Piraputanga tem espaço na pesca esportiva e comercial

Inicio » Pecuária » Piraputanga tem espaço na pesca esportiva e comercial
22/04/2019 Por
Piraputanga tem espaço na pesca esportiva e comercial

Por conta da sua esportividade e carne saborosa, o piraputanga é apreciado tanto na pesca esportiva quanto na comercial

O piraputanga é um peixe extremamente apreciado na pesca esportiva. Isso porque é resistente e não se deixa abater com facilidade após ser fisgado. Além disso, o peixe é robusto, exigindo força e persistência do pescador, o que faz com que seja procurado em estabelecimentos de pesque-pague.

Além da pesca esportiva, o piraputanga também possui potencial para pesca comercial, por conta da sua carne de sabor leve, textura suave e que, comparada a outras carnes, é considerada bem saudável. Outra característica interessante é que, quando cozida, a carne fica avermelhada, causando a impressão de que foi utilizado molho de tomate em seu preparo. Descubra mais detalhes sobre o peixe e sua pesca ao longo do artigo.

Piraputanga

O que é piraputanga?

O piraputanga é um peixe de escamas com corpo comprido e alongado, lábios grossos e pequenos dentes que esmagam e trituram alimentos. Sendo considerado de beleza extrema, sua cor é amarela, possuindo nadadeiras em tons de laranja e cauda vermelha, além de uma mancha umeral, após sua cabeça, escura e redonda.

Além disso, o peixe piraputanga possui uma faixa preta que vai do pedúnculo caudal até os raios centrais de sua nadadeira. Em seu dorso, as escamas são claras na parte central e, nas extremidades, mais escuras. Quando a luz reflete na água, o contraste entre suas cores é o que mais atrai quem vê o peixe.

Pertencente ao grupo de peixes de água doce, ordem Characiformes, família Characidae e gênero Brycon, a denominação piraputanga se dá aos peixes de nome científico Brycon hilarii e Brycon microlepis. Ele pode atingir cerca de sessenta centímetros e pesar três quilos.

Distribuição geográfica, habitat e alimentação

Sendo, como dito, um peixe de água doce, ele é calmo e pode ser encontrado na América do Sul. O piraputanga é distribuído na Bacia do Prata (Brycon microlepis) e na Bacia do São Francisco (Brycon hilarii), mais comumente encontrado no baixo Paraná, no rio Paraguai e na região Centro-Oeste.

Além disso, o piraputanga é facilmente encontrado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. Visitantes do local encontram o peixe em passeios de flutuação nos rios de Bonito. Nesse estado, o peixe é popularmente conhecido como “pera”, além de ser muito apreciado na culinária.

O piraputanga vive em cardumes e habita:

  • beira de rios;
  • pequenas corredeiras;
  • embaixo de árvores frutíferas;
  • perto de plantas aquáticas e
  • poços.

O motivo para frequentemente viverem próximos a árvores frutíferas e plantas aquáticas é porque são onívoros essencialmente frugívoros. Possuem preferência para frutos, sementes e flores, entretanto, também atacam pequenos peixes, insetos, aracnídeos e crustáceos.

Piraputanga

Pescaria de piraputanga

A pescaria de piraputanga é bem comum por conta de sua esportividade bem como a qualidade da sua carne. Para a pesca, é interessante utilizar equipamento de seis a doze libras, sendo de ação leve ou leve média. Quanto aos anzóis, tenha preferência pelos pequenos, de número 2/0, além de chumbada leve. Isso porque o piraputanga costuma viver em meia água.

Caso utilize iscas naturais para pescar o piraputanga, prefira frutas da época ou peixes pequenos. Se for utilizar artificiais, utilize pequenos plugs de meia água e spinners.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo