Uva crimson é uma variedade de uva sem semente

Inicio » Agricultura » Uva crimson é uma variedade de uva sem semente
15/01/2021 Por
Uva crimson é uma variedade de uva sem semente

A uva, fruto da videira, é uma velha conhecida da humanidade, utilizada para produzir sucos, doces, vinhos, além de seu consumo in natura. Saborosas e muito apreciadas no mundo todo por seu sabor adocicado, as uvas ganharam ao longo dos anos modificações genéticas, gerando novas cultivares. Há, inclusive, variedades sem sementes, chamadas de uvas de mesa, como é o caso da uva crimson.

A uva crimson é uma cultivar plantada no Vale do Rio São Francisco (PE). Essa região, aliás, é referência no cultivo de uvas de mesa no Brasil.

uva crimson

Características da uva crimson

A uva crimson é uma cultivar de uva de mesa, sem sementes e com sabor marcante e docinho. Ademais, sua textura é crocante e firme. Esse tipo de uva de mesa é muito procurado para sobremesas e para a ceia de ano novo, por exemplo.

Sua planta é vigorosa, apresentando cachos grandes, de coloração que vai do vermelho ao vinho escuro. Aliás, quanto mais escura a casca, mais madura e doce está a uva, que mesmo estando muito madura não perde as qualidades. Assim, com todas essas qualidades e por ser uma fruta de mesa, a crimson é encontrada em mercados e feiras por todo o país.

Ainda em 1996, a Embrapa Uva e Vinho deu início ao trabalho de melhoramento genético em uvas, visando desenvolver cultivares sem sementes adaptadas ao clima tropical, com foco justamente na região do Vale do São Francisco. Aliás, essas é a maior região produtora de uvas de mesa do Brasil.

Benefícios da uva crimson

Dentre os benefícios da uva crimson, podemos destacar:

  • facilidade de consumo;
  • apresenta benefícios para a saúde, sendo ricas em potássio, fibras, vitaminas A e C;
  • também ajudam a manter em dia a saúde do coração. Dessa forma, cerca de 100 gramas da fruta por dia podem ajudar o organismo, atuando como antioxidantes;
  • ajuda a diminuir a ocorrência de Alzheimer.

Como plantar uva crimson?

Para garantir a qualidade das uvas, inclusive as uvas sem semente como a crimson, uma boa opção são mudas enxertadas. Para a enxertia, é preciso retirar pedaços de ramos de planta já adulta e colocar no solo.

Esses ramos vão originar uma nova muda, que vai receber o enxerto. No ramo que se desenvolveu é então fixado um pedaço da planta que se deseja multiplicar. Essa muda deve conter boa carga genética.

Assim, é possível multiplicar as mudas garantindo a qualidade das frutas, tanto as uvas sem semente quanto as mais tradicionais com semente.

O processo de enxertia é muito eficaz. Isso porque, se originada através de sementes, a planta não guarda as mesmas características da planta mãe. Assim, corre o risco de ser menos produtiva ou de qualidade inferior.

uva crimson

Tipos de uva

As uvas sem semente têm ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Além da variedade crimson, dentre as uvas sem semente ainda podemos destacar as variedades Thompson, uva Vitória e Catalunha.

Dessa forma, as uvas sem semente como a uva crimson são utilizadas para o consumo in natura e também para produção de doces.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo