces e ainda assim agregará uma série de benefícios à saúde de quem a consome.

Entre os doces mais tradicionais feitos com a laranja lima, pode-se citar tranquilamente as compotas e geleias.

Laranja Bahia

  • Laranja seleta

Outro tipo de laranja diferente e muito procurado pelos consumidores é a laranja seleta.

As suas características fazem jus ao nome. Afinal, ela faz parte do time de laranjas raras e que conseguem combinar características que são ácidas e doces ao mesmo tempo. Logo, oferece equilíbrio entre sabor azedo e sabor doce.

Isso a torna a laranja perfeita para ser utilizada no preparo do bolo de laranja. Para isso, muitas pessoas preferem utilizá-la como uma calda para realçar o sabor do bolo.

É muito comum que leigos não saibam diferenciá-la ao vê-la no supermercado. Porém, a maior dica é sempre observar as suas cascas. Afinal, a laranja seleta possui uma casca que beira o amarelo-claro, uma polpa muito suculenta e um aroma delicioso.

  • Laranja barão

Uma das características mais marcantes da laranja barão é que ela possui seu formato muito semelhante à laranja pera. Por isso, ambas são comumente confundidas em supermercados.

Logicamente, isso não tem problema nenhum, já que ambas são deliciosas. Porém, é importante ressaltar que, dependendo do tipo de receita que será executada, a laranja barão ficará melhor do que a laranja pera e vice-versa.

De qualquer forma, a laranja barão é dotada de caldo. Logo, isso faz com que seja considerada uma das melhores também para o preparo de geleias e doces. Além disso, é muito utilizada para criar a calda do bolo de laranja.

É importante ressaltar que o seu sabor é mais ácido do que doce. Assim sendo, mesmo que possua um toque adocicado no fundo, o sabor que mais se torna evidente é, sem dúvidas, o sabor ácido e típico da laranja.

Pragas que podem atacar a laranja Bahia

Na hora de aprender como plantar a laranja Bahia, é muito importante prestar atenção na questão das pragas que podem atingi-la. Logicamente isso não ocorre somente com as laranjas em geral, mas também com outras frutas e verduras.

Portanto, para todos aqueles que pensam em plantar algo para comercializar ou para consumo próprio, é indispensável realizar um estudo minucioso sobre o assunto para garantir que a plantação não seja destruída por pragas.

Dessa maneira, as principais doenças que atacam a laranja Bahia são:

  • Gomose;
  • Verrugose;
  • Amarelinho;
  • Cancro cítrico;
  • Pinta preta.

Na gomose, por exemplo, é possível notar a produção de uma gosma escura no tronco e nas folhas. Porém, nas folhas, as manchas que surgem são amareladas, diferente daquelas mais escuras que estão localizadas no tronco.

Já na verrugose, por exemplo, nota-se uma quantidade diferente de manchas. Assim sendo, essas manchas se mostram aquosas nas folhas e também nos brotos. Diferente de algumas outras pragas, essa não é tão difícil de diferenciar.

Em seguida, o amarelinho, conhecido também como CVC, é uma das doenças mais temidas e difíceis de combater. Para se ter uma ideia do imenso estrago que causa, ela pode custar cerca de U$ 100 milhões de prejuízos por ano somente na citricultura brasileira.

Uma das características do amarelinho é, justamente, a coloração amarela na copa da laranjeira. Em seguida, encontram-se pontos marrons na face inferior das folhas, cujos quais correspondem exatamente ao amarelo que apresentam na face superior.

Já no cancro cítrico, é possível notar as manchas e crostas amarelas nas folhas e frutos, até mesmo nos brotos. Porém, diferente do amarelinho, o cancro cítrico não é algo tão temido e de difícil combate. Ainda assim, precisa de cuidado adequado, obviamente.

Já na pinta preta, os frutos se encontram sardentos de preto ou marrom.

Laranja Bahia

A laranja Bahia e o clima

Algo que muitas pessoas ignoram é que a laranja Bahia precisa ter um clima adequado para que ela se adapte e atinja os resultados desejados. Mesmo que se trate de um tipo de fruto rústico e que tenha uma adaptação consideravelmente fácil, essa fruta precisa de cuidados adequados.

Um fato que mostra a força da laranja Bahia e também de outras espécies em geral é que, após o segundo ano de plantio, pode atingir até 2 mil laranjas por árvore. Porém, a falta de água é algo que incomoda muito.

Isso porque, geralmente, longos períodos de estiagem podem fazer com que as frutas fiquem secas, pequenas e caiam de forma prematura. Por isso, existem laranjas que são adquiridas de tamanho menor e se apresentam secas no seu interior.

Além do mais, tais características devem ser aprendidas por quem deseja saber como plantar laranja Bahia e comercializá-la ou simplesmente utilizar a muda de laranja Bahia para surtir frutos para consumo próprio.

Temperatura ideal para a laranja Bahia

Seja para a muda de laranja Bahia ou para a plantação de laranja Bahia, é muito importante frisar que a árvore responsável por fornecê-la depende de uma temperatura chave para atingir o seu auge. Dessa maneira, as laranjeiras são apreciadoras de temperaturas amenas e temperaturas quentes.

Isso significa que o seu auge, de fato, se dá em climas que beiram os 20 °C e 30 °C. Essa temperatura está perfeita para que ela consiga atingir resultados satisfatórios. Ou seja, caso a temperatura caia para menos de 10 ºC ou exceda os 35 °C, é possível que ela não tenha o desenvolvimento esperado.

Além disso, vale ressaltar que a temperatura é importante para o desenvolvimento de qualquer laranjeira, de qualquer espécie. Por conta disso, as cidades de clima frio fazem com que as laranjas tenham a cor da casca e a polpa mais vibrantes e com acidez forte.

No entanto, em regiões de climas mais quentes, a laranja se apresenta com uma casca clara, polpa suave e um suco doce. Dessa maneira, para distinguir se a laranja foi criada em um local frio ou quente, basta analisar essa questão.

Porém, é óbvio que isso também depende muito da espécie de laranja. Entretanto, todas elas seguem basicamente esse padrão de identificação, incluindo a laranja Bahia.

Como avaliar a laranja apta para consumo?

É muito comum notar que diversos consumidores não sabem como avaliar se uma laranja já passou do ponto de consumo ou apresenta características de que ainda está prematura demais. As características de uma laranja boa, no entanto, não são difíceis de analisar.

Quando a plantação da laranja Bahia aponta que ela está devidamente pronta para o consumo, ela apresenta uma casca bonita e, o interior da laranja, exatamente como tem que ser. Além disso, mesmo que sua casca esteja um pouco fofa, ela ainda pode ser consumida.

É importante frisar que nem sempre a casca da laranja precisa estar firme. Essa é uma característica que pode confundir muitos consumidores que estão iniciando agora na saga de encontrar ótimas laranjas para consumo.

De qualquer forma, também é importante analisar o aroma. Uma laranja em um bom momento para consumo costuma não apresentar aroma. Mesmo quando apresenta, nota-se que é muito agradável.

Por fim, o gosto da laranja entrega muito sobre a sua situação de consumo. Em geral, a laranja que passou do ponto pode apresentar um sabor azedo. Aliás, o sabor azedo e o sabor cítrico da laranja são duas características bem diferentes.

  • Sabor cítrico: laranja apta para consumo, sabor normal e agradável;
  • Sabor azedo: gosto diferente no suco da laranja, enjoativo.

Laranja que passou do ponto

Identificar um alimento que passou do ponto é muito mais fácil do que analisar aqueles que estão perfeitos para serem consumidos. No caso da laranja Bahia, por exemplo, nota-se uma grande quantidade de mofos em sua casca, exterior muito mole e odor desagradável.

Ao notar tais características, além de possíveis furos na casca, sabe-se que ela está passando do ponto ou até mesmo já passou. Caso esteja em um cesto de frutas, precisa ser retirada imediatamente para que não contamine os outros alimentos.

Laranja Bahia

Laranja Bahia verde

Assim como não é indicado consumir uma laranja que passou do ponto, consumir a laranja muito antes do melhor estágio também não é indicado. Na verdade, isso não significa que ela fará mal à saúde do consumidor, mas sim que não está no momento ideal.

Ou seja, nos estágios em que ainda se encontra verde demais, a sua casca apresentará uma coloração, de fato, verde. Além disso, ao cortá-la, será possível observar uma casca grossa e a polpa seca e com marcas dos gomos ou pequenas ramificações.

Como dito anteriormente, consumir a laranja Bahia ainda verde não apresenta grandes riscos à saúde. No entanto, é fato que algum desconforto digestivo pode ocorrer. Além disso, o sabor e a textura são duas características que desagradam de forma nítida.

Lucro com a laranja Bahia

A laranja Bahia tem épocas que resulta em vendas maiores ou menores. Dependendo do estado brasileiro, por exemplo, ela pode apresentar picos de vendas. No Rio Grande do Sul, o verão é a época do ano onde as laranjas estão sendo consumidas com mais frequência.

Porém, existem outros locais onde o inverno é o mais indicado para o consumo da fruta laranja Bahia. Dessa maneira, basta analisar o mercado para saber onde ela deve ser vendida. De qualquer forma, sabe-se que as laranjas oferecem ótimos lucros e benefícios para quem as planta e comercializa.

Ademais, é uma fruta acessível e que pode ser consumida por qualquer pessoa, já que as calorias da laranja Bahia também não são incomodativas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo