Trufa branca é uma espécie encontrada no sul da Europa

Inicio » Agronegócio » Trufa branca é uma espécie encontrada no sul da Europa
12/12/2019 Por
Trufa branca é uma espécie encontrada no sul da Europa

Trufa branca é uma das iguarias mais caras do mundo

No século dezoito, o epicurista Jean Anthelme Brillat-Savarin chamou a trufa branca de “diamante da cozinha”. Sem dúvida, a alcunha não é para menos. As trufas brancas são apreciadas entre os mais exigentes amantes da comida. Afinal, o aroma distinto e o sabor intenso da terra podem transformar massas, ovos, arroz e até foie gras em experiências extremamente requintadas.

Além disso, os antigos romanos já atribuíam propriedades terapêuticas e afrodisíacas à trufa branca há séculos atrás. De fato, embora isso não esteja comprovado ainda hoje em dia, certamente existe um culto às trufas, formado pelos paladares mais sofisticados. Mas você sabe o que é trufa branca?

Trufa branca

O que é trufa branca?

Trufa branca é um fungo espontâneo que cresce em simbiose com às raízes de carvalhos e aveleiras. De fato, as trufas brancas se consagram entre as iguarias mais raras – e caras – do mundo, sendo seguidas pela baunilha, o foie gras e o pistilo de açafrão.

A razão para tal é sua disposição e incidência. Isto é, para encontrar a trufa branca, é necessário o auxílio do faro apurado de um cachorro farejador. Além disso, essa trufa só pode ser encontrada na Toscana, região norte da Itália, e em algumas áreas da Croácia.

Sem dúvida, houve muitas tentativas de dominar essas trufas selvagens, embora elas possam levar até uma década para crescer. De fato, algumas dessas tentativas foram bem-sucedidas, mas a aposta mais confiável ainda é procurá-las na natureza com o auxílio de um cão.

Como preparar?

Para a preparação, lembre-se de que trufas brancas quase nunca são cozidas. O poder de seu sabor está em seu aroma forte, e cozinhá-los suprimirá.

Por isso, é indicado laminá-las, ou seja, cortá-las em camadas muito finas. Em seguida, elas podem ser o acabamento perfeito para pratos como risoto e macarrão.

Sabor

Por que os seres humanos consideram as trufas brancas tão convidativas e saborosas faz parte de seu mistério. É difícil expressar as nuances do sabor em uma trufa branca, embora muitas vezes seja descrita como “alho” ou algo como “chalotas”.

A comparação, no entanto, não é justa com as trufas brancas. Afinal de contas, ninguém jamais pagou centena de milhares de reais por um alho ou uma chalota – como, de fato, ocorre com as trufas.

Trufa branca

Assim, é difícil fazer justiça ao seu indescritível sabor terroso, com um toque de nozes provindo das árvores cujas raízes abrigam as trufas.

Aqueles que já experimentaram a iguaria, descrevem as trufas brancas como um sabor picante inesquecível com deliciosas notas amadeiras!

Trufa branca: valor

Se você ficou curioso, saiba que o preço da trufa branca é de fato altíssimo, pois o fungo é muito raro e disputado. Quando a temporada de trufas começa, a região é povoada por gastrônomos na esperança de experimentar a iguaria.

Mas, quanto ao valor da mesma, temos que voltar mais uma vez ao epicurista que a cunhou de diamante. Segundo Jean Anthelme, como um dos grandes valores das trufas é a sua raridade, talvez elas fossem menos estimadas se fossem mais baratas.

Portanto, vale a pena considerar tudo isso ao comprar uma trufa branca.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo