Os 5 tipos de pão mais populares e consumidos no Brasil

Inicio » Agronegócio » Os 5 tipos de pão mais populares e consumidos no Brasil
09/08/2020 Por
Os 5 tipos de pão mais populares e consumidos no Brasil

Os tipos de pão mais consumidos no Brasil são realmente amados pelos brasileiros

Você conhece quais são os tipos de pão mais consumidos no Brasil? O pão é um dos alimentos mais consumidos no café da manhã e não é difícil relacionar café ou um copo de leite com o alimento. Provavelmente você já deve ter alguns em mente. Abaixo, você descobrirá se conseguiu acertar!

Só é preciso lembrar que o pão não é consumido apenas no café da manhã. Lanches e almoços também podem conter o alimento, então, ao concluir quais são os tipos de pão mais consumidos no Brasil, leve isso em consideração, ok?

tipos de pão

O que é pão?

Pão é um alimento feito à base de farinha (não necessariamente de trigo) água, leite, sal e açúcar. Existem inúmeras variações na fabricação, com o acréscimo de ovos, por exemplo, assim como existem os que não usam água.

Surgiu há cerca de 12 mil anos, na Mesopotâmia, praticamente em conjunto com o cultivo do trigo. Seu processo era bem diferenciado e o pão era muito mais duro.

Hoje em dia, as técnicas de elaboração foram mais refinadas, mas isso não significa que o antigo pão tradicional duro ainda não seja feito.

Pão francês é o primeiro dos tipos de pão mais vendidos no Brasil

É claro que esse foi o seu primeiro palpite. O pão francês é realmente o mais vendido no Brasil, tanto em padarias quanto em mercados. Mas você sabia que ele não tem tanta relação com a França? Ele era encomendado por brasileiros sem muito dinheiro.

Na verdade, o pão francês é bem mais escuro e costuma ser bem maior. Pães pequenos são consumidos na América do Sul. O Brasil foi criando suas próprias características, mas ainda chamam o pão de francês.

Ele é feito à base de farinha, água, sal e fermento. As receitas podem variar com ingredientes extras entre cada pessoa. A produção em todo o Brasil é diária e ele, por lei, só pode ser vendido por peso. Assim, por conta disso, a pesagem da massa entrou no processo de produção.

tipos de pão

Pão sovado

O pão sovado é o segundo tipo de pão mais vendido no Brasil, em padarias e mercados, mas existem controvérsias. Talvez seja o sonho. O pão sovado é conhecido por ser maior e também é famoso por sua massa que precisa ser exageradamente sovada para adquirir a característica macia.

Seus ingredientes envolvem farinha de trigo, água, sal, açúcar e fermento seco. No Brasil, é comum acrescentarem leite e ovos. Depois de preparar a massa, o principal é sovar (bater) até ficar com a textura desejada. Depois, é só cortar a massa  e colocar para assar.

Sonho

O sonho ganha o terceiro lugar, mas é possível que fique em segundo, também. Embora o pão sovado seja mais vendido em mercados, o sonho é o segundo mais vendido nas padarias. É essencialmente doce e recheado com algum tipo de creme ou doce de leite.

É feito com farinha de trigo, ovos, leite, açúcar, fermento e óleo. Inclusive, pode até mesmo ser frito em vez de assado.

Pão doce

O quarto lugar fica para o pão doce. Tradicionalmente é feito com leite, ovos, farinha de trigo, fermento, açúcar e óleo.

O pão doce se parece com o pão sovado em alguns aspectos, mas a diferença fica com as pinceladas de gema em cima do pão, para colocar açúcar e adoçar.

tipos de pão

Pão de queijo

É possível encontrar notícias de que o pão de queijo já ganhou o segundo lugar entre os produtos mais vendidos em padarias. Hoje em dia, ainda é muito vendido em diversos comércios e, mesmo que não faça parte do café da manhã da maioria dos brasileiros, ainda é muito consumido.

É feito com leite, óleo, polvilho, sal, ovos e queijo ralado. É preparado de maneira que o queijo se funda à massa. Costuma ser um pouco crocante por fora, mas macio e derretido por dentro.

Outros tipos de pão comercializados no Brasil

Além dos já mencionados, também podemos destacar o pão de forma, o pão integral, o pão sem glúten, o pão branco, o pão de ló (que, na verdade, é uma espécie de massa de bolo) e o pão de leite.

A produção e comercialização de trigo é essencial para o preparo dos diversos tipos de pão que podemos encontrar à venda.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo