São 6 os tipos de clima do Brasil: entenda cada um deles

Inicio » Meio Ambiente » São 6 os tipos de clima do Brasil: entenda cada um deles
30/10/2020 Por
São 6 os tipos de clima do Brasil: entenda cada um deles

Tipos de clima do Brasil são diversificados. Como já se sabe, existem uma série de tipos de climas mundiais que são detalhadamente estudados, sempre levando em conta diversas características. No entanto, existem diferentes tipos de clima do Brasil que impactam o país de muitas formas.

Os tipos de clima do Brasil são os mesmos de muitas outras regiões, o que faz com que o país possua grande diversidade até mesmo nesse aspecto. Isso também faz com que muitos produtores levem o clima de sua região em conta antes de realizar os plantios.

tipos de clima do Brasil

Quais são os tipos de clima do Brasil?

Tipos de clima do Brasil são climas variados que ocorrem dentro do mesmo país. Isso significa que, dependendo do estado e região, é muito comum notar temperaturas diferentes, mesmo quando todo o país se encontra na mesma estação.

O motivo disso é que, conforme o tipo de clima, a temperatura pode se intensificar ou diminuir, ainda que seja verão ou inverno em todo o Brasil.

Clima equatorial

O clima equatorial está entre os tipos de clima do Brasil. Esse clima domina cerca de 5 milhões de km² de toda a Amazônia Legal. Ou seja, levando em conta a imensa região que a Amazônia abrange, o clima equatorial está presente em:

  • Quase todo o estado do Pará;
  • Acre;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Rondônia.

Além das regiões citadas acima, ainda é possível destacar o noroeste do Maranhão e do Mato Grosso, além de parte de Roraima.

De qualquer forma, entre as características desse clima, estão as temperaturas médias que vão de 24 °C a 26 °C. Nos meses mais frios, pode-se registrar uma temperatura de 18 °C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas, o que faz com que não fiquem em somente uma região.

tipos de clima do Brasil

Clima tropical

Entre os tipos de clima mais conhecidos, o clima tropical sempre se destaca. Afinal, o Brasil, por si só, já é considerado um país de clima tropical em geral. No entanto, sabe-se que há muitos tipos de clima que diferem conforme o estado.

Entretanto, o clima tropical é o clima responsável por abranger quase toda a área do planalto brasileiro. Logo, consegue dominar perfeitamente as áreas mais extensas do planalto central e das regiões Nordeste e Sudeste.

Nesse tipo de clima, é muito comum notar temperaturas elevadas, mas que diferente do clima Equatorial, apresenta inverno quente e seco, e verão quente e chuvoso.

Porém, por conta da latitude e do relevo, é muito comum que o Sudeste, o clima tropical sofra algumas modificações e se transforme no clima tropical de altitude.

Clima subtropical

Um pouco confundido com o clima tropical por conta do nome, o clima subtropical é um dos tipos de clima do Brasil mais conhecidos. Ele ocorre, em sua grande maioria, na maior parte do planalto Meridional.

Dessa forma, pode-se notar grande predominância na região sul do Trópico de Capricórnio, tendo como única exceção, o Paraná. Entre as maiores características desse clima, são as temperaturas médias inferiores a 18 °C, porém amplitude térmica anual de 9 e 13 °C.

Assim sendo, também é muito comum notar que em áreas localizadas de forma mais elevada, há uma presença muito forte de um verão suave e agradável, mas com um inverno rigoroso e de baixíssimas temperaturas.

Entre os tipos de clima do Brasil, o inverno do clima subtropical geralmente apresenta geadas, muitas chuvas e nevascas.

Clima temperado

No Brasil, as regiões que possui clima temperado, geralmente são caracterizadas pela abundante presença de campos, muito semelhantes às pradarias. Além disso, nota-se também as gramíneas e belos arbustos espalhados.

Logo, com tais características, sabe-se que essa vegetação é típica do Rio Grande do Sul. Tal vegetação é muito conhecida como “Pampa”. Porém, esse clima também está presente na América do Norte, onde as regiões apresentam florestas temperadas e árvores de grande porte.

tipos de clima do Brasil

Clima tropical de altitude e litorâneo

Além do clima tropical tradicional, é possível encontrar duas principais subdivisões: clima tropical de altitude e clima tropical litorâneo. No clima tropical de altitude, é muito comum que ele se apresente nas regiões de maior altitude do relevo.

Assim, possui temperaturas características que variam entre 18 e 22 °C. No verão, nota-se um aumento de chuvas intensas que ocorrem por conta da massa tropical atlântica. Porém, no inverno, é muito comum que hajam geadas e temperaturas abaixo de 0 °C.

No entanto, já no clima tropical litorâneo, ou atlântico, é possível notar uma abrangência que vai desde o Rio Grande do Note, até o Rio Grande do Sul. Além disso, as temperaturas médias costumam aumentar conforme aumenta a latitude. Logo, variam entre 18 °C e 26 °C.

Entre os tipos de clima do Brasil, o tropical litorâneo possui chuvas em abundância, chegando ao ponto de superar o nível de 1.200 mm/ano. Entretanto, sofre de distribuição desigual. No Nordeste, as chuvas se apresentam no outono e inverno. No Sul, as chuvas aparecem no verão.

Clima tropical semiárido

No clima tropical semiárido, é muito comum notar a abundância em calor e a escassez da chuva. Para se ter melhor ideia, é o clima predominante no Sertão Nordestino. A falta da chuva dessas regiões, causa uma situação de calamidade.

O motivo é que, algumas vezes, ocorrem o prolongamento da estação seca e isso causa desespero na população como um todo. Ainda assim, quando a chuva cai normalmente na época previsa, consegue atender às necessidades de muitos habitantes.

Agronegócio brasileiro

Dependendo da região em que ocorre o plantio e a criação de animais, é muito comum que produtores acabem tendo que se adaptar com tais mudanças. O motivo é que, como as temperaturas estão instáveis, o clima pode facilitar para que sejam sentidas de forma mais intensa.

No entanto, o Brasil é um país que possui, em cada estado e região, um tipo de clima bem definido. Um exemplo, é que todos sabem que o Sul do país é muito frio. Isso significa que os produtores de cada região acabam se adaptando e desenvolvendo formas de como produzir sem ter grandes perdas.

Além disso, muitos alimentos acabam se adaptando em determinados tipos de clima do Brasil, o que faz com que a região fique conhecida por ser um grande produtor de determinados produtos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo