Conheça a importância doo poderoso hipsômetro, chamado de vértex, na área de silvicultura
Um dos instrumentos mais utilizados para mensuração na área de silvicultura é o hipsômetro, aparelho cuja origem remonta ao início do século XIX. Um dos tipos de hipsômeros mais utilizados é o vertex.
O vertex é um aparelho bastante empregado na biometria florestal, notadamente em inventários florestais. Serve para avaliar amostragens de árvores, no ramo de biometria florestal. Pode ser útil no ramo da fruticultura.
O que é o vertex?
Vertex é, basicamente, um instrumento que permite medir a altura de árvores. Ele o faz sem a utilização de distâncias horizontais fixadas, bem como calcula distâncias corrigidas de forma direta. Os vertexes atuais proporcionam o manuseio de informações digitais.
Assim, a questão sobre o que é vertex remete a um tipo de altímetro. Altímetros são instrumentos que medem altitudes ou alturas.
Portanto, o significado de vertex é um hipsômetro que serve para mensurar alturas e altitudes, notadamente em áreas florestais. É um dos aparelhos mais utilizados na biometria florestal.
Outrossim, os hipsômetros mais modernos da atualidade têm tecnologia óptica e trabalham com laser para medir:
- Distâncias, com margem de erro de 10 cm ou menos;
- Ângulos inferior e superior;
- Alturas.
Vertex e dendrometria
O significado de vertex também tem a ver com dendrometria, visto que a altura das árvores é uma das principais mensurações dendrométricas.
A dendrometria, também chamada dasometria, silvimetria ou mensuração florestal, estuda:
- A totalidade de variáveis relacionadas a uma árvore;
- Os produtos e componentes que vêm da árvore;
- O desenvolvimento das árvores, através da verificação das mudanças das variáveis no tempo.
Tais variáveis remetem a alturas, volumes de fustes e diâmetros, por exemplo.
Assim, a mensuração da altura das árvores é um dos pilares da dendrometria, que é uma ciência florestal. Dados dendrométricos estimam recursos de florestas em relação a árvores ou ao povoamento.
Por sua vez, a dendrometria faz parte dos inventários florestais. Estes reúnem a análise de amostragens em florestas nativas e plantadas e medem qualidades e quantidades de recursos, além de verificar dados dos locais em que as árvores estão se desenvolvendo, como o solo.
Através de um inventário florestal, e especificamente da medida da altura de uma árvore, pode-se obter informações como volume e biomassa de madeira na área de forma exata.
Medição da altura de árvores
A medição da altura de uma árvore pode ser realizada por vários instrumentos. Existem até mesmo ferramentas fabricadas de maneira artesanal, mas também aparelhos eletrônicos modernos e mais precisos como o vertex.
O preço de um vertex é bastante elevado. Por exemplo, um vertex IV custa, em geral, mais de 5 mil reais. Existem vários modelos de vertex, como:
- vertex III: trabalha com um sistema de ultrassons, mirando através de um ponto em forma de cruz vermelha. Ideal para vegetação densa, mensura alturas até a distância de 30 metros e registra 6 medidas de altura de cada item;
- vertex Laser: mede a partir de laser com ultrasônica. Calcula altura, distância e ângulo. Sua medida se adapta ao terreno: para povoamento denso, a medição ultrasônica é ideal; em povoamento sem vegetação densa de arbustos, o laser é o recurso que oferece maior precisão;
- Hipsômetro vertex IV com bluetooth: o mais inovador, tem mais tecnologia para medir distância, declive e altura, disponibilizando bluetooth para enviar informações a aparelhos externos. Disponibiliza a mensuração ultrasônica, ideal para densas florestas ou árvores cobertas.
Portanto, vertex é um tipo de hipsômetro que é utilizado especialmente para a medição da altura de árvores e distâncias em florestas. É muito mais preciso que aparelhos artesanais, e há uma variedade de modelos com diferentes recursos e preços.