Tratores agrícolas podem servir variados tipos de produtor

Inicio » Agronegócio » Tratores agrícolas podem servir variados tipos de produtor
08/12/2020 Por
Tratores agrícolas podem servir variados tipos de produtor

Veículos capazes de facilitar muito a vida dos produtores rurais, os tratores agrícolas são muito conhecidos e usados no campo. Da mesma forma, são capazes de multiplicar a força de um operador, fazendo com que um trabalhador tenha bem mais efetividade em seu trabalho.

Os tratores agrícolas são verdadeiros potencializadores de mão de obra, visto que esses veículos podem puxar arados ou até mesmo vagões. São capazes de oferecer força e conforto ao operador agrícola, que consegue trabalhar com maior desenvoltura e menor desgaste.

Tratores agrícolas

O que são tratores agrícolas?

Tratores agrícolas são equipamentos motorizados capazes de puxar arados ou qualquer tipo de reboque. Por conta disso, o nome “trator” se originou da palavra “trahere” que vem do latim, e essa palavra significa “puxar”.

Ou seja, o trator é um veículo que puxa e conta com a força de um motor. O equipamento pode ser utilizado para puxar arados, vagões ou qualquer tipo de reboque, poupando o trabalhador agrícola da necessidade de exagerado esforço físico.

Da mesma forma, os tratores oferecem ao operador a possibilidade de trabalhar com conforto, visto que o trabalhador apenas opera a máquina, sem a necessidade de esforço. Com esses veículos, é possível puxar ou movimentar objetos de difícil transporte.

Existem diferentes tipos de tratores agrícolas e geralmente eles são classificados conforme o rodado e também a conformação do chassi. Descreveremos agora quais são os principais tipos desses veículos agrícolas:

  • Trator de duas rodas;
  • Três rodas;
  • Trator de quatro rodas (2RM);
  • Quatro rodas (4RM);
  • Tratores de esteira.

Além disso, esses veículos também podem ser separados pela forma do chassi, potência e peso total, e essas informações subdividem os tipos de tratores em industriais, florestais e agrícolas. Geralmente, os industriais possuem porte menor e os florestais são bem maiores.

No entanto, os tratores florestais possuem tração nas quatro rodas, além de exigirem motores com maior potência, visto que puxam toras de madeiras para uso na indústria.

Tratores agrícolas de duas rodas

Como o próprio nome já indica, esses são tratores que possuem apenas duas rodas e também são encontrados como motocultivadores ou tratores de rabiça. Desse modo, o operador trabalha com esse equipamento ficando na parte traseira.

Possuem a mesma função que os outros veículos utilizados na agricultura, porém possuem tamanhos menores. Da mesma forma, a potência desses equipamentos é menor, e seu uso é mais indicado para trabalhos em áreas pequenas.

Podem ser usados também para paisagismo e trabalhos específicos em solo, visto que trabalhos vastos de plantio e colheita necessitam de equipamentos maiores. Tratores agrícolas usados desse modelo pode ser encontrados pelo valor que parte dos 3 a 4 mil reais.

Tratores agrícolas

Tratores de três rodas

Nesse tipo, os equipamentos têm três rodas e possuem a aparência de um triciclo. Por conta disso, são indicados para trabalhos mais diretos e organizados, como cultivos em linha. São práticos e geralmente possuem tamanhos pequenos a médios.

Os tratores agrícolas pequenos normalmente são encontrados nessa modalidade, além de serem também vistos em duas rodas. Além disso, são amplamente utilizados em grandes áreas de plantio onde muitos operadores trabalham ao mesmo tempo.

Esses veículos podem ser encontrados no mercado em diversos preços e por diferentes fabricantes. Entretanto, os preços de tratores agrícolas dessa modalidade variam também entre os equipamentos novos ou usados.

Tratores novos de três rodas costumam ser encontrados no mercado facilmente, no entanto esse tipo de veículo usado não é encontrado com facilidade. Os preços para os equipamentos novos podem ultrapassar os valores de 20 mil reais.

Tratores de quatro rodas

Nessa modalidade, os veículos podem ser divididos em dois tipos: os tratores com tração em duas rodas (2RM) ou com tração 4×4 (4RM). Entretanto, seus tamanhos variam inclusive o tamanho de suas rodas dianteiras em relação às traseiras.

Os tratores 2RM possuem geralmente tamanhos médios a grandes, e a maior particularidade visual é o tamanho de suas rodas. Desse modo, o rodado dianteiro conta com um tamanho bem inferior ao rodado traseiro. Isso porque as dianteiras apenas executam função de direção no equipamento.

Já os tratores 4RM possuem os rodados dianteiros de tamanho ainda inferior ao rodado traseiro. No entanto, as rodas da frente são maiores que nos modelos 2RM, além de que essas rodas possuem pneus com gomos maiores e de mais aderência.

A principal vantagem do modelo 4×4 é que esse equipamento é capaz de oferecer maior aderência e tração, mesmo que possua um peso total menor que o modelo de tração 4×2. Assim sendo, ambos podem ser usados amplamente na produção rural, de acordo com seus tamanhos e potências.

Esses veículos usados podem ser encontrados no mercado com valores a partir de 30 mil reais, sendo estes tratores médios com tração 4×2. Da mesma forma, é possível achar preços mais baixos, se tratando de equipamentos mais antigos e simples. Os novos ultrapassam tais valores.

Já os tratores com tração 4×4 podem ser encontrados usados com preços que giram entre 40 e 50 mil reais, para equipamentos de tamanho médio. No entanto, os veículos usados com tração nas quatro rodas e de maior potência custam cerca de 100 a 150 mil.

Tratores agrícolas

Tratores de esteira

Nesse modelo, a tração não é transmitida para as rodas, para que essas girem e executem o movimento do equipamento. Entretanto, entre os eixos dianteiro e traseiro existe uma espécie de sapata, uma em cada lado do veículo, que são chamadas de rodas-guia.

Essas esteiras oferecem maior estabilidade ao trator e geralmente seus usos são para terrenos disformes e trabalhos pesados. Dessa forma, são utilizados principalmente para trabalhar o relevo e preparar a área para o plantio, como a terraplanagem.

São equipamentos grandes e pesados e não possuem um sistema de suspensão. Além disso, são empregados amplamente no setor de construção civil. O preço de mercado desses equipamentos usados gira em torno de R$ 80 mil até R$ 200 mil, variando conforme ano, tamanho e potência.

Desse modo, podemos afirmar que existem diversos tipos e utilidades para os tratores agrícolas, e que esses equipamentos podem ajudar muito no trabalho rural, desde que empregados de forma correta, de acordo com as indicações e necessidades do produtor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo