Toucinho é alimento fabricado a partir da gordura do porco

Inicio » Agronegócio » Toucinho é alimento fabricado a partir da gordura do porco
24/08/2020 Por
Toucinho é alimento fabricado a partir da gordura do porco

Extremamente famoso entre os chefes de cozinha, o toucinho começa a se tornar especial para a realização de inúmeras receitas culinárias. No entanto, o grande “carro chefe” deste elemento é a composição no torresmo, prato amado por grande parte dos brasileiros. Por isso, é importante valorizar a presença deste item, principalmente quando o assunto é cozinha mineira.

O toucinho combina muito com a composição de caldos, além de poder fazer parte dos pratos mais básicos (como é o caso do arroz e do feijão). Ele também é um grande protagonista na montagem de feijoadas, além de formar uma dupla imbatível com cachaças e cervejas artesanais.

Toucinho

O que é toucinho?

Toucinho é um alimento retirado da gordura subcutânea do porco. Por ser um animal muito presente na pecuária nacional, é muito comum encontrar este elemento em diversas regiões do país.

É possível encontrar o elemento fresco, salgado ou defumado, sempre dependendo da finalidade. Por isso, é conhecido por três nomes: toucinho fumeiro, toucinho defumado ou bacon, como geralmente é confundido.

Também é possível derreter a gordura presente no toucinho para a elaboração de uma série de receitas. É este item que normalmente chamamos de banha, e que é aplicado para frituras.

Apesar de não ter a mesma capacidade nutricional, pode substituir a presença da manteiga ou do óleo vegetal em algumas composições.

Como fazer toucinho?

Há várias formas de como fazer toucinho, podendo ser servido cru, grelhado, frito ou assado. Também é possível encontra-lo em uma grande variedade de pratos, principalmente quando atua como um coadjuvante de um prato principal.

Ele age como um agente importante, dando complemento ao sabor e valorizando a composição final. É o que acontece na feijoada, por exemplo, onde ele é um ingrediente vital na interação com os demais.

Este tipo de alimento é consumido de diversas formas em outros países. Na Itália, é comum cortar outra peça parecida, chamada de pancetta, e picar em cubos para cozinhar junto a outro alimento. Também é normal servir em farias finas e cruas como um aperitivo.

A retirada do toucinho do porco é uma prática não tão antiga. Na época do colonialismo, era normal que os escravos consumissem o toucinho frito diretamente no porco, já que todo o animal era utilizado sem desmembramentos. Hoje, é comum obter só a banha para realizar outras receitas o toucinho à parte para ser servido em larga escala.

Toucinho

Diferenças entre o toucinho e o bacon

Apesar de serem muito semelhantes, há uma pequena diferença entre toucinho e bacon. A realidade é que, em várias regiões do país, o toucinho defumado é chamado de bacon, o que gera uma grande confusão entre os dois elementos.

O toucinho defumado nada mais é do que o alimento que passou pelo processo de defumação, mudando a sua textura e tornando o sabor mais forte.

O toucinho de porco consiste na porção de gordura misturada com a fibra mais magra, que também pode ser chamada de couro de porco. Este elemento também é utilizado para uma série de receitas, principalmente para molhos e carnes de panela. Normalmente, ele é preparado dentro de churrasqueiras ou com o auxílio das chapas.

No combate entre os dois, é importante saber que a diferença no sabor será grande. O toucinho é extremamente mais gorduroso, por isso deve ser aplicado em receitas mais pesadas.

Já o bacon pode ser misturado, inclusive, aos legumes e grãos, aparecendo como componente importante em massas. Em alguns países, o item também é utilizado para consumo matinal.

Nutrientes do toucinho

Além de movimentar a economia nacional com intensidade, o toucinho conta com a presença de uma série de nutrientes. Entre os principais elementos, podem ser destacadas as proteínas e vitaminas B e A, além de fósforo, magnésio e potássio. Porém, é muito importante tomar cuidado com exageros, pois se trata de um alimento com alta porcentagem de selênio – isto, em excesso, prejudica o organismo.

Apesar de contar com grande quantidade de gordura no aspecto visual, pesquisadores apontam que o alimento é uma boa fonte de gordura saturada, que de nenhuma forma afeta a saúde do coração. Mas é muito importante controlar o volume de sódio, já que quando o alimento passa pelo processo de defumação, acaba concentrando mais nitritos do que poderia.

Há uma série de especulações em relação ao consumo do toucinho em diversas esferas. Uma delas diz respeito ao aumento da pressão arterial, o que só vai acontecer em casos de muito exagero no consumo.

Normalmente, em doses pequenas, o alimento não será responsável por esse efeito. Também há uma série de afirmações sobre a possibilidade de o nitrito ser cancerígeno, o que já foi descartado por pesquisas científicas.

Um dos detalhes pouco explorados é de que o consumo do alimento melhora o funcionamento das mitocôndrias, o que reflete em um melhor funcionamento do corpo para várias funções. Ademais, também vale destacar que a gordura saturada pode se transformar em energia, tornando o dia a dia muito mais simples com o ganho de disposição.

Toucinho

Curiosidades sobre o toucinho

Para quem costuma beber, há uma dica muito importante envolvendo o toucinho frito. Pesquisas apontam que o consumo do alimento pode ser importante no combate à ressaca.

As proteínas e carboidratos do alimento fazem com que a atividade do organismo fique mais acelerada, fazendo com que todo o desgaste do corpo seja reposto. Procure se alimentar antes e durante as noites em que você consumirá bebidas alcoólicas.

O aroma do toucinho também já foi homenageado muitas vezes em diversas partes do mundo. E isso gerou até o lançamento de um perfume, criado pela marca Farginnay no ano de 2011. Foram dois frascos originais contendo o aroma do alimento, seja da forma original ou defumada.

E também no campo dos benefícios, há uma substância bastante importante para a memória na composição do toucinho. A colina é uma das responsáveis por agir diretamente no cérebro, tornando as memórias de fácil acesso. Esta propriedade é muito parecida com a do ovo e pode ser bastante benéfica para mulheres grávidas, por exemplo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo