Cerveja IPA (India Pale Ale) é bastante amarga e tem alto teor alcoólico

Inicio » Agronegócio » Cerveja IPA (India Pale Ale) é bastante amarga e tem alto teor alcoólico
07/10/2020 Por
Cerveja IPA (India Pale Ale) é bastante amarga e tem alto teor alcoólico

Na última década, a cerveja IPA despontou como uma das mais consumidas no mundo. Nos dias de hoje, o estilo de cerveja IPA apresenta tantos aficionados quanto variações. Entretanto, boa parte de seus consumidores desconhece suas origens, história e como ela é produzida. Até porque essa variedade já caiu no gosto de quem ama uma “brejinha” de qualidade e um delicioso petisco como o salame.

Por outro lado, o mercado garante sua expansão pela procura por empresários para dominar a arte das bebidas artesanais. Assim, visando esclarecer dúvidas sobre a cerveja IPA, este artigo ainda vai abordar suas características e até mesmo sua forma de produção, que a deixou entre as mais populares do mundo.

Cerveja IPA

O que é cerveja IPA?

Cerveja IPA é uma variação artesanal da bebida, que apresenta tons aromáticos e sabor amargo. Apesar disso, ela encanta cada vez mais paladares e anda conquistando um espaço que antes era dominado apenas cervejas industriais.

Sem contar que ela tem cores e tons que vão do cobre ao dourado e ainda apresentam teor alcoólico que pode variar entre cinco e sete por cento. Aliás, seu sucesso atual é tão marcante que especialistas garantem que ela é o tipo artesanal mais consumido no mundo.

Em números, esse fato é comprovado pela produção do estilo, já que no ano de 2016, sua presença chegou a quase um terço do mercado artesanal apenas nos Estados Unidos. Vale lembrar que essa fatia tem respaldo em um mercado que é o maior produtor de cervejas mundial, com mais de vinte e dois bilhões de litros anuais.

Além do mais, seu amargor ainda foi confirmado pelos quase oitocentos milhões de litros produzidos apenas nesse ano. Pode parecer pouco, mas um volume assim representa a produção anual de países como Letônia, Marrocos e Porto Rico.

Enfim, ao analisar o que é cerveja IPA, saiba que suas vendas colocam o Brasil como terceiro lugar num ranking de produtores globais de cervejas. Até porque foram mais de treze bilhões de litros produzidos no mesmo período avaliado de produção artesanal.

A origem da cerveja IPA

Falar da origem da cerveja IPA é falar de uma história bem antiga. Ou seja, sua história tem início ainda no século XVIII, época em que ingleses começaram a colonização da Índia. Assim, ela fora introduzida na região para que oficiais do exército enfrentassem tanto a falta de água potável quanto o calor quase insuportável.

Dessa forma, com o suprimento de cerveja IPA, os colonizadores ingleses passaram a se refrescar, embora elas costumassem estragar durante a travessia. Contudo, para resistir a meses de trajeto, a tradicional Pale Ale passou a apresentar uma dose extra de conservante natural: o lúpulo.

A partir de então, o resto é história. Até porque essa adição de ingrediente resultou na classificação da India Pale Ale, ou cerveja IPA. Sem contar que ela ainda apresentava maior amargor, alto teor alcoólico e um aroma de lúpulo fresco e bem definido.

Cerveja IPA

As características da cerveja IPA

Entre as grandes características da cerveja IPA, você já notou que ela tem a presença de um amargor bem marcante, mas bem equilibrado. Contudo, seu sabor ainda pode puxar para aromas e sabores de caramelo, mesmo que eles sejam mais discretos nas versões americanas.

De qualquer forma, mais que amargor, a presença do lúpulo tem a função de trazer uma fusão de aromas, mesmo que a presença cítrica remeta a sabores como o das seguintes frutas:

  • Laranja;
  • Manga;
  • Maracujá.

Ainda assim, é possível que você encontre tons resinosos e florais, pois isso ainda pode depender da quantidade e forma que o cervejeiro queira conquistar na receita. Enfim, são muitas as espécies de lúpulo e suas combinações para criar propriedades únicas ao fazer uma cerveja IPA.

Como fazer cerveja IPA?

Em linhas gerais, vamos abordar a seguir como fazer cerveja IPA em um processo de produção simples. Afinal, a cerveja pode ser artesanal e especial, mas com atenção e acompanhamento de um mestre cervejeiro, você precisa seguir três etapas básicas.

Primeiro, temos a mostura, onde é obtido o produto “mosto”. Esse processo consiste na mistura de água quente e o malte moído.

A seguir, são os açúcares desse malte que vão se misturar à água. Em outras palavras, o malte é o produto resultante da presença da cevada.

Já na etapa de fervura, todo o mosto é levado para uma caldeira de fervura. Nesta fase, ele recebe o lúpulo, embora ele também possa ser acrescentado em momentos distintos pelo mestre cervejeiro para criar um novo aroma e amargor da cerveja IPA.

Ainda assim, temos a fase de fermentação, onde é adicionado fermento ao mosto. Nesta etapa, uma cerveja IPA passa por um processo de alta fermentação. Ao final da etapa, é hora da carbonatação, para formação da espuma e envase da bebida.

De qualquer forma, saiba que o aroma da IPA está ligado essencialmente a essa alta fermentação.

Cerveja IPA

Cerveja IPA artesanal

Para você que quer provar essa delícia, saiba que a cerveja IPA já desponta como o principal estilo de cerveja artesanal no Brasil. Aliás, vale ressaltar que nosso país está acostumado a bebidas mais doces, embora o amargor e aroma comprovem seu crescimento entre os apreciadores brasileiros.

Em outras palavras, a IPA perde apenas em vendas para as cervejas industriais mais vendidas. Nesse caso, a liderança é da variedade lager.

De qualquer forma, você pode confiar que uma cerveja IPA é a mais consumida entre as cervejas artesanais do Brasil e até do mundo. Para isso, ainda temos uma simples conta sobre o crescimento e domínio da variedade artesanal IPA globalmente. Ou seja, elas representam mais de setecentos milhões de litros apenas do tipo de cerveja IPA, ou cerca de um terço de todas as cervejas produzidas no Brasil.

Isso tudo ainda é comprovado pela associação das microcervejarias dos Estados Unidos. Enfim, para efeito de comparação, isso é o mesmo volume total da produção de cervejas em demais países tradicionais na produção de bebidas alcoólicas. Assim, vale a pena ficar de olho no que o mercado da cerveja IPA promete.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo