Vaqueiro é aquele responsável por cuidar do gado bovino

Inicio » Pecuária » Vaqueiro é aquele responsável por cuidar do gado bovino
03/12/2020 Por
Vaqueiro é aquele responsável por cuidar do gado bovino

Vaqueiro possui função fundamental na fazenda. Sendo o responsável pela fiscalização e bom andamento de uma fazenda, o vaqueiro é a figura que cuida do gado, alimentação e conservação do local. Da mesma forma, o proprietário da fazenda pode exercer essa função, cuidando e tocando a boiada.

O vaqueiro possui diversas funções, e é a versão nacional do termo americano cowboy. Além disso, na região Sul do país ele é demonstrado na figura do gaúcho, o trabalhador do campo que está sempre montado no cavalo, com trajes típicos e empunhando o chimarrão.

Vaqueiro

O que é vaqueiro?

Vaqueiro é o trabalhador central de uma fazenda ou local onde sejam criados diversos animais, incluindo o gado bovino. Dessa forma, ele é o responsável por cuidar desses animais, garantindo o bom andamento e funcionamento desse local.

Um vaqueiro percorre toda a extensão da fazenda, observando se o gado está bem alimentado, bem cuidado e saudável, tratando de todas as necessidades desses animais. Além disso, esse trabalhador também protege o gado, garantindo que a fazenda está bem cercada e protegida.

O vaqueiro da zona rural pode ser encontrado em diversos pontos do Brasil, seja na região Nordeste, seja na região Sul, através do gaúcho campeiro. Algumas particularidades são encontradas, mas em suma esse trabalhador se ocupa de tocar e cuidar do gado.

Essa figura surgiu através do contato do colonizador europeu com o índio, no momento em que o gado foi incluído nos sertões nordestinos. Dessa maneira, fica simples e fácil compreender a origem  e o que é vaqueiro.

As diferenças das vestimentas do vaqueiro nordestino e do gaúcho do Sul se dão por conta das influências e condições regionais. Em suma, o gaúcho incorporou elementos ibéricos, indígenas e paraguaios, como é o caso da boleadeira, do chimarrão e do poncho.

Já o vaqueiro nordestino possui elementos indígenas misturados com características dos brancos portugueses. Assim sendo, o nordestino incorporou o perneiro, o gibão, o chapéu e o peitoral de couro, para proteger-se do sol e dos galhos espinhentos da região.

Vaqueiro

A profissão vaqueiro

Com o decorrer do tempo, a função de vaqueiro foi se consolidando e ganhando certo destaque nas vivências da fazenda. Por conta disso, alguns proprietários passaram a contratar peões para atuarem cuidando do gado e do bom andamento do local.

No ano de 2013 a profissão de vaqueiro foi enfim regulamentada, e então começou a ser exigido o registro em carteira profissional mediante CLT. Desse modo, a profissão tem como funções o trato, a condução e também o manejo do gado, cavalos, cabras, entre outros.

O vaqueiro profissão começou a ser visto de outra forma desde então, visto que o profissional possui uma lida bem completa, inclusive com a necessidade de acordar antes mesmo do sol nascer, para então realizar a ordenha das vacas.

Além disso, o vaqueiro também é responsável por alimentar e cuidar dos animais, inclusive treiná-los para possíveis eventos culturais. Esse profissional possui uma agenda bem cheia, e estima-se que deva acordar diariamente por volta das 4 horas da manhã.

A profissão de vaqueiro também exige bom preparo físico, já que é ele o responsável por circular toda a fazenda, inclusive observando a necessidade de chamar atendimento veterinário. Da mesma forma, é necessário saber manejar tais animais, assim como ter noção de doma de cavalos.

Vale lembrar também que, por se tratar de uma profissão de múltiplas e importantes funções, hoje existe a possibilidade de se fazer um curso de vaqueiro. Assim sendo, é possível afirmar que nas mãos desse profissional está todo o bem-estar e funcionamento de uma fazenda.

Curso de vaqueiro

Sendo essa uma profissão de grande exigência e também regulamentada, é uma boa opção fazer um curso de vaqueiro para melhorar a capacitação. Desse modo, é garantido uma boa competência desse profissional vital na lida rural.

Existem hoje diversas escolas e instituições conforme a região, que oferecem o curso de vaqueiro. Assim sendo, podemos citar exemplos como o SENAR, CTP, entre outros. Vale lembrar também que existe a opção de curso online, obviamente sem a parte prática.

Sendo essa uma profissão considerada em extinção, pode ser uma boa ideia para as pessoas que gostam de trabalhar com animais e se identificam com o meio rural. Da mesma forma, tais pessoas precisam gostar de funções movimentadas e agitadas.

Considerando a importância do trabalho rural e também a constante crescente profissional em todas as áreas, o trabalho no campo também exige isso de seus profissionais. Os tempos mudaram, e o aprendizado não se dá mais somente de pai para filho.

A procura por cursos e especializações podem garantir uma melhor capacitação, além de aumentar as chances de um profissional rural conseguir um trabalho profissionalmente remunerado. Dessa forma, a procura por cursos de atuação rural pode ser um diferencial.

Vaqueiro

A função do vaqueiro na economia

Sendo a profissão de vaqueiro regulamentada e existindo a possibilidade de especialização, a contratação de um profissional nessa área pode gerar diversos impactos positivos. Assim sendo, tanto o proprietário como o empregado podem obter benefícios.

A geração de mais empregos e renda para os profissionais certamente causam impactos positivos economicamente. Além disso, os empregadores também podem contar com uma mão de obra mais especializada e refinada, gerando assim maior produtividade e lucros.

Um vaqueiro devidamente capacitado é capaz de alimentar os animais de forma adequada conforme orientação de um veterinário. Da mesma forma, o profissional saberá como identificar e proceder em caso de pestes, enfermidades e doenças em geral nos animais.

Os dois lados ganham com isso, e evidentemente a economia gera mais fluxo, oferecendo assim uma fonte formal de renda para aquele trabalhador criado em zona rural. Desse modo, também se fomenta mais a busca por educação e capacitação, gerando mais renda e empregos.

Outro ponto importante que a capacitação oferece é a possibilidade de manejo e doma racional do gado e cavalos. Isso faz com que o estado emocional dos animais seja influenciado positivamente, através de um trato gentil e sem violência, e isso pode melhorar a saúde e produtividade.

Dessa forma, podemos perceber a importância da profissão de vaqueiro, e como também pode gerar ótimos resultados o investimento em capacitação nesse ramo de atuação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo