Os principais tipos de pera que movem o setor agro no Brasil

Inicio » Agricultura » Os principais tipos de pera que movem o setor agro no Brasil
08/08/2020 Por
Os principais tipos de pera que movem o setor agro no Brasil

Conheça os diversos tipos de pera do mercado

Você sabia que a pera é uma grande movimentadora do mercado agro no Brasil? Tanto o processo de produção como comercialização dos variados tipos de pera é gigantesco. É possível produzir até mais de 60 toneladas de pera em um único hectare e as pereiras levam apenas 3 anos para começarem a dar frutos constantemente. Os brasileiros consomem cerca de 150 mil toneladas por ano!

Outra questão é que os mais variados tipos de pera, mesmo que precisem de cuidados ambientais e agronômicos, não são tão suscetíveis a fatores como sol e frio. A sua produção é constante e, por conta disso, o preço da pera no mercado é muito estável.

tipos de pera

O que é pera?

Pera é uma fruta originária da Ásia e da Europa. Ela vem da árvore pereira. É utilizada para consumo por ser doce e saborosa e por seus altos valores nutricionais.

Os benefícios da pera

Independentemente dos tipos de pera, todos são ricos em vitaminas C e A, além de seus altos níveis de sais minerais.

O alto teor vitamínico ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de regular o intestino.

Esses são apenas alguns dos benefícios da pera.

A pera Willians

A pera Willians é uma das peras mais consumida no Brasil, mas ela tem a sua produção em larga escala na Argentina e geralmente é importada para o país.

Ela é amarelada com manchinhas vermelhas, mas não confunda com a pera portuguesa, já que as duas são muito parecidas. Ao lado da pera d’água, é provavelmente a mais consumida no país.

tipos de pera

Pera portuguesa

A pera portuguesa é a segunda pera mais consumida no Brasil. É muito parecida com a pera Willians, mas ela difere na cor das manchas que são amarronzadas. Apesar de não ser a mais consumida no nosso país, é a mais consumida na Europa e a que possui maior durabilidade.

Sua produção é alta em países europeus, mas também é frequente no Brasil. É conhecida na Europa como “pera rocha”. É uma das maiores movimentadoras do mercado agro.

Pera d’água

É outro tipo de pera muito consumido no Brasil. Aqui, ela é chamada de Dona Joaquina, mas na Europa é chamada de fruta amanteigada (ou fruta manteiga) por sua consistência macia.

Originária da Ásia, é uma das mais consumidas em todo o mundo e provavelmente a mais consumida no Brasil, mas não é tão produzida no nosso país.

tipos de pera

Pera packham’s

Também pode ser conhecida como pack. É o cruzamento da pera Willians com a Germain. Nativa do Chile e da Argentina, muito produzida na América do Sul, é vendida a toneladas no mercado brasileiro.

As peras costumam manter o sabor, se bem conservadas, mas a pack tem uma condição especial em que precisa ficar na pereira o máximo de tempo possível. Isso faz com que seja necessário o consumo rápido quando ela chega aos mercados.

O Brasil poderá exportar muitos tipos de pera

O mercado de peras no Brasil se mantém estável e em constante produção, mas com o passar do tempo, o mercado se expande.

A produção de peras no Brasil está aumentando e o sul do país é muito promissor para o cultivo, portanto, é provável que o Brasil se torne um grande exportador de diversos tipos de pera no futuro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo