Leite de cabra é alimento saudável e rico em vitaminas

Inicio » Agronegócio » Leite de cabra é alimento saudável e rico em vitaminas
03/07/2020 Por
Leite de cabra é alimento saudável e rico em vitaminas

Leite de cabra é um dos alimentos mais saudáveis para o corpo humano

Com muito mais nutrientes do que o leite tradicional, o leite de cabra é um dos alimentos que, ultimamente, apresentam constante crescimento de popularidade. Com as novas descobertas sobre os seus benefícios, as pessoas estão consumindo esse tipo de leite com mais regularidade.

Houve um tempo em que o leite de cabra era motivo de desconfiança. Porém, hoje em dia é sabido que esse leite é dotado de vitaminas e componentes que podem melhorar a saúde e o bem-estar, além de trazer mais saciedade.

Leite de cabra

O que é leite de cabra?

Leite de cabra é um alimento retirado da cabra, com o próprio nome sugere, e que possui uma quantidade de vitamina muito superior ao leite de vaca. Por ser rico em vitaminas e sais minerais, ele é muito indicado para crianças, já que auxilia no fortalecimento e no crescimento.

Além disso, é um tipo de leite muito consumido por pessoas que possuem determinados problemas de saúde, como indisposição ou fraqueza, já que ele possui uma garantia muito boa de fornecer gorduras e vitaminas.

O leite de cabra, inclusive, pode ser consumido por pessoas que possuem anemia, já que ele possui muito ferro, cálcio e fósforo. Dessa forma, seja durante o tratamento ou após a recuperação, ele está liberado para pacientes com deficiência de determinados nutrientes.

Por isso, ele se torna uma opção mais saborosa, rica em fontes benéficas ao corpo e, mesmo que possua um preço mais salgado, vale a pena por conta de todas as vantagens que agrega para adultos e crianças, incluindo gestantes que estão liberadas para o consumo.

Benefícios do leite de cabra

Muitas pessoas se perguntam: leite de cabra é bom para quê? Entre os maiores benefícios do leite de cabra, se encontram:

  • Melhor funcionamento do intestino;
  • Menor fermentação;
  • Diminuição de úlceras, gastrites e azia;
  • Previne a osteoporose.

Logo, quando consumido corretamente, até mesmo o leite de cabra pasteurizado traz um grande suporte à saúde do corpo humano.

Por muitos anos, acreditou-se que esse leite era prejudicial e gordo demais para o organismo, trazendo malefícios em vez de benefícios. Mas a ciência já provou o contrário.

É possível encontrar o leite de cabra em pó, que também pode ajudar no combate de doenças, que é a principal vantagem quando se pensa para que serve o leite de cabra, e trazer maiores e melhores vitaminas ao corpo. Assim, o leite de cabra faz bem, principalmente se for o líquido.

Assim, ao saber que as propriedades do leite de cabra são muitas, é possível ter uma noção, também, do valor nutricional do leite de cabra. Afinal, é um leite que possui 69 calorias e os valores nutricionais são, em média:

  • 3,6 g de proteína;
  • 4,5 g de carboidrato;
  • 4,1 de gordura.

Além disso, não só para a saúde ele agrega benefícios. Para o agronegócio, ele também é muito benéfico.

Muitos criadores de animais leiteiros se viam obrigados a descartar esse tipo de leite. Isso porque, mesmo que houvesse consumo através do queijo de leite de cabra, não existia uma demanda tão grande do líquido puro.

Dessa forma, como as pessoas foram tomando maior conhecimento de suas propriedades benéficas, esse tipo de leite, bem como o queijo, tem sido muito pedido em diversos estabelecimentos.

Leite de cabra

Queijo de cabra

O queijo de cabra, inclusive, é um produto muito procurado em supermercados, beira de estrada, lojas de queijos, entre outros estabelecimentos. Não é tão difícil de ser encontrado, mas também não é tão fácil.

Assim, muitas pessoas têm procurado produzir o leite em casa para consumo próprio, já que a receita demanda um pouco de tempo, mas não é impossível de fazer. Acompanhe:

  • 1 litro de leite de cabra fresco;
  • Suco de dois limões espremidos;
  • 30 ml de vinagre de maçã;
  • 1/2 colher de sal;
  • Ervas secas para temperar.

Para o preparo, coloque o leite para esquentar em fogo médio. Em seguida, mexa-o para que ele esquente todas as partes e não somente o meio. É preciso que o leite chegue à temperatura de 90 °C e, para isso, será necessário usar um termômetro culinário.

Após conferir a temperatura, acrescente o vinagre e o suco de limão na panela, mexa tudo com uma colher até que os ingredientes fiquem todos bem misturados.

Em seguida, pegue um escorredor que seja grande o suficiente para que caiba toda a mistura dentro. Forre-o com o morim e cubra perfeitamente todas as laterais. Assim, comece a despejar todo o leite no pano (morim). É preciso ter muito cuidado nessa etapa para que o líquido quente não espirre.

Após esse procedimento, coloque a quantidade de sal que achar melhor. Pendure o pano por mais ou menos 1 hora na torneira da cozinha. Assim, o queijo acaba solidificando. Depois de 1 hora, remova o pano e acrescente as ervas como alecrim, tomilho, manjericão, etc.

Assim, basta colocá-lo na geladeira, embrulhado em um papel parafinado, e deixa-lo descansando até chegar o momento em que ele fique pastoso e fácil de espalhar. O tempo necessário de gelo dependerá muito da potência da geladeira.

Leite de cabra

Para aquisição

Saber onde comprar leite de cabra e o preço do leite de cabra são algumas das principais dúvidas dos consumidores. Supermercados grandes como Carrefour, BIG e Zaffari são os melhores locais onde encontrar pelos melhores preços.

Em relação à lactose

Mesmo que esse leite tenha incríveis benefícios para o corpo humano, seja adulto ou infantil, ele contém um índice muito alto de gordura e sempre é bom lembrar que o leite de cabra tem lactose. Portanto, é muito importante lembrar que intolerantes e pessoas com certas tendências à intolerância podem passar mal ao consumir esse leite.

As pessoas que possuem alergia ao leite de vaca também precisam evitar a todo custo esse tipo de leite. Até então, infelizmente ainda não existe nenhuma versão sem lactose, o que torna o produto realmente inviável para pessoas sensíveis. Dessa forma, é melhor consumir o leite de vaca sem lactose ou demais leites veganos livres de componentes que podem causar alergias.

Porém, para quem não possui nenhuma restrição, o leite de cabra é a melhor opção para garantir muita força e saúde ao corpo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo