Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo

Inicio » Agricultura » Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo
22/04/2020 Por
Laranja Bahia não tem sementes e tem origem no estado homônimo

Laranja Bahia é cultivar doce, rica em vitamina C, porém pode ser considerada muito calórica

Bastante popular e consumida em todo o território nacional, a laranja é uma fruta que pode ser encontrada em uma infinidade de variedades; cada uma com suas características específicas de sabor e aparência. A laranja Bahia é um bom exemplo disso e, batizada por ter surgido no estado homônimo, tem sua origem provável numa mutação natural da laranja seleta.

A laranja Bahia é conhecida pela casca amarela bem vibrante. E, para os mais acostumados com o seu consumo, é possível saber que a fruta está mais doce quando se consegue notar algumas manchas amarronzadas na sua casca. 

laranja Bahia

 O que é laranja Bahia?

A laranja Bahia é uma variedade de laranja bastante conhecida e produzida no Brasil. Caracterizada pela casca grossa e a ausência de sementes no seu interior, ela também é conhecida como laranja-da-baía ou laranja-de-umbigo.

Isso porque, em uma de suas extremidades, uma segunda laranja que não se desenvolve tenta nascer; formando uma espécie de umbigo saltado para fora da fruta. Sua polpa é alaranjada e bastante consistente, sendo que outra das suas maiores marcas é o sabor adocicado

As árvores de laranja-da-baía possuem porte grande e folhas grandes e escuras. Além disso, sua copa é conhecida por ser muito folhosa, e uma curiosidade sobre a planta é que um único pé pode render até 250 quilos de fruta.

Propriedades da laranja Bahia

A cultivar da laranja é bastante proteica e, em uma única fruta, é possível encontrar nutrientes como, por exemplo, vitamina C e potássio em grande quantidade. Além disso, também se destacam em suas propriedades, entre outros:

  • fibras;
  • carboidratos;
  • cálcio;
  • fósforo;
  • proteínas.

A quantidade de calorias da laranja Bahia é considerada intermediária quando comparada às demais variedades da fruta. Isso porque uma porção de 100 gramas conta com aproximadamente 45 calorias; enquanto os tipos lima e da terra destacam, na mesma quantidade, por volta de 37 e 51 calorias, respectivamente.

Benefícios da laranja Bahia

Esta variedade cítrica é bastante benéfica para o organismo e, entre os principais benefícios da laranja Bahia para a saúde, podemos citar

  • Atua na diminuição da pressão arterial;
  • O óleo extraído desta cultivar possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
  • Seu óleo também está relacionado a uma boa digestão;
  • Ela é ainda considerada como um bom estimulante para o crescimento capilar.
  • Ajuda na prevenção da celulite, e contribui para que a pele fique com aspecto saudável;
  • Devido às propriedades antioxidantes são ótimas para o sistema imunológico, e ajuda a prevenir resfriados e gripes.

laranja Bahia

Variedades de laranja

Existem diversos tipos de laranja na natureza, sendo que todas elas têm características comuns como o fornecimento de energia, facilitar o processo de cicatrização e hidratar o organismo. Laranja pera, laranja-lima, laranja da terra e laranja seleta são as cultivares mais conhecidas.

A laranja pera é a menor das cultivares desta fruta e não é ácida, tornando-se, portanto, uma das mais populares para consumo in natura ou em sucos. A laranja-lima, no entanto, é mais indicada para a produção de receitas de doces e caldas.

A variedade da terra é mais amarga que as demais e possui fins medicinais; enquanto a cultivar seleta tem uma polpa bastante suculenta e é bastante usada em receitas de bolos.

Frequentemente consumida junto com saladas, a laranja Bahia ainda destaca a vantagem de ser facilmente descascada; sem contar que o seu sabor mais leve e adocicado permite combinações diferenciadas e variadas no dia a dia. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo