Há vários tipos de periquito, sendo a maioria nativa do Brasil

Inicio » Meio Ambiente » Há vários tipos de periquito, sendo a maioria nativa do Brasil
10/11/2020 Por
Há vários tipos de periquito, sendo a maioria nativa do Brasil

Os vários tipos de periquito chamam atenção pela beleza. É muito comum que os pássaros em geral sejam os responsáveis por embelezar o meio ambiente e oferecer um ar de natureza onde quer que estejam. Por conta disso, os tipos de periquito são avistados em diversas regiões, incluindo as urbanas.

Além do mais, são muitos os tipos de periquito que são procurados de forma incessante para a criação. Afinal, por conta da beleza, alegria e temperamento amoroso que exalam, se tornam animais de estimação de grande desejo do ser humano.

tipos de periquito

Quais são os tipos de periquito?

Tipos de periquitos são características físicas e comportamentais que se diferenciam de um pássaro para outro. O fato é que os tipos de periquito se refere aos tipos de espécies que pertencem à família Psittacidae.

Primordialmente consumidores assíduos de sementes, os tipos de periquito podem surpreender a muitas pessoas a partir do momento que mostram personalidade forte e características diferentes de um para outro, mesmo que possuam a aparência fofa e chamativa.

Entretanto, é importante salientar que os periquitos não significam simbolizam um tipo específico de pássaro, mas sim, correspondem aos tipos menes de aves da família Psittacidae.

Características dos periquitos

Os mais variados tipos de periquito apresentam uma característica em comum: a beleza. Dotados de aparência extremamente chamativa e cativante, é o desejo de consumo de muitas pessoas que procuram ter um animal de estimação diferente em casa.

Portanto, independente dos tipos de periquito, a ave é a mais indicada para todas as famílias que procuram ter o seu primeiro animal de estimação, principalmente para aquelas que desejam adotar um pássaro.

Entre as características marcantes desses pássaros, é possível citar as suas cores chamativas e suas penas pontudas. Além disso, os periquitos podem chegar até 18 cm e vivem até 20 anos. Isso tudo, obviamente, quando possuem cuidados adequados e uma dieta balanceada para sua espécie.

Como se fossem mini-papagaios, os periquitos possuem quatro dedos em suas patadas, sendo dois virados para frente e dois virados para trás. A diferença é que a grande maioria dos pássaros possuem apenas três dedos para frente e um para trás.

No entanto, essa característica facilita, e muito, para que ele consiga se segurar em galhos altos e pegar a comida com maior destreza. Em relação à sua aparência, é possível notar uma certa parte carnosa sobre o seu bico. Essa parte pode identificar o sexo do pássaro:

  • Machos: apresentam a parte carnosa e azul;
  • Fêmeas: apresentam coloração avermelhada ou marrom nessa região.

tipos de periquito

Personalidade dos periquitos

Assim como é extremamente fofo e belo, o periquito é extremamente alegre e adora vocalizar e entoar belas melodias. É muito inquieto e independente, o que o torna muito estressado caso seja forçado a socializar quando não quer.

Além disso, a inteligência é uma característica muito marcante nesse animal, já que adoram brincar de jogos que envolvam balanços, anéis, adivinhações, bolas, etc. Logo, qualquer um dos tipos de periquito são extremamente divertidos para se ter por perto.

Mesmo com tanta independência, são pássaros muito afetuosos e adoram demonstrar seus sentimentos para seus tutores. Para isso, demonstram amor beliscando, puxando cabelo, vocalizando e estando sempre perto.

Socialização

Caso resolva criar algum dos tipos de periquito, é importante frisar que esse pássaro, mesmo sendo carinhoso, pode apresentar um comportamento hostil e arredio. Isso porque é preciso ter em mente de que se trata de um pássaro, e não de um gato ou cachorro.

Por conta disso, pode mostrar-se resmungão, agressivo e um tanto quanto temeroso. Para isso, é preciso deixá-lo passear livremente pela casa. Porém, lembre-se sempre de fechar as janelas, proteger as tomadas e tirar do caminho todos os objetos cortantes ou aqueles que não quer que ele estrague.

Como se trata de um pássaro muito curioso, pode sair bicando tudo o que encontrar pela frente e, dessa forma, causar grandes estragos. Além disso, como forma de defesa, pode bicar fortemente o seu tutor. Mesmo que seja dolorido, a indicação é nunca recuar a mão.

O ato de recuo demonstra medo e, a partir dessa ação, o periquito sempre bicará para afugentar qualquer pessoa que seja. Para socializar com esses pequenos animais, é preciso ter uma quantidade imensa de paciência e compreensão, além de não forçá-lo a fazer nada que não queira.

Para que ele não se sinta tão sozinho, é indicado sempre comprar outro periquito para fazer companhia. Melhor ainda quando forem pássaros do mesmo sexo, caso contrário poderão reproduzir e a quantidade de periquitos pode aumentar de forma descontrolada.

tipos de periquito

Tipos de periquito

Como os periquitos se apresentam em grande quantidade e diversidade, é muito comum observar uma série de características diferente entre eles. As espécies de periquitos mais conhecidas e comumente vistas, são:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Brasileiro;
  • Periquito de colar;
  • Periquito inglês ou periquito australiano;
  • O periquito rei;
  • Periquito verde ou periquito rico.

O periquito amarelo é um dos mais belos e alegres tipos de periquito. É muito conhecido no Brasil, Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. Esse periquito adora se alimentar de frutas e sementes, podendo comer até mesmo alguns legumes, dependendo do que é indicado pelo veterinário.

Em seguida, o periquito azul que é considerado um dos tipos de periquito mais representativos da espécie. A sua coloração é azulada e pode apresentar algumas manchas brancas ou pretas, além de ser extremamente semelhante com o Inglês.

O periquito brasileiro, no entanto, é uma espécie endêmica do Brasil. Muito simpático, é agitado e adora comer frutas, podendo se alimentar até mesmo na mão de seres humanos. Em seguida, o Periquito de colar é um dos mais belos e diferentes periquitos.

Afinal, possui exatamente uma listra preta que forma perfeitamente um colar, abaixo de seu rosto. É a única ave presente entre os tipos de periquito que está em liberdade na Europa. Já o periquito inglês ou periquito australiano, é muito conhecido pela cauda longa e é a única espécie do gênero Melopsiattacus.

Já o periquito rei ou periquito do reino, é conhecido por ter o corpo verde e possuir um topete colorido no topo da cabeça. Conhecido também como jandaia-coquinho, adora se alimentar de sementes e viver em meio as vegetações.

Por último, o periquito verde é um dos tipos de periquito mais querido e belo. É muito simpático e agitado, mas pode se defender de forma hostil de predadores e seres humanos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo