Tomate de árvore é uma boa opção para diminuir os níveis de colesterol

Inicio » Agricultura » Tomate de árvore é uma boa opção para diminuir os níveis de colesterol
03/12/2020 Por
Tomate de árvore é uma boa opção para diminuir os níveis de colesterol

Sendo um fruto que tem suas folhas utilizadas como remédio, o tomate de árvore possui destaque por sua versatilidade e uso que vai além da culinária tradicional. Além disso, seu sabor diferenciado faz com que seja um acompanhamento para o arroz branco.

O tomate de árvore possui sabor agridoce, além de ser suculento e marcante. Por conta disso, o fruto é utilizado amplamente em receitas de sucos, doces e molhos, além de ser normalmente cozido e assado em pratos mais comuns.

Tomate de árvore

O que é tomate de árvore?

Tomate de árvore é um fruto muito comum na região da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Trata-se de um fruto semelhante ao tomate tradicional, porém possui sabor diferenciado, além da utilização vasta na culinária e medicina natural.

É também chamado popularmente de tamarilho, tomate-da-Índia, tomate-maracujá, entre outros. Dessa forma, o nome científico desse fruto é Solanum betaceum e sua origem na América do Sul é tida como sendo dos Andes.

O fruto é rico em vitamina A e tem seu uso indicado para ajudar no controle do colesterol. Além disso, pode ser usado para elaborar molhos de carnes, sucos, geleias e outras sobremesas. Existem diversas receitas com esse tomate, seja para doces ou salgados.

Esse fruto nasce em uma árvore pequena e é esse detalhe que o diferencia do tomate tradicional e que originou seu principal nome popular. Da mesma forma, a sua textura e coloração também são diferentes, possuindo sementes escuras e um formato mais ovalado e pontiagudo.

É muito comum para os moradores da zona rural, sendo um alimento de fácil cultivo e preparo, dependendo da receita. Assim sendo, vamos conhecer quais são os principais benefícios do tomate de árvore:

  • Laxante natural (rico em fibras);
  • Previne câncer (rico em antioxidantes);
  • Favorece a visão e saúde da pele (vitamina A);
  • Sem calorias, ideal para dietas;
  • Ajuda a controlar pressão alta, diminuir colesterol, etc.

Uso do tomate de árvore

O tomate de árvore possui uma parte externa bastante firme e amarga, e geralmente são consumidas a polpa e as suas sementes. Desse modo, o sabor varia conforme a coloração do fruto, que pode ser encontrado na cor laranja, vermelha e amarela.

Os tomates vermelhos possuem mais maciez e sabor adocicado, já os amarelos possuem textura rígida e maior acidez. Por conta disso, pode ser utilizado para acompanhar o clássico arroz branco, oferecendo uma coloração rosada e paladar cítrico, sendo bastante consumido desse jeito.

O cultivo desse fruto é relativamente simples, sendo que a única coisa que o prejudica é o frio. Dessa maneira, no inverno é preciso ter cuidado especial, principalmente quando o tomate é cultivado em regiões mais frias.

Outro fator importante é o seu uso na medicina natural, onde se utiliza de suas folhas para preparar cataplasmas quentes. Assim sendo, utiliza-se esse preparo para tratar amigdalites e demais inflamações na garganta, além de suas propriedades no consumo normal.

Se você procura saber como podar tomate de árvore, saiba que esse processo é muito simples. Desse modo, basta esperar pela chegada da primavera e então realizar a poda de ramos e galhos secos, visando dar mais força para a floração e frutificação.

O ponto ideal para colher os frutos da árvore é entre os meses de novembro e março, que são o auge da frutificação. No entanto, é muito importante observar a época do início da primavera para realizar a poda. Outra coisa que prejudica a árvore é o frio intenso e a geada.

Tomate de árvore

Receitas com tomate de árvore

Umas das receitas mais procuradas com esse fruto é o suco de tomate de árvore. Para fazer esse suco, basta utilizar 6 tomates de árvore e meio litro de água. Dessa maneira, basta cortar os frutos ao meio e remover toda a polpa com uma colher.

Depois disso, é só colocar a polpa dos frutos em um liquidificador com água e então bater o suficiente para que se torne homogêneo. Da mesma forma, basta coar toda a quantidade de suco, separando todo o material sólido e removendo-o.

Com o suco pronto, é possível adicionar limão conforme o gosto de quem irá consumir. Além disso, existem outras diversas receitas com esse fruto, inclusive de doces e sobremesas. Outra receita bastante requisitada é a do cheesecake com geleia de tomate de árvore.

Para fazer essa receita, basta preparar a massa tradicional do cheesecake conforme as receitas comuns. Entretanto, a grande diferença está na geleia que é preparada e adicionada à massa e ao recheio normal de cream cheese.

Para isso, basta separar a polpa de 500g do tomate de árvore e adicionar 200g de açúcar em uma panela. Em seguida, coloque em fogo baixo e mexa até atingir o aspecto de geleia. Depois disso, basta colocá-la no cheesecake pronto, de modo a cobrir o doce.

Além disso, é possível preparar a mesma receita simples da geleia para consumi-la normalmente com pães. Basta usar a criatividade, lembrando que o tomate de árvore também pode ser usado em receitas salgadas das mais diversas.

Tomate de árvore

Benefícios do tomate de árvore

Conforme foi mencionado, o consumo da parte externa desse fruto deve ser evitado por conta de seu amargor. No entanto, quando o fruto for utilizado bem maduro (coloração vermelha), é possível usá-lo em algumas receitas.

Consumir esse fruto pode ser uma alternativa muito interessante para quem está procurando por uma dieta mais leve. Em suma, o tamarilho melhora o funcionamento do intestino, além de não possuir calorias e ser um alimento rico em antioxidantes.

Por conta disso, pode ser benéfico para a pele até o ponto de torná-la mais bonita. Isso porque ele é rico em vitamina A, C e E. Da mesma forma, pode ajudar a controlar a diabetes tipo 2, já que possui ácido clorogênico que contribui para que o corpo queime a gordura.

Em suma, vimos que o tomate de árvore possui muitas vitaminas e antioxidantes, e seus benefícios são os mais diversos. Tais benefícios vão desde a saúde cardíaca, da pele e da visão até a prevenção de câncer e problemas de fígado e pâncreas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo