Rúcula é um vegetal que pertence à mesma família da mostarda

Inicio » Agricultura » Rúcula é um vegetal que pertence à mesma família da mostarda
10/06/2020 Por
Rúcula é um vegetal que pertence à mesma família da mostarda

Rica em nutrientes e ideal para saladas, a rúcula saiu do Mediterrâneo para conquistar o gosto de quem pratica saúde

Adeptos ou não, amantes de verduras como a rúcula certamente procuram incorporar seus benefícios em todas as dietas. Não apenas no Brasil, pois seu consumo é amplo em países como Egito, Sudão e também no sul da Europa.

Em terras brasileiras, a rúcula tem consumo elevado principalmente nas regiões de maior produção, como Sudeste e Sul. Aliás, por aqui a produtividade chega a atingir uma média de dois mil maços da verdura por hectare. Com certeza, além desse sucesso nas mesas, ela gera muitas divisas para o país e renda para produtores.

Rúcula

O que é rúcula?

Rúcula é uma hortaliça que tem origens nas regiões do Mar Mediterrâneo e Ásia. Apesar de ser conhecida como um tipo de verdura, esse vegetal que pertence à família do agrião, brócolis e couve. Por isso, ele apresenta sabor forte e amargo, mas picante como a mostarda.

Por ser um alimento de fácil adaptação a climas mais frescos, costuma ter largo emprego na criação de pratos saudáveis. Aliás, ela é um sucesso em saladas ao substituir ou ser combinada a demais verduras, como:

  • Rabanete;
  • Alface;
  • Couve;
  • Chicória;
  • Agrião;
  • Couve-flor.

Enfim, mesmo com apenas cerca de quinze centímetros de altura, as folhas recortadas e alongadas dela crescem rápido. Sem contar que seus benefícios ao organismo vão desde minerais e vitaminas a antioxidantes.

Como comprar e aproveitar o melhor da rúcula

Antes de comprar essa hortaliça, algumas dicas ajudam você a escolher apenas maços frescos. Primeiramente, suas folhas precisam estar brilhantes e firmes. Além disso, esses maços precisam ter os talos inteiros, assim como as folhas não podem estar murchas.

Para a maioria dos casos, ainda é possível reaproveitar e consumir a hortaliça o quanto antes. Como característica, folhas novas costumam ter sabor mais suave. Ao passo em que elas crescem, acabando ficando mais picantes com o tempo.

Já em relação ao seu armazenamento e estocagem, nossa dica é você guardar o alimento na geladeira e em sacos plásticos. Entretanto, para não perder a hortaliça, consuma-a o quanto antes, pois ela costuma melar rapidamente.

A saber, sobre seu preparo, sempre lave bem cada folha com água corrente. Contudo, embora pessoas removam talos mais longos, saiba que eles são saborosos como as folhas.

Se preferir, você pode até retirar pontas das raízes presas ao talo, deixando escorrer em seguida. Ainda assim, é possível optar por uma centrífuga para esse procedimento, embora o processo possa danificar a aparência.

Para amantes de saladas, ela é um espetáculo sozinha ou sendo combinada com demais verduras, folhas e hortaliças. Também é ótima no preparo de molhos para massas, risotos e tortas. Ainda assim, existem ótimas receitas deliciosas e saudáveis para sanduíches e petiscos.

Enfim, o importante é você comprar essas folhas nos mercados em forma de maços. Dessa maneira, a rúcula estando fresca, apresenta folhas firmes, viçosas e verdes. Por outro lado, ao estar murcha, com pontos pretos ou amarelados, evite seu consumo.

Rúcula

Aprendendo a como plantar rúcula

Para aprender como plantar rúcula na sua própria casa, invista na compra e uso de jardineiras. Elas precisam ter cerca de vinte por vinte centímetros e você deve procurar manter uma distância de dois centímetros entre elas.

Sobre a época do ano, o melhor desenvolvimento da verdura ocorre entre os meses de abril a outono. Aliás, é sempre bom ter um pouco de sol pela manhã, mantendo o solo sempre úmido. Para isso, faça apenas duas regas diárias: pela manhã e ao fim da tarde.

Depois de um mês do plantio, essa delícia já estará no ponto para você incluir sempre no seu cardápio. Até porque basta você retirá-la com corte próximo à raiz e ela pode brotar novamente.

Para isso, faça um replantio apenas preenchendo o que tirou de terra durante a colheita. Entretanto, depois de quatro replantios, nossa dica é você trocar toda a terra usada a fim de evitar a presença e o ataque de pragas. Isto é, mesmo uma manutenção periódica ajuda no combate a ervas daninhas.

Por dentro dos benefícios da rúcula

Um dos motivos para a verdura fazer sucesso nos mercados do mundo todo são os benefícios da rúcula. Afinal, para manter um corpo sempre saudável, é preciso investir em uma alimentação de grande valor nutricional, balanceada e rica em nutrientes.

Por isso que ela anda caindo no gosto e nas mais diversas receitas, sendo adicionada desde saladas e pratos finos a vitaminas e sucos detox para ingestão diária. Nesse sentido, ela é muito querida por ter baixas calorias e ajudar na perda de peso.

Além do mais, ela aumenta a saciedade por ser rica em fibras alimentares. Ou seja, você consome a hortaliça e inibe a fome exagerada, evitando até mesmo os famosos lanchinhos entre as refeições.

Confira a seguir alguns ótimos nutrientes do alimento:

  • Antioxidantes;
  • Vitamina C;
  • Fósforo;
  • Vitamina K;
  • Ferro;
  • Vitamina A;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Potássio.

Rúcula

Receita de uma salada de rúcula

Refrescante e revigorante, uma salada de rúcula pode fazer maravilhas por seu organismo a qualquer hora do dia. Além de inúmeros benefícios, confira uma receita de baixas calorias, simples e fácil para você consumir a hortaliça.

Primeiro, anote e separe os seguintes ingredientes abaixo:

  • Um maço fresco da verdura;
  • Um dente de alho bem picado;
  • Três tomates tipo seco picados;
  • Três colheres de sopa de azeite;
  • Sal à vontade;
  • Duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Duzentos gramas de ricota picada.

A seguir, basta seguir nossas instruções para o preparo ser descomplicado:

  1. Lave muito bem toda a verdura;
  2. Depois, escorra bem a umidade;
  3. Despeje a verdura numa saladeira;
  4. Adicione a ricota e os tomates picados;
  5. Então, tempere a gosto com alho, vinagre, azeite e sal;
  6. Coloque na geladeira por poucas horas;
  7. Sirva sempre bem fresquinha.

A produção e plantação de rúcula no agronegócio

Para você acertar na plantação de rúcula, saiba que a melhor época para sua produção vai de outono a inverno, período de temperaturas mais amenas. Afinal, nos meses quentes, ela tem redução na qualidade das folhas e no seu crescimento.

Contudo, isso não pode ser fator para parar o cultivo, pois é possível produzir a rúcula o ano todo. Até porque essa possibilidade é viável graças a técnicas de estufas, protegendo a plantação de chuvas e calor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo