Diferentes tipos de banana para agradar todos os tipos de paladar

Inicio » Agricultura » Diferentes tipos de banana para agradar todos os tipos de paladar
29/10/2019 Por
Diferentes tipos de banana para agradar todos os tipos de paladar

Saiba mais sobre os diferentes tipos de banana, os nutrientes e propriedades da fruta

A banana é uma fruta deliciosa e macia, que existe em diversos tamanhos e variedades; o que até dificulta a escolha na hora de saboreá-la.  Mas, afinal, quais são os principais tipos de banana?

Antes de falar sobre os tipos de banana, vale ressaltar que a fruta é extremamente benéfica para o organismo. Isso porque possui propriedades e nutrientes que fazem bem a saúde.

Tipos de banana

Quais são os tipos de banana?

Banana da terra, banana maçã, banana nanica, banana vermelha, banana prata e banana ouro são alguns tipos mais conhecidos. Cada uma dessas variedades possuem o poder de promover a saciedade, o que faz com que sejam frequentemente indicadas em dietas com foco no emagrecimento.

Além disso, esta fruta ajuda no equilíbrio de pressão arterial e na redução de cãibras, por ser uma importante fonte de potássio. A banana é ainda muito versátil, podendo ser consumida in natura e usada na preparação de sucos, bolos e uma série de outras receitas.

A diferença entre os tipos de banana

A banana da terra é uma variedade que pode pesar até meio quilo. Além disso, também apresenta um maior teor de carboidrato, uma vez que uma unidade de 150 gramas tem cerca de 192 calorias.

Este tipo de banana possui potencial duplo energético, porque fornece vitaminas envolvidas no ciclo de produção da energia do corpo, além de ser rica em vitamina B1.

Tipos de banana

A banana nanica, apesar do nome, não é a menor do mercado. Seu diferencial é o teor maior de potássio, nutriente diretamente ligado ao equilíbrio hidroeletrolítico (referente a hidratação do corpo), e magnésio.

A banana maçã, por sua vez, é rica em fibras e proteínas, elementos que constituem tecidos corporais, especialmente o muscular. Sendo assim, é indicada para crianças em fase de crescimento e idosos. Ela também possui manganês e fósforo e fortalece ossos e dentes; e é a variedade com menos calorias.

Dentre os tipos de banana mais conhecidos, a banana ouro é a menor. Contudo, é excelente para consumo in natura em função da sua polpa doce e perfumada. Além disso, a variedade é rica em magnésio, elemento importante para a saúde óssea e arterial.

Benefícios da banana

Os benefícios da banana incluem o fato ser muito nutritiva, além de conter fibras e antioxidantes. Apesar disso, ainda gera dúvidas em quem quer manter a dieta em razão do alto teor de carboidratos e açúcares.

Tipos de banana

Quando verde, a banana é rica em amido resistente que, posteriormente, se transforma em açúcares (frutose, sacarose e glicose) mediante o amadurecimento da fruta. A composição dessa fruta é 90% de carboidratos. Isso faz com que tenha ainda níveis baixos de gordura e proteína.

Mas e quanto aos açúcares? Ao se combinar com a fibra, eles fornecem energia ao corpo e, por isso, é a variedade preferida de quem malha. Devemos mencionar, também, os nutrientes da banana, que são muitos. Todos os tipos de banana são ricos em potássio, vitaminas C, do complexo B, cobre, manganês, ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo