Tofu é um alimento que tem a soja como base para sua produção

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30/10/2020 Por
Tofu é um alimento que tem a soja como base para sua produção

Tofu é opção perfeita para quem não come carne. O tofu é um alimento que pode causar controvérsias, já que muitas pessoas defendem o sabor e os benefícios do alimento, e outras acreditam que ele não agrada ao paladar. No entanto, é muito comum notar que esse alimento oferece grande versatilidade.

Além disso, o tofu pode ser consumido por todos os públicos, principalmente pelas pessoas que desejam consumir algo saboroso e diferenciado. Dessa forma, torna-se um alimento saudável e diferente para consumir em ocasiões especiais ou sempre que julgar necessário.

Tofu

O que é tofu?

Tofu é um alimento chinês, produzido a partir da soja. Uma das características que mais chamam atenção, sem dúvida, é a sua consistência, que é muito semelhante à do queijo. Por conta de ser firme e saboroso, serve como uma ótima alternativa para substituir a carne.

No entanto, sem todos os temperos e preparos, ele tem uma aparência branca, cremosa e muito semelhante a um bloco de sabão, já que se apresenta exatamente dessa forma: um bloco branco. Além disso, mesmo que tenha sido originado na China, é também muito comum no Japão e na Coreia.

O motivo é que, em ambos os locais, há um grande apreço por comidas diferenciadas e que envolvam a soja. Assim, torna-se um alimento muito popular e saboreado por aquelas regiões. Hoje em dia, no Brasil, o alimento está adquirindo mais popularidade que o normal.

Além disso, muitas pessoas que antes se preocupavam de que é feito o tofu, hoje em dia, o consomem com mais tranquilidade, ao saber que é originado da soja e não de alguma substância ou componente estranho e, dessa forma, entendem melhor o que é tofu.

Maiores benefícios do tofu

Quando o assunto é sobre os benefícios do tofu, a lista promete ser longa. Entre todos eles, pode-se destacar:

  • Prevenção do envelhecimento;
  • Redução de doenças cardíacas;
  • Prevenção ao câncer;
  • Ossos fortalecidos.

Além dessas, também pode-se destacar uma das vantagens que chama atenção de uma quantidade esmagadora de mulheres, que é o fato de o tofu auxiliar na redução dos sintomas da menopausa.

A carne tradicional, quando aliada com outros alimentos industrializados e pouco saudáveis, pode fazer com que os sintomas piorem. Logo, o consumo regular do alimento, pode fazer com que os níveis de estrogênio se estabilizem.

Além disso, a prevenção contra a queda de cabelo é algo que realmente chama atenção. Isso porque, por conta da soja, os fios se mantêm fortalecidos e com uma aparência saudável. Tudo isso faz com que se mantenham fortes graças às proteínas presentes no tofu. Assim, ativa-se a queratina, que é importante para a saúde dos fios.

Tofu

Como fazer tofu?

Aprender a fazer o alimento pode agregar uma série de benefícios, inclusive a redução de custo com alimentos prontos.

Por conta disso, saber como fazer e também como preparar tofu é uma ótima escolha para fazê-lo de forma independente e livre, o que colabora para mais saúde e pureza do alimento.

Para dar início ao procedimento, separe:

  • 2 xícaras de grão de soja;
  • 5 colheres de suco de limão;
  • Água.

Para iniciar o preparo e fazer ótimos pratos com tofu, primeiro escolha os grãos de soja e retire o máximo que puder de grãos estragados e pedras que comumente estão presentes. Em seguida, separe uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe por 12 horas de molho.

Quando o tempo se acabar, escorra e coloque em um liquidificador. Cubra, novamente, toda a soja com água e bata os grãos até que fiquem bem triturados. Em uma panela grande, coe o leite com uma peneira ou coador de pano.

Caso não seja o suficiente para chegar a 1,5 litros de leite de soja, complete o restante com água. Leve em fogo médio e mexa até ferver e não deixe grudar. É muito importante retirar todas as espumas que surgirem.

Depois que o leite ferveu, coloque o suco de limão aos poucos. Não é necessário diluir. A receita de tofu não é tão complicada, apenas exige paciência e tempo disponível.

Tofu

Receitas de tofu

É muito comum que as receitas com tofu façam sucesso em restaurantes e entre os admiradores do alimento. Os pratos com tofu costumam ser muito saborosos e leves, sendo uma prova de que é possível comer com saúde e de forma saborosa.

Para o tofu grelhado, será necessário os ingredientes do tofu:

  • Tofu a gosto;
  • 2 colheres de molho de soja;
  • 1 colher de vinagre balsâmico;
  • 1 colher de mel;
  • Alho cortado a gosto;
  • 1 colher de ervas para grelhados ou outro tempero de sua preferência.

Corte o alimento da forma que desejar, desde que possua a espessura aproximada de um dedo. Em seguida, misture todos os ingredientes e coloque o tofu. Deixe-o descansando por 30 minutos para que pegue o gosto. Em seguida, basta grelhá-lo da forma que achar melhor.

Esse mesmo tempero pode ser usado para preparar o tofu defumado ou o tofu frito. Independente do modo de preparo, o tempero é ótimo. Em relação ao tofu frito, pode-se usar óleo de coco sem sabor ou azeite extravirgem.

Qual a diferença entre seitan, tofu e tempeh?

Entre o seitan, tofu e tempeh, os três podem ser utilizados para substituir a carne. No entanto, o tofu é conhecido como um queijo de soja e é um alimento que exige uma boa quantidade de temperos para que pegue o gosto. É bem tradicional em muitos países asiáticos e faz sucesso entre pessoas que não comem carne.

Já o tempeh é um alimento extremamente rico em fibras e substitui a carne desde o século XII. Ele é feito através da fermentação da soja em folhas de bananeira e, assim, adquire uma consistência bem firme e uma forma agradável. Possui ainda um sabor leve que lembra muito as nozes, por isso combina com uma grande quantidade de receitas.

o seitan é muto conhecido por seu grande diferencial, que é ser uma “carne de glúten”. Ou seja, diferente do tofu, o seitan é obtido através do glúten presente na farinha de trigo. Por conta disso, causa bastante saciedade e oferece muitas vitaminas.

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