Uva benitaka é resultante de mutação da uva Itália

Inicio » Agricultura » Uva benitaka é resultante de mutação da uva Itália
15/01/2021 Por
Uva benitaka é resultante de mutação da uva Itália

A uva é uma fruta conhecida em todo o mundo. Saborosa e saudável, ganhou ao longo dos anos, modificações genéticas que resultaram em novas cores e sabores dessa mesma fruta. Assim, hoje é possível encontrar os mais variados tipos de uvas viníferas e de mesa, como a uva benitaka.

A uva benitaka é uma uva fina, que foi descoberta quase que “por acaso” no interior do estado do Paraná, sendo adaptada até chegar na qualidade que se encontra hoje.

uva benitaka

Origem da uva benitaka

A uva benitaka é uma mutação somática na cultivar Itália. Esse caso  de mutação ocorreu na propriedade de Sadao Takakura, em Floraí, no Paraná em 1988.

A cultivar foi descoberta em uma visita de rotina do produtor às parreiras, quando percebeu que entre as plantas de uva Itália, uma se diferenciava. Assim, em meio às uvas branquinhas, um cacho de uva mais escurinho chamou atenção. A partir disso, o produtor resolveu multiplicar o cacho escuro através de enxertia.

Então, o produtor, usando sua experiência no manejo da fruta, conseguiu isolar e consolidar a mutação. Assim nascia a uva benitaka, que leva no nome sua origem, sendo “beni” derivado do japonês que quer dizer rosado, e do sobrenome do produtor, “taka”, de Takakura.

De coloração rósea intensa e aspecto visual atrativo, essa uva possui as mesmas características produtivas da cultivar que lhe deu origem, a Itália. Seus cachos são grandes, podendo pesar 600 gramas e as bagas entre 8 a 12 gramas. A polpa dessa uva é crocante, com sabor mais neutro se comparada à itália, que apresenta um sabor moscatel.

Tipos de uva

Em todo o mundo, estima-se que existem mais de 8 mil tipos de uvas, das quais mais de 60% são destinados à produção de vinho. Entretanto, as uvas que consumimos inteiras, são as chamadas uvas de mesa, desenvolvidas especialmente para o consumo in natura.

Atualmente é possível encontrar uvas de mesa para consumo in natura dos mais diversos tipos, cores, tamanhos e sabores, com e sem sementes. Dentre as variedades de uva com semente para consumo in natura, destaca-se a uva Itália e suas variações como a benitaka e rubi.

Ademais, as uvas viníferas, àquelas destinadas a produção de vinhos, somam mais de 5 mil variedades pelo mundo. As mais conhecidas são a Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. Dentre as uvas brancas, destacam-se a Chardonnay e a Sauvignon Blanc. Os países que concentram as maiores variedades de uvas são Itália e Portugal.

Benefícios da uva benitaka

A maioria das uvas de cor mais escura apresentam benefícios como:

  • minerais como o cálcio, fósforo e magnésio;
  • também possui carboidratos, sendo uma fruta altamente energética;
  • possui propriedade benéficas para o intestino, fígado, e também estimula as funções cardíacas;
  • a uva também é uma excelente fonte de vitamina K e vitaminas do complexo B e C. Somados, esses benefícios resultam em controle da pressão arterial, prevenção de problemas cardíacos, equilíbrio da glicose. Além disso, melhora a saúde do sistema digestivo, dentre outros benefícios.

Ademais, os processos de como plantar uva benitaka, geralmente são mais garantidos através de estaquia e enxertia, para garantir que a planta tenha a qualidade genética da planta matriz. Assim, se garante também uma característica importante dessa fruta,  que é a boa conservação pós-colheita.

Dessa forma, a uva benitaka é uma boa opção para se cultivar. Aliás, tem boa adaptabilidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo