Quais são os tipos de rochas existentes e suas classificações?

Inicio » Meio Ambiente » Quais são os tipos de rochas existentes e suas classificações?
31/10/2020 Por
Quais são os tipos de rochas existentes e suas classificações?

Tipos de rochas são encontrados em diferentes locais. As rochas estão presentes em regiões que geralmente possuem uma certa quantidade de vegetação, como cacheiras, rios, parques, etc. Os tipos de rochas são classificados conforme a composição química presente.

Além disso, os tipos de rochas, mesmo se tratando todos de agregados sólidos, possuem forma, textura, estrutura e tamanhos muito diferentes entre si. Tudo isso se dá conforme as suas origens e como foram formadas.

tipos de rochas

Quais são os tipos de rochas?

Tipos de rochas são rochas que possuem características diferentes entre si. Assim, para chegar à conclusão de que tipo de rocha se trata, é necessário realizar um estudo detalhado, conhecido como petrologia. Em suma, a petrologia nada mais é do que um segmento interno da geologia.

Além disso, para ser caracterizada em um dos tipos de rochas, é preciso que ela tenha volume suficiente e que tenha influência e importante história geológica.

Para entender melhor o que são rochas, saiba que são aglomerados sólidos constituídos por minerais ou mineraloides.

Assim, mesmo que muitas pessoas se perguntem o que é rocha, nem todo aglomerado de pedra ou uma pedra grande pode se caracterizar como rocha. Justamente por isso, existe o estudo científico das rochas.

Como se formam as rochas?

Há sempre muita curiosidade para entender como se formam as rochas. Assim, as rochas se formam a partir da solidificação do magma que possui dentro da crosta terrestre ou, então, quando a lava de um vulcão sai do manto. Logo, para saber de onde vêm as rochas, basta lembrar dos vulcões.

Além disso, a importância das rochas é imensa, principalmente quando se trata da economia. O motivo é que, com elas, é possível produzir o basalto. O basalto, por sua vez, é utilizado na pavimentação de estradas e na construção civil ao redor do mundo. Pedras de detalhes e pedras de brita também podem ser adquiridas através das rochas.

Logo, mesmo que muitas pessoas ainda não saibam para que servem as rochas, elas podem ser comercializadas como um adereço decorativo.

Rocha cristalina

A rocha cristalina é considerada um dos tipos mais belos de rochas formadas. Afinal, são formadas através de minerais cristalinos. Logo, são consideradas o oposto das rochas sedimentares e essa categoria também pode se aplicar a outras rochas ígneas e metamórficas, como uma explicação inexata para elas.

Rocha extrusiva

A rocha extrusiva é a rocha ígnea ou rocha magmática que se formou através da solidificação de todo o material que foi expelido por um vulcão em erupção. Dessa forma, dentro dessa mesma categoria, é possível encontrar a rocha intrusiva.

Em suma, a rocha intrusiva é aquele tipo de rocha que, como o próprio nome sugere, se formou no interior da terra. Assim, ela somente é formada a partir do momento em que o magma é empurrado para dentro de fendas ou camadas de rocha. Entre essas pedras, é possível citar:

  • Sienito;
  • Granito;
  • Turmalina;
  • Basalto.

Além disso, essas rochas também são conhecidas como rochas alcalinas, já que são extremamente ricas em Na2O e K2O. Há, também, a rocha mecânica.

tipos de rochas

Rochas metamórficas

Outro dos principais tipos de rochas, sem dúvida, são as rochas metamórficas. Esse tipo de rocha é muito conhecido por ser derivado de uma transformação que ocorre da rocha magmática e sedimentar. Logo, isso ocorre por conta da modificação que ocorre na composição atômica.

Assim, toda rocha metamórfica se forma a partir de outros tipos de rochas. Tais rochas acabam sendo submetidas a pressões altamente elevadas de temperaturas. Isso geralmente ocorre quando há, de forma natural, um movimento muito intenso e constante dentro do núcleo terrestre.

Em suma, isso provoca o movimento da crosta do planeta terra e, assim, dá-se início à formação das rochas metamórficas. Exemplos dessas rochas são:

  • Granito que vira Gnaisse;
  • Arenito que vira Quartzito;
  • Calcário que vira Mármore.

Rochas sedimentares

Em suma, as rochas sedimentares são todas as rochas que acabaram se formando a partir de diversos sedimentos ao longo de milhões de anos. Assim, é possível deduzir que uma quantidade imensa de partes terrestres é formada por sedimentos.

Além disso, os sedimentos são formados em especial por todas as partículas soltas e de diferente origem. Portanto, não agregam somente um tipo de partícula em sua composição. Logo, é possível encontrar restos de organismos vivos, cristais, elementos químicos dissolvidos, etc.

Toda rocha sedimentar é formata através da acumulação dos sedimentos e da consolidação. Dentro dessa categoria, é possível encontrar:

  • Rochas sedimentares clásticas;
  • Rocas sedimentares carbonáticas.

As rochas clásticas se classificam a partir do tamanho de seus grãos. Em geral, o cascalho representa um grão grosso, a areia representa um grão fino, a lama, lamito e argila representam um grão muito fino.

Porém, em relação às carbonáticas, é possível notar condições químicas do oceano. Afinal, é exatamente nesse ambiente onde a carbonática se encontra com maior predominância. Assim, o seu ambiente de sedimentação são regiões marinhas e também aquelas onde há mares rasos e quentes.

Em geral, todos os tipos de rochas sedimentares possuem uma grande importância para a economia mundial. Afinal, são elas que produzem o petróleo, gás e ainda abrigam fósseis que podem agregar grandes e incríveis descobertas para a história da humanidade.

tipos de rochas

Rochas vulcânicas

As rochas vulcânicas são também conhecidas como vulcanito. Em suma, são rochas de origem puramente vulcânica e que se formam através da perda de calor que ocorre no magma superficial. Dessa forma, para melhor entendimento, o magma superficial é mais conhecido como lava vulcânica.

Assim, ele é expelido normalmente através dos vulcões localizados no mundo todo. A partir do momento em que entra em contato com a superfície, começa a esfriar e, dessa forma, vão se formando as rochas vulcânicas.

Além disso, as rochas vulcânicas são vendidas por um valor extremamente alto. Dependendo do vendedor e do lugar onde é comprada, pode chegar a R$ 600,00. Esse valor é cobrado somente por uma pedra de tamanho médio.

Com isso, elas se tornam um dos tipos de rochas mais caros do mercado. Em geral, podem ser consideradas rochas vulcânicas o riólito, traquito, andesito, obsidiana e retinito.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo