Turismo rural valoriza o contato com a natureza e a agricultura

Inicio » Agronegócio » Turismo rural valoriza o contato com a natureza e a agricultura
10/11/2019 Por
Turismo rural valoriza o contato com a natureza e a agricultura

Consolidado no Brasil, o turismo rural deixou de ser apenas tendência

O turismo rural cresceu e continua crescendo no país. Nesse sentido, a inserção das propriedades rurais ao rol de atividades turísticas já está consolidada.

Investimentos no turismo rural são plenamente justificados pela demanda, portanto, investir em formas de agroturismo pode ser sinônimo de segurança.

Turismo rural

O que é turismo rural?

Turismo rural é uma modalidade que objetiva facilitar o contato das pessoas com a natureza, assim como agricultura, valorizando as tradições e peculiaridades locais.

O surgimento do agroturismo no Brasil acentuou-se na década de 1970, conforme ficou evidente a busca por mais diversificação setorial.

A evasão rural é outro fator aos poucos combatido direta ou indiretamente com este tipo de turismo, já que existe a necessidade de mão de obra.

Com o desenvolvimento do agroturismo é possível notar a criação de empresas, assim como empregos e cursos voltados ao setor, entre outras possibilidades.

Tipos de turismo rural

Com o passar do tempo e a evolução do agroturismo, surgiram subdivisões com o fim de classificar os seus vários subtipos.

Entre os tipos que mais se destacam nas propriedades, inegavelmente estão os que seguem.

Turismo rural

1. Hospedagem

O turismo em área rural denominado como hospedagem proporciona visitação e permanência em sítios, fazendas, hotéis fazenda e outros similares.

Destacando-se pela diversidade de habitações fornecidas aos hóspedes, o agroturismo de tipo hospedagem é um dos mais procurados.

2. Ecológico

O ecológico ocorre mais frequentemente em pontos dotados de atrações como trilhas, escaladas, mirantes para contemplação, entre outros.

3. Culinária

As diferentes culturas, com seus hábitos culinários locais, também são bastante explorados nesse tipo de turismo, gerando, muitas vezes, oportunidades de interação.

Caracterizados por passeios com refeições, o turismo que visa a culinária interiorana é difundido em diversas regiões, sobretudo de colonizações europeias.

4. Dia de campo

Uma grande parcela das ofertas relacionadas ao agriturismo – outro nome para o agroturismo – oferece aos turistas a possibilidade de participação em atividades realizadas no meio rural.

Tarefas como plantar, cavalgar, pastorear rebanho, ordenhar, pescar, cozinhar, entre outras, com efeito, participam do universo que compõe exemplos de turismo rural.

Turismo rural

Benefícios do turismo rural

Benefícios obtidos com o agroturismo são vários, tanto para as pessoas e empreendimentos envolvidos, quanto para turistas.

Entre os maiores benefícios desse tipo de turismo, podemos evidenciar os seguintes:

  • Economia regional mais diversificada, principalmente através da instalação de micro e pequenos empreendimentos;
  • Melhoria na qualidade de vida das famílias que trabalham engajadas nos processos turísticos;
  • Menor incidência de êxodo rural;
  • Geração de intercâmbios culturais regionais;
  • Mais postos de trabalho gerados através dos empreendimentos rurais;
  • Melhorias nas condições de infraestrutura rural de transportes de cargas e passageiros;
  • Valorização do trabalho rural e suas práticas afins;
  • Campesino com maior autoestima ao ser valorizado;
  • Resgate dos hábitos de raízes familiares, principalmente em locais de origem;
  • Momentos de contemplação de paisagens e relaxamento;
  • Práticas de exercícios físicos e esportes;
  • Mais cultura histórica, geográfica e culinária ao turista;

Como é facilmente percebido, o turismo rural traz vantagens não apenas para os turistas, mas também para os empreendedores do importante setor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo