Vitamina A é lipossolúvel e ajuda a desenvolver uma boa visão

Inicio » Agronegócio » Vitamina A é lipossolúvel e ajuda a desenvolver uma boa visão
03/12/2020 Por
Vitamina A é lipossolúvel e ajuda a desenvolver uma boa visão

Um dos micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano, a vitamina A precisa ser ingerida através de alguns alimentos. Dessa forma, supre-se a necessidade de uma substância que não é produzida pelo próprio corpo. Ela também atua no crescimento e desenvolvimento do corpo.

A vitamina A está presente em diversos alimentos, tanto de origem vegetal, como animal. No entanto, o micronutriente é lipossolúvel, ou seja; só pode ser diluído em gordura. A vitamina é encontrada na forma de carotenoides ou retinoides.

Vitamina A

O que é vitamina A?

Vitamina A é um micronutriente lipossolúvel encontrado em alimentos de origem vegetal ou animal. Desse modo, é encontrada nos vegetais na forma de carotenoides, e nos alimentos de origem animal na forma de retinoides. Essa vitamina também é chamada de retinol.

Trata-se de uma vitamina que gera diversos efeitos benéficos no organismo humano, entre eles o bom funcionamento da visão e para a formação e desenvolvimento da pele e outros tecidos. Assim sendo, é possível compreender o que é vitamina A.

Existem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis e as hidrossolúveis. Conforme falado anteriormente, as lipossolúveis são vitaminas solúveis em gordura. Em contrapartida, as hidrossolúveis são diluíveis em água.

Entre as solúveis em água estão as vitaminas do complexo B e C. Já as diluíveis em gordura compreendem as vitaminas A, D, E e K. Assim sendo, é impossível que o intestino absorva uma determinada vitamina sem que essa esteja dissolvida.

Dessa forma, para que o corpo humano possa absorver a vitamina A é necessário que haja a presença de lipídios na digestão, além do suco pancreático e da bile. Caso contrário, o intestino não é capaz de absorver esse micronutriente.

Agora, vamos listar alguns alimentos ricos em vitamina A, a fim de compreender melhor o assunto:

  • Fígado de gado;
  • Queijo;
  • Ovo;
  • Batata-doce;
  • Manga;
  • Leite;
  • Mamão papaia.

Vitamina A

Benefícios da vitamina A

Esse micronutriente oferece uma série de benefícios, sendo a principal função da vitamina A proteger a córnea e saúde da visão. Desse modo, a um dos benefícios da vitamina A é agir protegendo a visão e garantindo que apessoa consiga enxergar mesmo com baixa iluminação.

Da mesma forma, esse micronutriente ajuda no desenvolvimento da pele e das mucosas, garantindo que a pele seja reparada conforme a necessidade do corpo. Igualmente, contribui para o crescimento, ajudando na divisão e proliferação das células.

Além disso, também contribui para a formação do hormônio GH, o chamado hormônio do crescimento. A vitamina A também ajuda na proteção contra infecções, visto que interfere diretamente na produção e conservação da pele e das mucosas.

Assim sendo, o micronutriente também contribui para a formação dos glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico. Ainda mais por ser um antioxidante, protege essas células e as torna mais fortes e resistentes a ataques de invasores.

Dessa forma, é possível afirmar que a vitamina A aumenta a imunidade e protege contra infecções. Pode evitar câncer por conta da sua ação antioxidante que barra a atuação dos radicais livres, causadores de tumores, doenças de pele, cataratas, arteriosclerose, entre outras doenças.

A cegueira noturna pode ser um dos primeiros sinais da deficiência de vitamina A. Além disso, outros sinais podem aparecer como a dermatite, redução do olfato/paladar e endurecimento das mucosas.

O mais correto a se fazer para um diagnóstico é a consulta médica. Desse modo, o exame de dosagem de retinol é capaz de demonstrar se há deficiência ou não. A dose recomendada de vitamina A pode variar conforme cada organismo, sexo e peso.

A média diária para homens é de 900 microgramas, e para mulheres é de 700 microgramas. O máximo que pode ser ingerido é 3.000 microgramas.

Vitamina A

A importância da vitamina A

Conforme já foi possível observar, a importância da vitamina A no organismo humano é enorme. Isso porque a deficiência desse micronutriente pode desencadear diversas infecções e até mesmo a cegueira completa.

É impossível que o organismo tenha uma vida saudável sem a presença necessária desse micronutriente. Da mesma forma, essa deficiência em crianças é capaz de comprometer todo o desenvolvimento e crescimento, inclusive podendo causar cegueira irreversível.

É possível também entender o que faz a vitamina A quando se percebe que a ausência ou deficiência no corpo pode gerar até mesmo infecções, com risco de levar à morte, já que o sistema imunológico fica debilitado sem esse micronutriente.

Também entendemos para que serve a vitamina A quando observamos que ela está ligada com a boa visão, com o desenvolvimento dos ossos, com a proteção e conservação da pele e das mucosas, com o bom funcionamento do sistema imunológico e proteção antioxidante.

Além disso, a vitamina A também garante o bom desenvolvimento dos dentes, conservação do esmalte dentário e também na conservação e saúde dos cabelos. Em suma, esse micronutriente é fundamental para a saúde geral do organismo humano.

Fontes de vitamina A

Conforme já citamos antes, existem inúmeros alimentos ricos em vitamina A. Entretanto, em caso de qualquer suspeita ou dúvidas quanto a necessidade, bem como deficiência desse micronutriente, deve-se procurar ajuda médica.

Assim como a deficiência, o excesso de vitamina A no organismo também pode oferecer riscos à saúde, causando inchaços nas células com fluidos. Dessa forma, podem ocorrer rupturas nos tecidos, causando queda de cabelo, lábios rachados, pele ressecada, entre outros problemas.

Para o caso de deficiência e com a devida orientação médica, é possível adquirir vitamina A em cápsulas, a fim de suplementar essa falta no organismo. Assim sendo, essas cápsulas podem ser encontradas facilmente em farmácias por um preço bem acessível.

Vale lembrar que é indicado a consulta e a orientação médica para a dosagem correta, no caso de haver necessidade. Geralmente, uma alimentação balanceada já é o suficiente para que o organismo tenha supridas as suas necessidades de vitamina A, sem que precise de cápsulas.

Desse modo, podemos então compreender a importância que a vitamina A possui no organismo e na saúde humana em geral. Esse micronutriente é responsável por diversos benefícios em nossa saúde, sempre lembrando que os excessos são tão prejudiciais quanto a falta, em qualquer caso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo