Vitamina B1 (tiamina) é muito usada como suplemento alimentar

Inicio » Agronegócio » Vitamina B1 (tiamina) é muito usada como suplemento alimentar
03/12/2020 Por
Vitamina B1 (tiamina) é muito usada como suplemento alimentar

A vitamina B1 é fundamental para saúde dos músculos e do cérebro. Já é de conhecimento de todos que uma alimentação saudável é fundamental para o nosso organismo. Embora o nosso corpo precise de uma grande variedade de nutrientes, alguns se destacam pela sua importância, como é o caso da vitamina B1.

Essa vitamina tem um papel fundamental para a manutenção da saúde do nosso cérebro e do nossos músculos. Por isso, veja a seguir quais as melhores fontes de vitamina B1 e como ela age no corpo humano.

Vitamina B1

O que é vitamina B1?

Vitamina B1 é um nutriente que faz parte do complexo B. A principal função das vitaminas desse grupo é metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos, e estimular os nervos periféricos. Ademais, ela é uma coenzima importante para a produção de energia intracelular.

Também conhecida como Tiamina, a vitamina B1 não é produzida nem armazenada pelo organismo. Além disso, por ser hidrossolúvel, boa parte é perdida na preparação dos alimentos ou é destruída durante a ingestão. Por isso, é importante incluir alimentos ricos em vitamina B1 em nossa dieta.

Entre os tipos de vitaminas do complexo B, a Tiamina é um dos nutrientes que as pessoas mais apresentam deficiência. Embora ela esteja presente em grande parte dos alimentos de origem animal e vegetal, sua fragilidade a algumas condições que afetam a sua absorção são as maiores causas da deficiência de vitamina B1.

Qual a importância da Tiamina?

A função da vitamina B1 é gerar energia para todas as células do corpo. Para isso, ela trabalha na formação da principal fonte de energia das células, o Trifosfato de Adenosina (ATP). Além disso, a Tiamina ajuda a converter os carboidratos em glicose que, por sua vez, é usada para o funcionamento do corpo. Ademais, a vitamina B1 colabora para o metabolismo de proteínas e gorduras.

Em contrapartida, a Tiamina é extremamente importante para o sistema nervoso. No cérebro, ela ajuda na síntese da bainha de mielina (tecido adiposo que protege as células nervosas) e na produção de acetilcolina; um hormônio indispensável para comunicação entre o cérebro e os músculos.

Então, para que serve a vitamina B1 no nosso dia a dia?

Quando presente em quantidades adequadas no organismo, a Tiamina dá maior disposição e energia, melhora a capacidade muscular, e garante um cérebro mais saudável.

Por outro lado, a deficiência de vitamina B1 pode comprometer os nervos periféricos, resultando em perda de sensibilidade e da força muscular. Em casos graves, a falta de Tiamina pode levar a doença Beribéri e a encefalopatia de Wernicke-Korsakoff.

Os principais sinais da falta de Tiamina no organismo são: perda de apetite, fraqueza muscular dos membros inferiores, falha de memória, depressão, obstipação e sinais cardíacos e neurológicos.

Entretanto, alimentar-se de forma saudável geralmente já é o suficiente para ingerir a quantidade suficiente de vitamina B1. Atualmente, a recomendação diária de Tiamina é de 1,1mg para mulheres, e 1,2mg para homens.

No caso das mulheres grávidas ou no período de amamentação, a recomendação diária é de 1,4mg. Já as crianças, dependendo da idade, precisam consumir entre 0,5mg e 0,9mg diariamente. Por fim, os bebês devem ingerir aproximadamente 0,3mg dessa vitamina por dia, o que geralmente é fornecido pelo leite materno.

Vitamina B1

Quais os benefícios da vitamina B1?

Os principais benefícios da vitamina B1 estão diretamente ligados ao sistema nervoso. Nesse sentido, ela melhora a capacidade de concentração e raciocínio, além de ajudar a fortalecer a memória. Alguns estudos apontam que a Tiamina pode prevenir o desenvolvimento da Doença de Alzheimer, já que ele ajuda a evitar a morte das células nervosas.

Por outro lado, a vitamina B1 ajuda a regular as funções do coração, pois estimula a produção de acetilcolina. Esse hormônio também é responsável pela comunicação do cérebro e os músculos corporais e melhorar a sua oxigenação. Assim, a Tiamina ajuda de forma indireta no ganho de massa muscular e a ter um melhor aproveitamento nas atividades físicas.

Semelhantemente, essa vitamina do completo B estimula a liberação de ácido clorídrico no estomago. Dessa forma, ela ajuda o organismo a digerir melhor os alimentos e absorver melhor os seus nutrientes; resultando em mais disposição, redução da fome e acúmulo de gordura.

Por fim, a Tiamina também colabora para manutenção da saúde do fígado, dos olhos, da pele e dos cabelos. Sua ação antioxidante protege o organismo da ação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento e a degeneração precoce dos órgãos.

Contudo, embora seja raro, o excesso de vitamina B1 pode causar herpes, tremores, ansiedade, alergias, aceleração dos batimentos cardíacos e alterações na produção de insulina.

Todavia, alguns medicamentos e alimentos podem afetar a absorção de vitamina B1 pelo organismo. Por exemplo, remédios que causam náusea, perda de apetite, ou que tem efeito laxante e diurético tem a reduzir os níveis de Tiamina. Ademais, alimentos como chá, café, peixe cru, noz de bétele e alguns cereais integrais podem ter o mesmo efeito.

Vitamina B1

Alimentos ricos em vitamina B1

De forma geral, os alimentos ricos em vitamina B1 são os de origem animal, especialmente a carne de porco. De fato, 100g dessa carne já é capaz de fornecer a recomendação diária de Tiamina para adultos. Além disso, as carnes de peixe, de aves de bovinos também são excelentes fontes desse nutriente.

Por outro lado, também é possível encontrar alimentos ricos em vitamina B1 de origem vegetal. Atualmente, a melhor fonte dessa vitamina é o levedo de cerveja. Ademais, algumas leguminosas como lentilha, grão de bico e feijão, cereais integrais, vegetais de cor verde escura e sementes oleaginosas, como a linhaça e a de girassol, são excelentes fontes de Tiamina. De fato, ingerir uma porção de sementes e outra de leguminosas já fornece metade da recomendação de diária.

Entretanto, a melhor forma de aproveitar a Tiamina de origem vegetal é consumindo alimentos in natura. Caso seja necessário o cozimento, o aconselhado é aproveitar a água para o preparo de outros alimentos.

Decerto, a vitamina B1 é essencial para a nossa saúde. Então, não se esqueça de incluir os alimentos ricos nesse nutriente em sua alimentação!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo