Tipos de melão: conheça os mais populares e consumidos

Inicio » Agricultura » Tipos de melão: conheça os mais populares e consumidos
20/10/2020 Por
Tipos de melão: conheça os mais populares e consumidos

Os diferentes tipos de melão encantam por sua doçura e beleza. Todos os tipos de melão representam ótimas opções para os lanches no verão, devido às grandes quantidades de nutrientes e água em suas composições. Ademais, trata-se de frutas bastante carnudas que integram a família das Cucurbitaceae. Afinal, essa família inclui, também, o pepino, a abóbora, etc.

Aliás, embora sejam frutos, os melões são costumeiramente empregados como vegetais em preparos culinários. Analogamente, os variados tipos de melão são comidos, sobretudo, frescos como sobremesas, por seus sabores únicos e doces.

Tipos de melão

Quais são os tipos de melão?

Ovalados ou de formatos esféricos, atraentes e grandes, os melões, certamente, estão entre as mais apreciadas frutas. Principalmente nos dias de calor, aos quais eles podem suavizar com sua refrescância e sabor adocicado.

Certamente, o melão amarelo é o mais consumido em nosso país, porém, é possível encontrar, atualmente, um enorme leque de variedades.

Com efeito, os tipos de melão englobam desde o delicado e fino Cantaloupe – de polpa alaranjada e perfumado – até o Matisse, quase inteiramente branco, tanto por dentro quanto por fora.

Conforme mencionado, os melões estão ligados às regiões de clima seco e quente. Conquanto se espalhavam pela Europa, a partir do Oriente Médio, eles conquistavam o paladar das populações locais.

Contudo, a fruta só chegou ao Brasil nos anos de 1950 e, por volta da década de 1970, o seu cultivo se estabeleceu no Nordeste, sobretudo nos estados do Ceará e do Rio Grande Norte.

Decerto, tais regiões recebem uma boa incidência de luz solar durante todo o ano, de modo que o ciclo dos melões é encurtado. Enfim, os produtores poderão se beneficiar de diversos ciclos ao longo de um mesmo ano.

Enquanto ao comprar vale a pena se lembrar da existência de variedades mais perfumadas, você deve procurar as frutas mais pesadas, uma vez que elas têm mais sucos, e mais firmes. Então, os melões que apresentam essas características devem ser considerados os melhores.

Entretanto, os melões que apresentam os melhores aromas tendem a estragar mais rápido, sendo altamente recomendável consumi-los ainda frescos.

Melão croá

Os frutos do melão croá variam entre 30 a 60 cm de comprimento. Eventualmente, podem ser consumidos como legumes se ainda estiverem verdes. Igualmente, após o seu amadurecimento, as cascas adquirem tons avermelhados e a fruta, cujo sabor é extremamente doce, poderá ser consumida sob a forma de compotas, geleias, doces e sucos.

Inegavelmente, o melão croá é conhecido por diversas outras nomenclaturas, como curubá, coroa e melão caboclo. Inesperadamente para a maioria dos consumidores, é uma fruta rica em vitamina C, fósforo, cálcio e fibras. Mas, ela pode ser utilizada, também, para reduzir o desconforto gerado pelas dores de garganta.

Outrossim, o melão croá cresce rapidamente, subindo, por meio de gavinhas, nas árvores, com extensões que podem chegar aos 15 m. Porquanto originária do Brasil, essa fruta vem sendo cultivada, principalmente, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Tipos de melão

Melão amarelo

Porque se trata se uma das variedades mais comuns, você, com certeza, já encontrou o melão amarelo em supermercados. Portanto, sempre será fácil identificá-lo devido à sua polpa levemente esverdeada, branca e suculenta, além de uma casca de tonalidade intensamente amarelada e enrugada.

Posteriormente, quando já está maduro, ao ser comprimido em suas extremidades, estas devem ceder levemente. Precipuamente, as suas polpas não devem estar secas e suas sementes se desprendem com bastante facilidade.

Primeiramente, ao escolher o seu melão amarelo, saiba que um modo de identificar se ele está realmente maduro é pressionar o “umbigo” levemente, na parte inferior da fruta, isto é, oposta à haste. Primordialmente, caso ceda um pouco, isso significa que está realmente “no ponto”.

Principalmente, priorize os melões amarelos com a coloração característica, casca firme, sem perfurações de insetos, partes moles ou rachaduras. Salvo esses detalhes, atente-se para o aroma, que deve ser agradável e bastante suave.

Semelhantemente, os melões amarelos que ainda não amadureceram totalmente deverão ser armazenados em temperatura ambiente. Similarmente, os maduros devem ser mantidos em recipientes hermeticamente fechados e dentro de sua geladeira.

Sobretudo, o melão amarelo é consumido in natura ou usado para a produção de sucos. Nesses casos, o mais recomendável é guardá-los no refrigerador ou, se apenas forem cortados, basta acondicioná-los na geladeira.

Tipos de melão

Melão caipira

Surpreendentemente para muitos, o melão caipira é rico em vitaminas C e A. Todavia, possui um aroma marcante. Afinal de contas, os frutos contam com gomos alaranjados e longitudinais e são arredondados.

Certamente os melões caipiras amadurecidos podem atingir cerca de 2 quilos. Embora o tempo necessário para que se complete o seu ciclo de plantio seja de 85 dias, é possível encontrá-los em qualquer época do ano.

Precipuamente, a melhor época para o plantio do melão caipira é entre os meses de agosto a janeiro, para os climas frios. Em climas amenos, esse período compreende os meses de agosto a fevereiro e, por fim, nas regiões de clima quente, o período ideal é entre março e outubro.

Ademais, quanto às formas de plantio, convém ressaltar que as semeaduras devem ser realizadas diretamente nos campos definitivos, mediante covas espaçadas em cerca de 150 centímetros, colocando, no máximo, 3 sementes em cada cova. Afinal, quando as plantas chegarem a possuir umas 4 folhas, pode-se fazer o desbaste, deixando, pelo menos, uma planta por cova.

Não se esqueça que podem ocorrer frutos lisos, ou seja, sem gomo. Analogamente, os solos devem ser férteis e ricos em matérias orgânicas, com pH máximo de 6,5. Certamente, você terá melhores resultados se utilizar adubos completos para horta, seguindo as orientações do seu fornecedor.

Decerto, o ideal é manter a sua plantação em locais limpos, irrigando frequentemente, a fim de manter a umidade do solo. Então, assegure-se de que as sementes estejam em profundidades de, pelo menos, 10 mm. Porque, ao colocar, cerca de 40 sementes por grama, você colherá de 60 a 95 dias após as ações de semeadura.

Melão japonês

O melão japonês, que também é chamado de “melão net”, apresenta uma fina casca verde toda reticulada. Por este motivo ele também é conhecido como “melão na rede”.

Entre todos os tipos de melão, este é o que apresenta o aroma mais refrescante. Precipuamente, sua polpa poderá ser tanto laranja quanto verde. Em ambos os casos ela será sempre suculenta e extremamente doce.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo