Saiba quais os tipos de vitaminas mais importantes para o organismo

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03/12/2020 Por
Saiba quais os tipos de vitaminas mais importantes para o organismo

As vitaminas são as responsáveis por garantir uma qualidade de vida satisfatória, bem como vitalidade para o dia a dia, sono regular, intestino adequado, unhas fortes, etc. No entanto, somente é possível saber qual vitamina consumir a partir do momento em que se conhece os tipos de vitaminas.

Conhecer os tipos de vitaminas faz com que seja possível ingerir os alimentos certos e garantir assertividade em repor o que é necessário no organismo. Para quem produz os alimentos, também é extremamente útil para saber o que indicar ao consumidor.

tipos de vitaminas

Quais são os tipos de vitaminas?

Tipos de vitamina são componentes diferentes, mas que estão presentes em uma série de alimentos. Muitas vezes, os mais variados tipos de vitaminas são encontradas em um só alimento, fazendo com que ele seja suficiente para consumo.

Ainda assim, identificá-las e saber onde encontrá-las, é a melhor e mais natural forma de repor o que falta no organismo e ainda garantir uma alimentação balanceada e saudável. Por mais que muitas pessoas pensem ao contrário, os alimentos ricos em vitaminas estão sempre presentes em nosso dia a dia.

Isso, por si só, já torna mais fácil a ingestão desses componentes, o controle e equilíbrio também. Muitos deles são altamente consumidos em território brasileiro e colaboram fortemente para a economia.

Mesmo que sejam, por exemplo, frutas com estações certas para ter o seu pico produtivo, ainda assim são consumidas fortemente, o que faz aumentar a venda e a lucratividade do ramo. Atualmente, por exemplo, as pessoas estão muito mais conectadas em garantir uma vida saudável.

Isso significa que a venda de alimentos ricos em diversos tipos de vitaminas, como as frutas, por exemplo, tem sido mais que dobrada. Isso tudo inclui vendas locais e exportações para outros locais. Afinal, o Brasil é conhecido como um dos principais focos produtivos em todo o mundo.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, como a vitamina b12, são extremamente conhecidas por agregar uma série de benefícios ao corpo. Enter eles, por exemplo, está auxiliar as funções bioquímicas do corpo e garantir que haja ótimo rendimento no dia a dia, tanto para um trabalho comum, quanto para atividades físicas muito intensas.

Além disso, são ótimas para atuar no combate de doenças crônicas e congênitas, tornando-se um apanhado muito importante de vitaminas. Os tipos de vitaminas presentes no complexo B possuem características bem diferenciadas entre si, mas todas são ótimas. Confira cada uma.

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Vitamina B1

A vitamina B1 desenvolve uma série de papéis importantes. Nela, por exemplo, é possível localizar uma grande quantidade de benefícios, já que auxilia fortemente no estímulo dos nervos periféricos, agindo diretamente no sistema nervoso. Para encontrá-la, basta comer:

  • Vísceras;
  • Carnes;
  • Gema de ovo;
  • Grãos integrais.

É muito importante manter em dia essa vitamina, já que a sua ausência pode resultar em sérios problemas no sistema nervoso e cardiovascular.

Vitamina B2

Responsável pela formação correta das células vermelhas, a vitamina B2 tem um papel muito importante em diversas fases da vida do ser humano, principalmente no que diz respeito à gravidez e lactação, já que é uma fase de extrema necessidade desse tipo de vitamina.

Ela está, geralmente, presente no ovo, nas vísceras, folhas verdes e derivados do leite, como o iogurte e queijo. Além disso, é muito importante para a saúde da pele, olhos e boca.

Vitamina B5

A vitamina B5 é conhecida também pelo nome de ácido pantotênico e foi descoberta em 1933. Ela é uma das principais vitaminas para o metabolismo celular e está diretamente relacionada com o colesterol, hormônio esteroide, hemoglobina, etc.

Uma das maiores vantagens da vitamina B5, é que ela é facilmente encontrada em uma série de alimentos, fazendo com que a sua deficiência seja algo realmente raro. No entanto, está presente em alimentos como:

  • Fígado;
  • Ovo;
  • Cereais;
  • Levedura.

Sabendo consumir com equilíbrio e da forma mais adequada, é um dos tipos de vitamina mais benéficos para uma série de áreas da saúde.

Vitamina B6

A vitamina B6 é a responsável por garantir uma função cognitiva adequada. De fato, sua deficiência, de forma isolada, é algo raro, assim como a vitamina B5. Porém, a sua ausência é grandemente causada por má absorção de nutrientes, consumo de álcool, medicamentos e tabagismo.

A carne de porco é um dos maiores portadores da vitamina B6 entre todos os tipos de carne. No entanto, para veganos ou vegetarianos, os ovos, batata, aveia, abacate e cereais naturais, também são portadores da vitamina B6.

Vitamina B7

A Biotina, conhecida como vitamina B7, é um dos tipos de vitaminas que mais influencia na saúde da pele, cabelos e sistema nervoso. Com ela, é possível controlar com eficácia todos os índices de glicemia e casos de diabete.

Além disso, ela é muito importante também para auxiliar na absorção de outros tipos de vitaminas do complexo B e, dessa forma, garantir o funcionamento correto do intestino. A carne de porco, o cogumelo, couve-flor, amendoim, leite e a gema, são apenas alguns dos alimentos que ela é encontrada.

No entanto, é indicado sempre consumi-los com frequência, já que a quantidade presente de vitamina B7 é mínima nesses alimentos e, dessa forma, a frequência fará com que ela aumente gradativamente.

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Vitamina A

Um dos tipos de vitaminas que é considerada uma vitamina lipossolúvel, é a vitamina A. Armazenada no fígado, é presente em alimentos tanto animais quanto vegetais. Entre eles, é possível citar novamente o fígado, o ovo, a couve, espinafre, abóbora, manga, goiaba, mamão, entre outros.

A ausência da vitamina A causa problemas na visão, como dificuldade para enxergar no escuro, manchas oculares, diarreias, ressecamento da pele e dos olhos, entre outros.

Vitamina C

Também hidrossolúvel, a Vitamina C está fortemente presente em frutas cítricas, como laranja e acerola. No entanto, também pode ser encontrada em quantidades boas no brócolis e na batata. A função dessa vitamina é garantir a saúde dos vasos sanguíneos, manutenção dos ossos e aumentar a imunidade.

Entre os tipos de vitamina, a vitamina C causa manchas na pele quando está ausente no corpo, bem como pontos vermelhos, depressão e histeria. O sangramento frequente na gengiva também é um forte sinal de grave ausência dessa vitamina.

A Vitamina E pode ser comparada com a vitamina C, já que é um ótimo antioxidante e auxilia nas defesas do organismo.

Vitamina D

É comprovado que a vitamina D é uma das melhores curadoras de doença entre todos os tipos de vitaminas. O motivo é que essa vitamina se adquire com a exposição segura ao sol. O equilíbrio do sistema imunológico é altamente adquirido também através do atum, salmão, fígado, leite e ovos.

Pegar sol durante 15 ou 20 minutos por dia, três vezes por semana, é ótima para evitar gripes e auxiliar na cura à depressão. O sol, no entanto, deve ser o das 10h ou após 16h.

Vitamina K

Entre os tipos de vitaminas, a vitamina K está presente nos ovos e folhas verdes escuras, além do óleo de soja. A sua função é coagular o sangue e auxiliar na manutenção dos ossos.

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