Meio Ambiente

Tucano de bico preto habita matas brasileiras e pode entrar em extinção

Tucano de bico preto habita matas brasileiras e pode entrar em extinção

De uma beleza exuberante, as aves encontradas no Brasil são das mais variadas espécies. Os tucanos por exemplo, são aves pertencentes a família Ramphastidae, que vivem nas matas da América Central e América do Sul. Só no Brasil, por exemplo, foram registradas cerca de 22 espécies de tucanos, dentre elas, o tucano de bico preto.

Porém, se essa ave já chama atenção por sua beleza, o tucano de bico preto impressiona ainda mais por suas penas e bico negros.

tucano de bico preto

Características do tucano de bico preto

O tucano de bico preto é um pássaro conhecido por ter o bico totalmente de cor negra. Os tucanos em geral apresentam bicos longos. Porém, o tucano de bico preto apresenta uma beleza ainda mais exótica, com o papo entre tons de amarelo e laranja, peito vermelho e o bico negro, como seu nome sugere.

No Brasil, já foram registradas cerca de 22 espécies pertencentes a família dos tucanos. Dessas, 6 são os tucanos propriamente ditos e outras 16 espécies são os araçaris. No entanto, a principal diferença entre tucanos e araçaris está no tamanho. Os tucanos, em geral, costumam ser maiores que seus “primos”.

Habitat do tucano de bico preto

O tucano de bico preto, também chamado de canjo, tucano-de-peito-amarelo e tucano-pacova, costuma habitar as florestas tropicais. Assim, o pássaro pode habitar a faixa litorânea que vai do Pará até Santa Catarina. Na região Nordeste não habita o Rio Grande do Norte e Paraíba. Contudo, na América Latina, ainda é visto também nas Guianas, Venezuela e Bolívia.

Essa ave tem um hábito curioso ao dormir. Ela eleva a cauda para cobrir a cabeça que fica virada para as costas, mantendo o bico oculto. Geralmente vive em bandos de até dez indivíduos. Essa ave pode medir até 46 centímetros, e seu bico pode ter 12 centímetros. Os dedos do tucano são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua é comprida e fina.

Ademais, os tucanos formam seus ninhos em cavidades de árvores há alguns metros de altura. A fêmea desta espécie pode colocar até 4 ovos, e o período de incubação leva aproximadamente 18 dias. A alimentação dessa espécie é através de frutos, insetos, aranhas, ovos e até pequenos filhotes de outras aves.

tucano de bico preto

Apesar de grande, o bico do tucano é leve, feito de um tecido poroso e esponjoso. Mas isso não o impede de quebrar a casca dos frutos, pois é bem resistente. De voo curto e sinuoso, o canjo também tem o hábito de se banhar em folhagens molhadas de chuva.

Tucano de bico preto em extinção

Os tucanos são alvo do tráfico de animais pelas cores vibrantes que chamam atenção. Porém, essa ave não se adapta bem ao cativeiro, deixando de se alimentar e podendo inclusive morrer. Além disso, o desmatamento também ameaça o habitat dessa espécie, deixando-a vulnerável.

Apesar disso, essa ave ainda pode ser vista pelas matas brasileiras, com ênfase para o Rio de Janeiro. Aliás, o tucano de bico preto é a ave-símbolo do estado de acordo com o Clube de Observadores de Aves do RJ.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também