Escolher a vara de pesca ideal é essencial para obter bons resultados

Inicio » Agronegócio » Escolher a vara de pesca ideal é essencial para obter bons resultados
10/08/2020 Por
Escolher a vara de pesca ideal é essencial para obter bons resultados

Nos rios ou em tanques de pesque-pague, a vara de pesca ainda é o grande xodó de pescadores de todo o Brasil

Para relaxar e passar horas de sossego, a pesca esportiva sempre foi uma alternativa prazerosa para os adeptos, além de lucrativa para a indústria. Afinal, essa atividade é saudável e apresenta relativo baixo custo, mesmo em relação à vara de pesca.

Outra prova de que existe um inúmero mercado para esses pescadores brasileiros, a vara de pesca marca presença pela prática mesmo nos mais distantes pontos do país. Até porque a alimentação e a riqueza natural alavancam pescarias tanto em água salgada como em água doce.

vara de pesca

O que é vara de pesca?

Vara de pesca é apenas um entre os equipamentos fundamentais para você garantir que sua pescaria renda sempre os melhores resultados. Apesar das antigas e clássicas varas de bambu, hoje em dia elas são produzidas em materiais mais resistentes e até nobres.

Como exemplo, podemos citar as peças em fibra de vidro, grafite e até mesmo a união desses materiais. Aliás, esse modelo moderno de grafite garante maior poder de briga e melhor flexibilidade, porque são bem mais sensíveis.

Em relação às varas de pesca em fibra de vidro, elas são mais pesadas e menos sensíveis, embora apresentem maior durabilidade. De qualquer forma, são ótimas para a pesca com pouca ação, onde a isca fica mais tempo na água.

Para você não ficar na dúvida entre elas, pode apostar em modelos combinados, pois também são sensíveis, leves e podem ter o tempo de ação com ótima performance. Enfim, saiba que os meios de especificação e fabricação de modelos como a de molinete e a de carretilha são semelhantes.

Até porque, na vara de pesca com carretilha, o acessório é fixado no topo, com gatilho que permite ao pescador maior controle sobre o equipamento. Assim, para distinção, as varas com molinete apresentam passadores na parte de baixo.

A tradicional vara de pesca de bambu

Apesar de ser antiga, mesmo hoje é possível encontrar aquela vara de pesca de bambu eficiente. Já existem até alguns modelos disponíveis no mercado e desenvolvidos tanto para carretilhas quanto para molinetes. Ainda mais porque o bambu apresenta uma ação equilibrada.

Dessa forma, ela acaba sendo muito usada para pescarias que empregam as iscas de superfície. Afinal, essa ação ainda colabora para arremessos mais longos e precisos.

Por outro lado, fique atento ao balanço desse tipo de vara de pesca. Seja para trabalhar ou arremessar, ela demanda uma certa experiência na hora de recolher ou trocar iscas. Com isso, são mais indicadas para peixes como lambaris, robalos e tilápia. Isto porque eles permitem usar as iscas de forma mais lenta.

vara de pesca

Aprendendo e curtindo com uma vara de pesca barata

Se você quer começar a prática sem gastar muito, é possível curtir toda essa ação mesmo com uma vara de pesca barata. Além do mais, para quem está iniciando na pesca, não é necessário um equipamento tão bom e caro assim.

O importante é acertar o modelo para cada situação. Assim, para os iniciantes ou mesmo para economizar na beira do rio, lembre-se de que o material da sua vara de pesca pode variar bastante.

Sem contar que o local e tipo de pescaria também influenciam no modelo da varinha. Por exemplo, a pesca em pesqueiros requer um material, enquanto as praias podem pedir outro equipamento.

Na dúvida, aposte no básico, como as varas telescópicas, que não são apenas mais em conta em relação ao custo, já que ainda são retráteis para guardar e alongadas para os arremessos.

O que mais importa é achar um custo-benefício ideal para seu bolso. Conforme já citamos acima, sua vara de pesca pode ser até mesmo de materiais mais requintados, com fibra de carbono, fibra de vidro ou grafite. Depois, é só caprichar na isca e no arremesso.

Investindo na vara de pesca com molinete

Assim como falamos sobre a pesca para iniciantes, saiba também que usar uma vara de pesca com molinete é o mais adequado nessas situações. Até porque os modelos atuais são equipamentos que apresentam maior facilidade e praticidade nas primeiras pescarias.

Como vantagem, essa peça oferece uma forma mais prática e certeira de arremesso. Afinal, aqui os riscos de rompimento de linha e surgimento das linhas embaraçadas nos arremessos são bem menores.

Enfim, além de ótimo desempenho contra o vento e custo-benefício em comparação a uma carretilha, esse modelo de pescaria vai bem em qualquer local, como:

  • Água salgada;
  • Pesca costeira;
  • Água doce;
  • Represas;
  • Pesqueiros.

vara de pesca

Dicas para acertar na vara de pesca para carretilha

Se quer acertar no equipamento para garantir sucesso naquela pescaria tão esperada, pode ser útil aprender a comprar sua vara de pesca para carretilha. Afinal, muitas vezes você precisa esperar muito para estrear essa “máquina”, como o fim de semana, o feriadão ou até uma carta branca da família.

De qualquer forma, para evitar problemas e tudo correr na boa, saber manusear uma carretilha pode ser vital. O cuidado começa antes do arremesso, ou seja, começa na hora de você comprá-la.

Então, como você pode escolher sua carretilha para a pesca? Primeiro, esse é o modelo mais popular entre pescadores avançados e também entre os intermediários. Tudo devido à sua velocidade de recolhimento, ao alto nível de armazenamento da linha e até sua precisão nos arremessos.

Em linhas gerais, ela é famosa pelos pescadores que optam por iscas artificiais. Há uma necessidade de mais precisão em arremessos com essas iscas e também evita-se maiores atritos de linha.

Por outro lado, o ponto negativo do modelo é a temível bola de linha, ou “cabeleira”, que pode surgir entre cada arremesso. Ou seja, ela pode ocorrer se você tiver dificuldade em arremessos contra o vento, usar iscas muito leves e não tiver sincronismo. Assim, o importante é pensar também no tipo e tamanho de peixe que pretende fisgar.

Nossa dica é você optar pela vara de pesca de carretilha de perfil baixo, com pouca linha, ou as de perfil alto, com carretel bem mais extenso. Dessa forma, você já poderá aprender a praticar arremessos mais seguros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo